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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A LITERATURA INFANTOJUVENIL NA EDUCAÇÃO BÁSICA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
22/05/2023
Previsão de Fim:
31/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
230
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Reunião
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
E-mail
Redes sociais
Entrega presencial de convites
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Marcia Maria Fonteles Vasconcelos
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ailla dos Santos Alves IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Andriene Muniz Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Anna Luiza de Oliveira Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Antonio Virgílio Freitas dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Brenda Érika Vasconcelos de Paulo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Daniel Lima da Silva Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Emilly Clara Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Felipe Carvalho Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Francisco Júnior Oliveira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Glenda Cândida Silveira Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Iasmyn Ribeiro Rocha IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Janine Maria das Graças Santos de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
João Marcello Brandão Medeiros IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
José Jefferson Santos da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Kemyle Martins de Sousa Lavor IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Lais Ramos Peixoto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Luanny Clara Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Lucia Cibely Sales Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Marcia Maria Fonteles Vasconcelos IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/05/2023 31/08/2023
Maria Clara Abreu da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Maria de Fátima Gomes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Maria Gabriele Lopes de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Maria Juliana dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Maria Mylena Pereira Felisberto IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Maria Vitória Alves Leandro IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Naara Kelly Lavor do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Rayenna Hellen do Nascimento Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Regislane Nascimento Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Renara Leticia Dias Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Rita Dafine Alves de Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Yasmin de Araújo Pacheco IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 22/05/2023 31/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A literatura tem acompanhado o homem há muito tempo, seja por meio das tradições de contação oral de histórias que passam de geração em geração, em algumas comunidades, seja pelas diversas manifestações artísticas, perceptíveis pelos movimentos literários e produções criativas. Dentro desse universo, destaca-se, nesta proposta, a literatura infantojuvenil, tendo em vista o contato primário que é estabelecido com as crianças por meio dos clássicos contos de fadas e da associação destes ao desenvolvimento imaginativo da criança nesta fase. Apesar de ser vinculado, majoritariamente, a crianças e a pré-adolescentes, é importante enfatizar que essa literatura não se restringe a esse grupo, assim como, nos últimos tempos, é notável que tem sido abordada quase que substancialmente na educação infantil, o que limita o impacto formativo, a longo prazo, que a ação literária pode proporcionar na vida estudantil. De modo a ampliar as percepções acerca dessa literatura, as atividades a serem propostas também serão formuladas para a compreensão de como o trabalho vem sendo desenvolvido junto às escolas de educação básica do município, assim como os discentes analisam a referida literatura.
Justificativa
A modernidade tem, cada vez mais, ganhado espaço na sociedade. Embora traga consigo muitos benefícios, o imediatismo a ela inerente tem tomado o espaço de outras práticas valorosas na ambientação escolar. O gosto pela leitura tem sido substituído por vídeos de curta duração, os livros físicos ou mesmo em arquivos em PDF são propostos, também, em versões de audiolivros, o que favorece a redução de tempo investido, mas limita o desenvolvimento cognitivo, assim como as habilidades de interpretação e posicionamento crítico dos alunos. Mediante esse contexto e a dificuldade dos alunos de nível médio em realizarem práticas de leitura, atividades de caráter interpretativo, levantou-se o questionamento de como a literatura tem sido trabalhada nos anos do ensino fundamental. Por entender que a literatura infantojuvenil é a mais viável para boa parte do trabalho que se oferta acerca de leitura no ensino fundamental, a presente proposta busca compreender como o trabalho desenvolvido pode favorecer o desenvolvimento de práticas que fortaleçam o contato do discente com o universo literário. Dessa forma, pode-se compreender as motivações existentes para esse contato ou ainda fomentar reflexões e ideias para que isso seja possível.
Público Alvo
Alunos e professores da rede pública e particular do município de Acaraú (Educação Básica).
Objetivo Geral
Oportunizar reflexões de caráter pedagógico a professores e alunos por meio da socialização de práticas de leitura e/ou escrita na ambientação da literatura infantojuvenil.
Objetivo Específico
Reconhecer as práticas metodológicas como meios para o incentivo à leitura; Proporcionar experiências diversas para o contato com a literatura infantojuvenil; Compartilhar saberes e práticas que inspirem o aprimoramento dos trabalhos com a literatura; Incentivar o contato com a literatura infantojuvenil como instrumento facilitador de formação de leitores.
Metodologia
A necessidade do projeto surgiu durante uma aula de leitura com a turma, a partir da qual foi proposta uma organização de execução junto à comunidade. Ao longo do projeto, pois, serão realizadas reuniões sistemáticas a fim de aprimorar as ideias já levantadas com os alunos para o alcance dos objetivos, assim como serão divididas as atribuições cabíveis ao corpo discente. De modo a favorecer o repertório aos alunos, consoante a relevância da temática, os efeitos e as vantagens como um todo, serão ofertadas aulas cujos aportes teóricos na área da literatura infantojuvenil favoreçam a replicabilidade junto à comunidade, assim como o desenvolvimento das demais ações. Paralelo a esses estudos, os alunos farão uma pesquisa nas escolas do município, considerando as etapas da educação básica, ouvindo tanto alunos quanto professores acerca do trabalho que vem sendo desenvolvido no tocante à temática proposta. Posterior a isso e com base nos resultados obtidos, serão organizados dois eventos para a partilha de saberes e experiências, de forma a contemplar o público interno e uma representação do externo, em virtude do quantitativo de escolas do município. Na ocasião, o momento poderá ser organizado com a participação de palestrante para tratar sobre o assunto, assim como mesa-redonda direcionada pelos próprios alunos integrantes do projeto. Em sala, os alunos contarão ainda com aulas voltadas para a compreensão dos contos de fadas, estratégias de escrita, encaminhamento de leituras e círculo de diálogos. As reuniões com os discentes também servirão de socialização das percepções quanto ao andamento da ação; análise e avaliação das atividades executadas e sugestões para aprimoramentos, acompanhadas pela professora coordenadora do projeto.