Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Encontro do Estágio Supervisionado das Licenciaturas: sujeitos e espaços
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
12/06/2023
Previsão de Fim:
13/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
1
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Viçosa do Ceará
Ubajara
Tianguá
São Benedito
Ipu
Guaraciaba do Norte
Frecheirinha
Carnaubal
Formas de Avaliação:
Debate
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Palestra
Nome do Responsável:
Daniel Aguiar e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alice Nayara dos Santos IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/06/2023 13/06/2023
Amanda da Silva Madeira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Ana Carolina Portela Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Ana Victoria Oliveira Tomaz IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Anna Karolina Alves do Nascimento IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/06/2023 13/06/2023
Arthur de Brito Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Daniel Aguiar e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 12/06/2023 13/06/2023
Edinaldo Ribeiro Neres IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Eduarda Maria Araujo dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Filipe Guilber da Silva Rego IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Francilene Fontinele de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Gabriela Sá Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Gabriele Gomes Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Gilson de Sousa Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/06/2023 13/06/2023
Josy Lucia Goncalves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 07/06/2023 13/06/2023
Luan de Abreu Alcantara IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Maria Clara Ribeiro Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Maria Felipe Barros IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 07/06/2023 13/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Conforme nos afirma Gatti (2019) o trabalho dos professores necessita ser aprendido, não pode ser mais compreendido como uma ação espontânea, pois torna-se “ campo de ação com base em fundamentos filosófico-sociais, histórico psicológicos e fundamentos de práticas específicas que demandam domínio de conhecimentos integrados a conhecimentos científicos e humanistas para a ação educacional voltada às novas gerações, em que linguagens, tecnologias e estruturas interpretativas constituem seu cerne.” (GATTI, 2019, p.19). Ainda persiste como uma dos maiores desafios para as licenciaturas esta preparação do futuro docente comprometida com a necessidade de transformação social que tanto almejamos, devendo ser, nesse sentido, crítica e reflexiva, para a promoção de uma educação inclusiva em todos os sentidos. O estágio supervisionado torna-se, neste contexto de formação inicial, um momento de extrema e substancial importância tornando-se “o ponto de referência e convergência do currículo dos cursos de licenciatura” (ALVES e MARTINS, 2020,p. 191), onde o licenciando terá seu primeiro contato com a sala de aula, seja na observação, seja na regência. Portanto, é indiscutível a urgência de um espaço dentro das licenciaturas para abordar o estágio, seus espaços e seus sujeitos.
Justificativa
A formação docente está desafiada pelos tempos atuais a atender demandas cada vez mais complexas de uma sociedade que se transforma continuamente em diversos setores. Portanto, torna-se essencial pensá-la como aquela que “crie, recrie, transforme e encontre caminhos para corresponder às necessidades e desafios postos à docência na contemporaneidade". Entre eles, assegurar a todos o direito a uma educação pública e com qualidade técnico-científica e pedagógica.” (ALVES e MARTINS, 2020, p 193). O estágio é um processo que contribuirá para a formação de um docente que se preocupa e busca avançar perante os desafios que lhe são postos. Sabemos que são múltiplas as realidades que encontramos ao abrir o portão de uma instituição escolar e dialogar com estas realidades é papel da formação inicial. Como uma das ações do Projeto de Extensão: “Caminhos da Docência do IFCE/ Campus Tianguá”, o evento se insere neste contexto urgente e necessário de conhecer os sujeitos e os espaços que fazem o estágio acontecer, tornando-se um espaço onde o discente aprende de forma crítica e reflexiva sobre a docência, corroborando com a premissa de “que o estágio é sempre uma relação (teoria e prática) da universidade e Educação Básica e vice-versa.” (ALVES e MARTINS, 2020, p. 197).
Público Alvo
Professores supervisores de estágio, direção e coordenação das escolas da região, profissionais da educação básica e demais interessados no tema.
Objetivo Geral
Dialogar sobre o estágio supervisionado nas licenciaturas destacando os sujeitos e espaços que o constituem enquanto prática essencial e transformadora para a formação inicial na docência.
Objetivo Específico
Ampliar a discussão de temáticas voltadas para a formação inicial e continuada dos docentes. Discutir o papel dos professores supervisores de estágio; Fortalecer a parceria com as escolas-campo que recebem os estagiários do IFCE/Campus Tianguá; Conhecer a concepção e as vivências de estágio do ponto de vista discente;
Metodologia
- As inscrições serão feitas na plataforma de eventos a qual tem parceria com a Fundação do IFCE (FAIFCE) (4.events.com), com ampla divulgação nas redes oficiais do Campus (Facebook, Instagram) e no site; - Nessa plataforma de eventos também será gerenciado o credenciamento e a certificação dos participantes; - Haverá o cadastro do evento na plataforma Sigproext, e, após, serão feitos os convites aos palestrantes, assim como ampla divulgação do encontro; - O evento contará com mesas-redondas e palestras.