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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Projeto Princípios Básicos da Cena - CPBC
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
23/05/2023
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Caridade
Itatira
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Folder
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Edneia Goncalves Quinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Isabelle de Lima Souza IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/05/2023 31/12/2023
Francisca Kesia Pereira Braga IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/05/2023 31/12/2023
Francisca Suyane Bezerra Martins IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/05/2023 31/12/2023
Francisco Fabio Araujo Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/05/2023 31/12/2023
Gisele Gomes Marreiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/05/2023 31/12/2023
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 23/05/2023 31/12/2023
Tancrêdo Derley Pinto Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 23/05/2023 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 10800.0
Vínculos:
Ação Tipo
II Campeonato de Integrais Evento
Apresentação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)- Campus Canindé, fundamentado no paradigma de articulação e de inovação da formação humana e cultural, empenha-se em propiciar ações de melhorias dos indicadores do desempenho escolar e cultural dos discentes do Ensino Médio e Superior e de seus servidores técnicos, bem como de jovens estudantes do Ensino Médio da rede pública de Canindé. Para isso, propõe-se a fomentar através do Projeto de Iniciação teatral Princípios da Cena, uma ação formativa e de imersão em processos de criação teatral alinhada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)-Agenda ONU 2030, Programa ao qual o Campus Canindé aderiu.
Justificativa
Assim é que o IFCE-Campus Canindé atento aos seus valores (pautados na responsabilidade social, transparência, ética e excelência em suas ações, fazendo cumprir os preceitos básicos de cidadania e humanismo, de liberdade de expressão, solidariedade e inovação, na perspectiva da sustentabilidade ambiental e cultural), toma como referência para o desenvolvimento do Projeto Princípios Básicos da Cena – CPBC do IFCE-campus Canindé, ao modo de uma ação formativa de natureza artística-educativa, o Curso Princípios Básicos de Teatro- CPBT- do Theatro José de Alencar-TJA, enfatizando sua função formativa, política, social e cultural. Com isso, visa oportunizar aos jovens discentes, comunidade externa interessada e servidores do IFCE Campus Canindé e demais jovens estudantes de escolas públicas locais, a oportunidade de ampliação de repertórios criativos e profissionais, por meio de uma formação inicial em Teatro, como via de produção de conhecimento, trocando entre si, modos de criação e de expressão artísticas, críticas e solidárias, levando em conta suas práticas culturais locais e o contexto vivido. Para tanto, este projeto buscará orientar as suas ações pelo alinhamento com o Programa de disseminação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs)- Agenda 2030, da ONU, ao qual o IFCE Campus Canindé aderiu, desenvolvendo várias ações nesse sentido. Dentre estes, tomamos como referência para a presente proposta de parceria, 06 ODSs, a saber, dentre os 17 existentes: 1.Erradicação da pobreza; 3.Saúde e Bem-estar; 4.Educação de qualidade; 8.Trabalho decente e crescimento econômico; e 10. Redução das desigualdades, que poderão ser plenamente desenvolvidos por meio da experiência formativa em Teatro, no Campus Canindé. Outra justificativa ocorre em função do estímulo direto à inclusão social, ao acesso de jovens pertencentes às famílias de baixa renda aos direitos culturais, a ambientes criativos e acolhedores de estímulo ao protagonismo juvenil, possibilitando-lhes exercícios de formação sócio-cultural, expressão artístico-educativa e troca de conhecimentos sensíveis e críticos. Em termos institucionais, a oportunidade de criar futuramente, a parceria com o Theatro José de Alencar, em Fortaleza, por meio da investigação do modus operandi do Curso Princípios Básicos de Teatro CPBT. Ao longo dos seus 27 anos de existência, esse curso anual, vem oportunizando a experiência teatral para jovens alunos pertencentes às escolas públicas estaduais de Fortaleza, por meio de uma metodologia de ensino de teatro própria, criada pelos Professores Joca Andrade (Mestre em Artes formado pelo PPGARTES- IFCE) e por Paulo Ess, Professor da Licenciatura em Teatro do IFCE-Campus Fortaleza). Além disso, essa é mais uma oportunidade de fortalecimento da parceria entre a Coordenadoria de Extensão do Campus Canindé -COEXT-CAN e a comunidade externa, reafirmando sua missão de estender o conhecimento acadêmico para além dos muros do IFCE-Campus Canindé, recebendo influências sociais e culturais locais, dando vasão à práxis do conhecimento acadêmico, com base em uma relação dialógica entre saber científico e saber popular. Desse modo, essa iniciativa possibilitará uma série de ações que fortalecerão a formação estética e o pleno exercício dos jovens moradores locais, impactando essa experiência diretamente em suas formações profissionais e seus modos de vida. Todas as atividades organizadas contarão com o protagonismo, modos de ser, fazer-pensar, criar e expressar-se dos jovens participantes, desde o planejamento, passando pela execução e avaliação de todas as atividades realizadas.
Público Alvo
Alunos do Ensino Médio das Escolas Públicas de Canindé (entre 16 e 18 anos), professores (as) de escolas públicas municipais e estaduais, moradores (as) das comunidades de Canindé. Para atingir o público-alvo almejado. O Projeto conta com o setor de divulgação do Campus - IFCE, além da proponente divulgar no CREDE- 7 de Canindé, e nas escolas mencionadas
Objetivo Geral
Atender à necessidade premente de atividades de iniciação, formação, pesquisa e montagem de trabalho cênicos em teatro, para fins de formação artístico-educativa de discentes e servidores desta instiuição educativa e de alunos do ensino médio de escolas públicas estaduais do município de Canindé, na perspectiva de 05 dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis -Agenda ONU-2030, a saber: (1.Erradicação da pobreza; 3. Saúde e Bem-estar; 4.Educação de qualidade 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 10. Redução das desigualdade, junto aos alunos, servidores do IFCE-Campus e comunidade externa, fundamentado no paradigma de ampliação do acesso à formação humana e cultural de qualidade para jovens discentes e servidores do IFCE-Campus Canindé e alunos do ensino médio das escolas públicas estaduais deste município.
Objetivo Específico
a) realizar curso de iniciação teatral para alunos regularmente matriculados em Cursos do IFCE-Campus Canindé, docentes, servidores do campus IFCE- Canindé e alunos de escolas públicas estaduais de Canindé, com base na metodologia criada e desenvolvida pelo CPBT-TJA, baseada em 04 (quatro) módulos curriculares (Arte e cidadania; Introdução à história do teatro; Introdução à arte de representar; Pesquisa e montagem de Trabalho Cênico; b) Promover intercâmbios culturais e de formação e práticas teatrais com professores e alunos formados pelo CPBT – TJA; c) -Propiciar aos participantes do CPBC-Campus Canindé, intercâmbios em cursos, treinamentos, palestras, seminários, workshops e demais atividades acadêmicas e teatrais desenvolvidas no TJA-Fortaleza pelos docentes e alunos formados pelo CPBT-TJA; d) Estruturar o Grupo de Teatro do Campus Canindé, com participantes desta formação; e) Incentivar a participação dos integrantes do CPBC – Campus Canindé em eventos culturais, acadêmicos e artísticos promovidos pela extensão do Canindé, com certificação, enfocando o fazer-pensar artístico e teatral no IFCE, com o intuito de compartilhar conhecimentos de forma colaborativa; f) oportunizar a participação em ações de qualificação sócio-profissional e artística de alunos, servidores/as , docentes do IFCE-campus Canindé e comunidade externa.
Metodologia
-Planejamento: - Inscrição dos candidatos bolsistas, SOMENTE estudantes do IFCE-Campus Canindé, regularmente matriculados, por meio do preenchimento de formulário de inscrição, com os anexos dos seguintes documentos: Copia do comprovante de matrícula; Cópia do CPF; Carta Compromisso de participação do planejamento do Curso e de suas atividades; Cópia de cartão do banco ou comprovação dos dados bancários - (Qualquer banco- SOMENTE para alunos bolsistas). Os alunos bolsistas receberão o recurso de R$ 400,00, somente até o período de junho de 2023, advindo de RAP de Emenda Parlamentar, conforme processo SEI de nº: 23263.0010/2023-12. Depois disso, o Projeto CPBC segue sem bolsas ou qualquer outro tipo de remuneração para os participantes, até a sua conclusão, em dezembro de 2023. - Realização de inscrições de participantes NÃO BOLSISTAS (servidores e docentes do IFCE – Campus Canindé e comunidade externa (estudantes e professores (as) do ensino médio de escolas públicas de Canindé, Professores(as) de Ed. Infantil e moradores das comunidades deste município (PARA ESSE SEGMENTO NÃO HAVERÁ NENHUM TIPO DE REMUNERAÇÃO), por meio de ficha cadastral, com os anexos dos seguintes documentos: Copia do comprovante de residência e RG; Carta Compromisso em que se compromete a assistir as aulas e realizar as atividades, que será utilizada como critério para a classificação; -Execução: serão realizados estudos e experimentações teatrais (estudos, pesquisas, treinamentos corporais e vocais, ensaios e montagem de trabalhos cênicos) de acordo com os 04 Módulos adaptados da Metodologia de ensino de Teatro do CPBT-TJA, a saber: 1º Módulo – Arte e cidadania; –2º Módulo: Introdução à história do teatro; 3º Módulo-Introdução à arte de representar; 4º Módulo – Pesquisa e montagem de espetáculo. -Monitoramento, Acompanhamento e Avaliação: será processual e realizado ao final, no qual poderemos analisar o desenvolvimento das ações e o alcance dos objetivos, a atuação no processo de criação, acompanhamento, apresentações da montagem teatral, Participarão deste momento, a Coordenação do Projeto e os alunos envolvidos nas atividades. -Após cada uma das atividades ocorrerá um encontro de avaliação e planejamento com a presença das Coordenação e dos alunos do CPBC/ IFCE-Campus Canindé, respectivamente. Diante disso, o plano de trabalho poderá sofrer ajustes, a partir dos monitoramentos realizados, ajustando-o a partir de novas realidades.