Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
II Debate Competitivo IFCE Baturité - "A Reforma do Ensino Médio: avanço ou retrocesso?
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
25/05/2023
Previsão de Fim:
26/05/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acarape
Aracoiaba
Aratuba
Baturité
Guaramiranga
Mulungu
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Nome do Responsável:
Vladia da Silva Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Carlos Henrique Moura Barbosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/05/2023 26/05/2023
Cristiane Gonzaga Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 6 09/05/2023 26/05/2023
EMY VIRGÍNIA OLIVEIRA DA COSTA IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/05/2023 26/05/2023
Francisco Mateus Lima Barbosa UNIFOR Integrante Sem vínculo Não 6 09/05/2023 26/05/2023
Israel Rodrigues Bezerra Liceu de Baturité Domingos Savio Integrante Sem vínculo Não 6 09/05/2023 26/05/2023
Marcelo Lima dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 6 09/05/2023 26/05/2023
Maria Djany de Carvalho Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 09/05/2023 26/05/2023
MARIA RAYANE DE CASTRO DOS SANTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) Integrante Sem vínculo Não 6 09/05/2023 26/05/2023
Renata Eusebio dos Santos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 6 09/05/2023 26/05/2023
Vladia da Silva Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 25/05/2023 26/05/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O II Debate Competitivo IFCE Baturité - "A Reforma do Ensino Médio: avanço ou retrocesso é uma atividade vinculada ao projeto de extensão Simulações da ONU. Essa é a segunda ação a ser desenvolvida por este projeto de extensão, estando também vinculada ao Programa Observatório Participação e Avaliação em Contextos de Crises Humanitárias na América Latina (OPACHAL). O segundo ciclo de debates competitivos ocorrerá na I Jornada do Conhecimento do IFCE Baturité – Ciência e Integridade: Toda Ciência importa. A atividade ocorrerá na forma de debate competitivo, onde os debatedores se manifestarão a favor ou contrários à Reforma do Ensino Médio. Além dos debatedores, a ação contará com três juízes e um mediador que ficarão responsáveis por julgar e organizar o tempo de debate, respectivamente. A ação Debate IFCE está alinhada aos princípios do tripé indissociável de ensino, pesquisa, e extensão dentro dos Institutos Federais e se caracteriza também como uma extensão tecnológica, uma vez que está regida pelo princípio da cultura científica e tecnológica aliada às demandas sociais, comprometida com a promoção da autonomia e da educação emancipatória, por meio do desenvolvimento de processos e serviços. Essa ação também se relaciona com as demandas de contexto profissionais, como desenvolvimento da oralidade, técnicas de apresentação para grandes públicos e desenvolvimento da postura comportamental ética. É uma pretensão dos envolvidos na organização desta ação, tornar a realização dos debates competitivos uma ação rotineira, que envolva os membros da comunidade acadêmica e do Maciço de Baturité, proporcionando assim, um produto de interesse social, educacional, cultural, artístico científico, tecnológico, filosófico e de inovação como sinaliza os objetivos da extensão tecnológica.
Justificativa
O Segundo Debate competitivo do IFCE Baturité busca fomentar uma discussão sobre a reforma do ensino médio e como ela afeta a vida dos estudantes, também contribui para o desenvolvimento da oratória dos estudantes que precisam demonstrar domínio de conteúdo, objetividade nas respostas e respeito as opiniões opostas. Os debates competitivos são práticas muito comuns em instituições de ensino renomadas, tais como a Universidade Federal do Ceara (UFC) e a Universidade Estadual de São Paulo (USP) e com a criação do Instituto Brasileiro de Debates (IDB) que é uma organização sem fins lucrativos, a prática de competição em debates vem se fortalecendo no Brasil. Estudantes que participam de ações como essa conseguem destaque no currículo para concorrer a universidade internacionais. Diante disso, torna-se muito relevante desenvolver esse tipo de ação dentro do IFCE, visando tanto criar oportunidade para os estudantes concorrer a vagas em universidades internacionais, como desenvolver as habilidades de oratória e comportamental diante de grandes públicos.
Público Alvo
Os alunos da rede pública de ensino do Maciço de Baturité que participarão como ouvintes. Os alunos das escolas mencionadas anteriormente que poderão participar como debatedores.
Objetivo Geral
Promover uma cultura de realização e participação em debates competitivos no IFCE campus Baturité, visando fortalecer oratória e comportamentos éticos diante de grandes públicos.
Objetivo Específico
Estimular a capacidade de decisão, diante das mais variadas temáticas, considerando a razão, a ciência e o pensamento crítico independente de emoções e opiniões pessoais; Instigar a leitura crítica, responsável e ética de temáticas variadas, a partir do conhecimento e da ciência de todas as possibilidades de interpretação; Preparar os debatedores para fazer a defesa ou oposição de temas com postura ética, respeitosa, sabendo argumentar e contra-argumentar.
Metodologia
A ação Debate IFCE: A Reforma do Ensino Médio: avanço ou retrocesso? ocorrerá na programação da I Jornada do Conhecimento do IFCE Baturité – Ciência e Integridade: Toda Ciência importa, estando organizada da seguinte forma: teremos quatro grupos de debatedores, distribuídos nas seguintes posições: juízes, debatedores, mediador. O ciclo terá três debates e para cada um contará com três juízes, dois grupos de debatedores e um mediador. Os debatedores vitoriosos nos dois primeiros debates, disputarão no debate final. Todos os debates ocorrerão em quatro rodadas: Na primeira rodada, após a abertura do debate, o mediador fará o sorteio do grupo que defenderá e do que se oporá ao do tema, posteriormente apresentará a pergunta inicial e os debatedores terão 5 minutos para declarar os argumentos, num esquema de argumentação, réplica e contrarréplica. Na segunda rodada, o mediador fará mais uma pergunta e novamente os debatedores terão 5 minutos para apresentar os argumentos, fazer réplica e contrarréplica. Na terceira rodada cada grupo debatedor terá 10 mim para argumentar de maneira conclusiva seus posicionamentos. Na quarta rodada os juízes apresentarão o julgamento, declarando o grupo debatedor que melhor defendeu seu posicionamento. O processo de divulgação e mobilização do público externo ocorrerá me diante a divulgação no site e nas redes sociais da instituição, assim como através das parcerias estabelecidas com os docentes das instituições de ensino citadas anteriormente. Além dessas ações, serão feitas a divulgação presencial nas escolas e envio de convite formal via Email a essas instituições. Outra estratégia para chamar o publico externo, será a realização de uma aula pública com o objetivo de mostrar a comunidade externa como funciona um debate competitivo. As inscrições para participar da comunidade de debates acontecerão via link do Google Forms divulgado no site e redes sociais do campus. Será criado um site via plataforma Doity para inscrição e emissão de certificados de toda a comunidade que assistirá os debates.