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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Basquetebol
Área Temática:
Saúde
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
19/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Formas de Divulgação:
Folder
Site institucional
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andre Igor Fonteles
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Igor Fonteles IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 19/12/2023
Luzinete Larisse Morais Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 15/08/2023 19/12/2023
Martonio Rodrigues Menezes Filho IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 15/08/2023 19/12/2023
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 19/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto Basquetebol propõe reafirmar a extensão como processo acadêmico definido e efetivado em função das exigências da realidade, contribuindo na formação do aluno, na qualificação do professor e no intercâmbio com a sociedade. O foco dos Institutos Federais (IF) é a promoção da justiça social, da equidade, do desenvolvimento sustentável com vistas a inclusão social, bem como a busca de soluções técnicas e geração de novas tecnologias. Nesse sentindo, criar tecnologias sociais que possam mudar minimante a realidade de um grupo é fundamental para os objetivos dos IF’s. Assim, o projeto Basquetebol poderá ser uma ferramenta para essa mudança e assim, potencializar a relação esporte e saúde. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) tiveram grande repercussão ao mostrar que quase metade da população brasileira é sedentária. De acordo com informações coletadas ao longo de 15 anos, 47% das pessoas em idade adulta no Brasil não cumpre a recomendação padrão da OMS da prática de atividade física. O Brasil está entre os mais sedentários do mundo, e o mais sedentário da América Latina 1. Assim, a elaboração de Políticas Públicas nos campos do esporte e do lazer tem sido levada em consideração nos últimos anos, devido ao grande destaque destas temáticas nos contextos social, econômico e político em todo mundo. Entretanto, inúmeros entraves ainda se fazem presentes, no que tange à definição dos princípios norteadores da formulação dessas Políticas Públicas, tornando-se um desafio da atualidade compreender o modo como estas ações são gerenciadas. Outro ponto crucial é a dificuldade de aproximação do subcampo político com o subcampo acadêmico, o que pode gerar ações ineficientes, com impactos sociais muito relevantes2. O basquetebol é um esporte que envolve atividades de alta intensidade como correr, saltar e movimentos menos intensos como caminhada e recuperação ativa e passiva 3. A prática de basquetebol se apresenta como um estímulo multifatorial, influenciando a aptidão física de seus praticantes4. O basquete pode melhorar o condicionamento físico, manter a saúde, portanto, encontrar um programa de basquete eficaz é um problema urgente a ser resolvido no momento5 . A participação no basquetebol em todas as faixas etárias, envolve inúmeros benefícios para a saúde, como densidade mineral óssea, regulação da massa corporal e desenvolvimento de sistemas metabólicos 6. O programa de treinamento de basquetebol melhorou a composição corporal e a aptidão funcional de adultos com Síndrome de Down 7, saúde mental de universitários 8, sendo uma modalidade presente no desenvolvimento motor em diversas faixas etárias e presente no ensino fundamental, médio e superior9, melhora do desempenho neuromuscular e equilíbrio corporal10. Entretanto, é importante o controle da intensidade no basquete, pois partidas consecutivas de basquete podem impactar no humor, na ansiedade, capacidade de recuperação entre os jogos e redução no desempenho neuromuscular 11. O projeto pode contribuir de forma significativa no combate a esse cenário negativo de saúde pública e aumentar a relação harmoniosa entre IF e comunidade. Nesse sentido, através da relação basquetebol e saúde o projeto pretende atender adolescentes e adultos do gênero masculino e feminino no sentido de torná-los mais fisicamente ativos e saudáveis. Vale destacar que durante a realização de aulas envolvendo atividades esportivas, não devemos nos concentrar exclusivamente nos aspectos motores, mas primordialmente na aprendizagem de uma convivência harmoniosa, ensinando a importância da cooperação e traçando um caminho que leve à autonomia12. Há um discurso praticamente homogêneo direcionando para uma formação que busque a autonomia, para a qual são salientados valores e condutas de comportamentos como participação, socialização, coeducação, respeito, cooperação, emancipação, igualdade e convivência. Não obstante, sentimos falta de uma melhor estruturação referente aos procedimentos pedagógicos para trabalhar estes temas 13. REFERÊNCIAS 1. Guthold R, Stevens GA, Riley LM, Bull FC. Worldwide trends in insufficient physical activity from 2001 to 2016 : a pooled analysis of 358 population-based surveys with 1 · 9 million participants. Lancet Glob Heal. 2018;6(10):1077-1086. doi:10.1016/S2214-109X(18)30357-7 2. Tavares GH, Schwartz GM. Políticas públicas de esporte e lazer no brasil e em portugal : a gestão do conhecimento em foco. Rev Educ Fís/UEM. 2014;25(4):555-565. doi:10.4025/reveducfis.v25i4.22533 3. Russell JL, McLean BD, Impellizzeri FM, Strack DS, Coutts AJ. Measuring Physical Demands in Basketball: An Explorative Systematic Review of Practices. Vol 51. Springer International Publishing; 2021. doi:10.1007/s40279-020-01375-9 4. Morote RAF, Barcellos GC, Cordeiro EM, et al. Efeito da prática do basquetebol sobre aptidão física de cranças e adolescentes escolares. Rev Bras Prescrição e Fisiol do Exerc. 2020;14(91):387-393. 5. Shao X, Sun Y. A Study on the Impact of Basketball on the Physical Fitness and Health of Adolescents Based on the Method of Correlation Analysis. J Environ Public Health. Published online 2022. doi:10.1155/2022/6520518 6. Smith JJ, Eather N, Morgan PJ, Plotnikoff RC, Faigenbaum AD, Lubans DR. The health benefits of muscular fitness for children and adolescents: A systematic review and meta-analysis. Sport Med. 2014;44(9):1209-1223. doi:10.1007/s40279-014-0196-4 7. Cai W, Baek SS. Effects of 24-week basketball programme on body composition and functional fitness on adults with Down syndrome. J Intellect Disabil Res. 2022;66(12):939-951. doi:10.1111/jir.12951 8. Zhang R. Impact Analysis of Basketball Exercise Strength Based on Machine Learning in the Mental Health of College Students. Comput Intell Neurosci. Published online 2022. doi:10.1155/2022/9628446 9. Shao Z, Bezmylov MM, Shynkaruk OA. Individual characteristics of physical and mental development and their connection with regular physical exercises when playing basketball. Curr Psychol. Published online 2022. doi:10.1007/s12144-022-03692-w 10. Brini S, Boullosa D, Calleja-González J, et al. Neuromuscular and balance adaptations following basketball-specific training programs based on combined drop jump and multidirectional repeated sprint versus multidirectional plyometric training. PLoS One. 2023;18(3):e0283026. doi:10.1371/journal.pone.0283026 11. Pinto JCB de L, Menezes TCB, Fonteles AI, Mortatti AL. Impact of successive basketball matches in psychophysiological response and neuromuscular performance in adolescent players. Sport Sci Health. 2022;18(4):1513-1521. doi:10.1007/s11332-022-01000-4 12. Santana WC de. Pedagogia Do Esporte Na Infância e Complexidade.; 2005. 13. Barroso ALR, Darido SC. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: Conceitual, procedimental e atitudinal. R da Educ Física/UEM. 2009;20(2):281-289. doi:10.4025/reveducfis.v20i2.3884
Justificativa
Considerando o elevado nível de abandono dos esportes após a vida acadêmica e consequentemente, o crescimento do sedentarismo entre adolescentes e adultos, tornam-se necessárias estratégias que possam mudar esse cenário. Nesse sentido, desenvolver ações objetivas e concretas que viabilizem um estilo de vida ativo através da prática regular de exercícios físicos, em especial, o basquetebol, de forma orientada é fundamental.
Público Alvo
Participarão do projeto adultos de ambos os gêneros >30 anos de idade. O recrutamento inicial será realizado através do site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, rádio comunitária e redes sociais. As inscrições serão realizadas via link, a saber: https://forms.gle/Cjzhpd7E3PknMaTg8 As inscrições serão finalizadas quando atingirem o número máximo de participantes (n=30).
Objetivo Geral
Desenvolver o basquetebol como ferramenta na melhora da saúde.
Objetivo Específico
- Proporcionar a inserção da comunidade ao projeto de exercício físico orientado. - Promover ações educativas incentivando a adoção de hábitos de vida saudáveis.
Metodologia
As atividades serão realizadas para ambos os gêneros no período da noite (- 20:00h – 21:30h Terça Feira). Todas as intervenções serão realizadas na quadra de esportes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)- Campus Itapipoca. A intervenção consistirá de exercícios preparatórios (alongamentos para membros superiores, inferiores, tronco e exercícios calistênicos) e jogos convencionais de basquetebol. As atividades específicas serão desenvolvidas pelos professores de Educação Física efetivos do campus Itapipoca e discentes interessados regularmente matriculados na instituição. Os discentes não receberão bolsas. A divulgação para esse recrutamento será feita pelas redes sociais do campus. TÉCNICAS: Medidas antropométricas A classificação da massa corporal será realizada através do cálculo do Índice de Massa Corpórea (IMC) que resulta da razão entre o peso e o quadrado da altura dos indivíduos participantes. O peso dos indivíduos será medido em uma balança mecânica para pesagem de humanos (Filizola S.A., São Paulo, Brasil). As medidas de circunferência abdominal e de quadril serão obtidas utilizando uma fita métrica flexível comum. Todos os indivíduos terão o peso e a altura medidos com o mínimo de roupas possível e descalços, na forma recomendada. Como medidas antropométricas utilizaremos: peso, altura e medidas de perímetros corporais. Todas as medições serão realizadas pelo mesmo observador. Percepção subjetiva de esforço (PSE) A percepção subjetiva de esforço será avaliada pela escala de PSE que varia de 6 a 20 de Borg. A PSE é definida como habilidade de detectar e interpretar sensações orgânicas durante a realização de exercício físico. O esforço será percebido de acordo com a intensidade subjetiva de cada indivíduo. Escala de sensação/ Valência Afetiva A Escala de Valência Afetiva (VA) é uma escala bipolar de 11 pontos, variando de +5 ou -5, usada para medir o afeto básico (prazer/desprazer) durante o exercício. A escala apresenta as seguintes âncoras verbais: -5 = muito ruim; -3 = ruim; -1 = razoavelmente ruim; 0 = neutro; 1 = razoavelmente bom; 3 = bom; 5 = muito bom. A escala de afeto será administrada ao final de cada intervenção com o basquetebol. Os participantes serão questoinados para indicar a sua sensação de prazer e desprazer nessas intervenções. ETAPAS DE EXECUÇÃO: Avaliação Pelo Público A importância da avaliação de projetos comunitários é tema do Fórum Nacional de Extensão Universitária, sendo essencial para a manutenção e qualificação dos projetos. As reuniões de avaliação serão realizadas através de reuniões periódicas entre coordenação e comunidade. O projeto Basquetebol utilizará como avaliação, além das reuniões e participação, o questionário abaixo. Avaliação do participante em relação ao projeto e coordenação Nome(optativo):______________________________ Data: ___________________ 1- O projeto oportuniza a melhora de sua condição física? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________ 2- Em relação às novas amizades e ao convívio social no projeto, como você definiria? 3- Comente sobre as palestras que são ministradas ao projeto. ______________________________________________________________________4- O projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 5- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua saúde como um todo? 6- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 7- Os discentes do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 8- Dê sugestões de atividades que enriqueceriam o projeto ou formas de melhorarmos as existentes. Pela Equipe As reuniões de planejamento e avaliação serão realizadas periodicamente e no fim de cada semestre entre coordenação e membros da equipe envolvidos. O instrumento de avaliação a ser adotado será o questionário abaixo. Avaliação dos membros da equipe em relação ao projeto e coordenação Estagiário(a):_______________________________ Data: _____________________ 1- O projeto oportuniza colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no curso? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 2- Enumere as atividades que desenvolve no projeto e exponha as dificuldades existentes. 3- O contato com o projeto atende às suas expectativas? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ___________________________________________________ 4- Em que pontos a participação no projeto contribui para sua formação acadêmica? 5- A coordenação do projeto tem proporcionado o bom desenvolvimento do mesmo? ( ) Sim ( ) Não Justifique: ______________________________________________________ 6- Dê sugestões para enriquecer o projeto ou melhorar suas ações. Planejamento Atividade: Avaliações dos participantes do projeto Basquetebol- primeiro momento Início: Agosto/2023 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Avaliações dos participantes do projeto Basquetebol- segundo momento Início: Agosto/2022 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Elaboração do relatório final Início: Dezembro/2023 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Palestras para os participantes sobre as propostas do projeto (Ações educativas) Início: Setembro/2023 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza ______________________________________________________________________ Atividade: Palestras para os participantes sobre as propostas do projeto (Ações educativas) Início: Setembro/2023 Duração: 1 semana Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza ______________________________________________________________________ Atividade: Planejamento, formação de equipe e capacitação de alunos envolvidos no projeto. Início: Agosto/2023 Duração: 2 semanas Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ___________________________________________________________________ Atividade: Recrutamento dos participantes. Início: Agosto/2023 Duração: 2 semanas. Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza Discentes interessados ______________________________________________________________________ Atividade: Intervenção do projeto. Início: Agosto/2023 Duração: 5 meses Responsável: André Igor Fonteles. Membros Vinculados: Symon Tiago Brandão de Souza e Discentes interessados ______________________________________________________________________