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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Narradores de Canindé
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Artes Cênicas
Data de Início:
30/05/2023
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
Captação de recursos externos
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itatira
Caridade
Canindé
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Folder
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Edneia Goncalves Quinto
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Bruna Hellen de Andrade Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 30/05/2023 31/12/2023
Maria Edneia Goncalves Quinto IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 30/05/2023 31/12/2023
Maria Eliane Evangelista da Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 30/05/2023 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Projeto Cultural Narradores de Canindé integra o Programa de fomento aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável-ODS Agenda ONU 2030 que o Campus Canindé aderiu com financiamento externo (emenda parlamentar nº: 24420010), e enfoca as dimensões social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida, redução das desigualdades e justiça e a Institucional: diz respeito aos arranjos (capacidades e recursos) para implementar o projeto alinhados a tais os ODS.
Justificativa
O projeto Narradores de Canindé justifica-se inicialmente, pela perspectiva de construção de espaços de recolha e de socialização de narrativas orais, memórias e afetos sobre fatos históricos e culturais, registrados e partilhados por/com personagens oficiais e populares desta cidade e da região,, contribuindo com para o fortalecimento da identidade coletiva e da relação entre os acontecimentos representativos desse lugar, via múltiplos discursos orais, contos populares, causos e lendas, contados por seus moradores e as versões “oficiais” sobre tais fatos. Narrar histórias é uma das práticas culturais populares mais marcadas pela transformação da vida cotidiana das comunidades, e que persiste na vida contemporânea. O narrador, sua história e seu público são relacionados como pertencentes às práticas de interação comunitária, que ressignificam os fatos ocorridos no passado e no presente, configurando-se novas perspectivas para a realidade narrada. Outro ponto importante é a oportunidade da partilha de saberes e de experiências vividas entre os participantes, juntando jovens alunos do IFCE-Campus Canindé integrantes do Projeto, que recriarão cenicamente, as narrativas recolhidas de artistas, artesãos, mestres de cultura, agentes culturais, moradores antigos, partilhando-as novamente com estes e com a comunidade canideense, de forma artística. Narrativas que poderão girar um rico repertório de histórias populares, causos e lendas sobre o lugar, congregando também docentes e técnicos- que como possíveis moradores (as) de Canindé, participarão de entrevistas, complementando com suas narrativas, os fatos histórico-culturais da cidade e seus personagens centrais como um conjunto de valores, fatos, memórias, experiências e afetos que expressam os modos de ser, de viver e os fazeres de suas comunidades constituídas por sujeitos históricos e culturais. E, por último, a memória e a oralidade como elementos integrantes do sentimento identitário individual e coletivo, mediador da formação de jovens alunos e da comunidade acadêmica do IFCE – Campus Canindé, como possíveis moradores e narradores de suas histórias e de seus antepassados e parentes, atualizando a sua história pessoal, local e universal, reelaborando-as no presente, pelo ato narrativo. A discussão sobre os conceitos de memória, narrativa, identidade e cultura popular permitirão a relação existente entre os contos populares recolhidos e a identidade coletiva dos narradores, compreendendo por meio dos múltiplos discursos inerentes às práticas populares e às relações socioculturais implícitas entre a comunidade.
Público Alvo
Artistas, mestres de cultura, artesãos, agentes culturais e moradores antigos de Canindé, a serem entrevistados sobre suas práticas e criações artísticas e culturais e sobre fatos históricos da cidade), educadores e alunos de escolas públicas e o público em geral (estes convidados como espectadores, para apreciar rodas de narração oral e encenada de histórias, causos e fatos da cidade, recolhidos do acervo dos entrevistados, pelos coletivo dos Narradores de Canindé, e que ocorrerão tanto no próprio campus Canindé, como em escolas públicas, praças, centros culturais, calçadas de residências dos moradores, dentre outros espaços da cidade).
Objetivo Geral
Socializar as narrativas sobre fatos históricos e culturais, lugares, causos, lendas, memórias, afetos, recortes de histórias de vida, de saberes de experiências vividas e de tradições recolhidas de moradores e de personagens oficiais e populares de Canindé, via relatos orais, intercruzando-os aos diferentes suportes de registro digitais e de expressão de diferentes linguagens artísticas, via roda de contação de histórias encenadas, como modos diferentes de representações sobre a vida sócio-cultural destes sujeitos, suas tradições e histórias.
Objetivo Específico
-Estudar os conceitos de memória, narrativa, identidade e cultura popular permitirão a relação existente entre os contos populares recolhidos e a identidade coletiva dos narradores, compreendendo por meio dos múltiplos discursos inerentes às práticas populares e às relações socioculturais implícitas entre a comunidade. -Promover um encontro formativo com as 02 bolsistas integrantes do projeto sobre temáticas que envolvem as narrativas orais, oralidade, história oral e contação de histórias; -Identificar fatos históricos e culturais, lugares, causos e lendas de Canindé, assim como moradores antigos, personagens e personalidades representativos tanto populares quanto considerados oficiais do lugar; -Sistematizar o acervo identificado em forma de texto dramatúrgico para servir de base à socialização das narrativas orais encenadas, por parte do grupo de narradores do projeto; -Narrar/Encenar os registros organizados (dramaturgia) por meio da contação de histórias encenadas e/ou lidas, em diálogo com diferentes linguagens artísticas e suportes de registros digitais (máquina fotográfica, gravador de voz, filmadora, telefone celular, etc.); -Realizar 03 rodas de contação de histórias encenadas e/ou lidas sobre o acervo sistematizado em diferentes espaços da cidade de Canindé, para os moradores antigos, personagens e personalidades representativos tanto populares quanto considerados oficiais (ainda vivos), educadores, alunos de escolas públicas e comunidade acadêmica do IFCE- Campus Canindé.
Metodologia
1.O projeto em andamento desde fevereiro de 2023, contou com 02 bolsistas, sendo que o bolsista: Antônio Leandro Silva Santos MATRÍCULA: 20201104030038, teve que sair do projeto por ter se inscrito no Programa de Residência Pedagógica - PRP, sendo substituído a partir de 02/05/2023, pela bolsista- Bruna Hellen de Andrade Nascimento- Licenciatura em Música. Assim será promovida uma formação online com 4h/a, para as 02 alunas do IFCE integrantes do projeto, orientações e estudos temáticos sobre: as narrativas orais, oralidade, história oral, memória, contação de histórias e suas relações teóricas e práticas com as linguagens artísticas; 2. Realização de pesquisa nas mídias sociais: Em seguida, a dupla irá receber orientações metodológicas para a identificação e sistematização do acervo de fatos históricos e culturais, lugares, causos e lendas relevantes de Canindé utilizando as diversas plataformas digitais (google, youtube, instagram, sites de jornais, etc) sobre fatos históricos marcantes, espaços, lendas, personagens de destaque da cidade de Canindé e moradores antigos, dentre outros, para coletar narrativas de fatos considerados “oficiais”, sistematizando-os. 3. Recolha de narrativas orais com suportes de registros digitais (máquina fotográfica, gravador de voz, filmadora, telefone celular, etc.): as alunas integrantes do projeto realizarão entrevistas com moradores antigos de Canindé, e/ou seus familiares (as) (incluindo aí, alunos, docentes e técnicos do IFCE- campus Canindé, possíveis moradores da cidade), sobre os temas acima referidos e suas possíveis relações, complementariedades e contradições com os fatos “oficiais”. Em seguida, irão sistematizá-los, atentando para as diferenças e complementariedades entre as duas versões; assim como para a localização de moradores antigos, personagens e personalidades representativos tanto populares quanto considerados oficiais do lugar; 4. Nesta etapa ocorrerá a sistematização do acervo recolhido na pesquisa e nas entrevistas, em forma de texto dramatúrgico, a ser partilhado em forma de rodas de contação de histórias pelo grupo de narradores do projeto; 5. Criação e ensaios da encenação do 1º quadro de contação de histórias em diálogo com diferentes linguagens artísticas em 03 espaços culturais reconhecidos pelos moradores da cidade de Canindé, a serem definidos, e contando com a participação dos entrevistados, educadores, alunos de escolas públicas, comunidade acadêmica do IFCE- Campus Canindé e público em geral.