Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARANGUAPE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Construção de cartilhas como recurso de orientação e apoio à efetivação de práticas inclusivas na Educação Especial.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
6
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maranguape
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Clerton Linhares Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Raquel Araujo da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Clerton Linhares Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Julia Mota Farias IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Maria Luciely da Costa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas do campus Maranguape tem como missão contribuir com a Instituição no processo de inclusão social e educacional de pessoas com necessidades específicas (PNE), auxiliando na quebra de barreiras arquitetônicas, educacionais, tecnológicas, atitudinais, de comunicação e de currículo, conforme demandas apresentadas pelo discente e/ou servidor(a). Dessa forma, busca atuar no desenvolvimento de ações inclusivas que promovam a cultura da "educação para a convivência" e a aceitação da diversidade. Nesse contexto, devido ao crescente ingresso de discentes com deficiência e/ou outras condições nos últimos anos, vê-se a necessidade de ampliar o quadro de membros desse núcleo com participação de bolsista(s) remunerado(s) para auxiliar nas atividades já desenvolvidas, bem como ampliar a atuação do NAPNE.
Justificativa
Considerando a cartilha como instrumento com importante contexto escolar com a função de mediar processos de ensino-aprendizagem, obter um material com informações poderá facilitar o processo de inclusão desses indivíduos com necessidades específicas logo que ingressarem em uma instituição educacional. Ao mesmo tempo, este projeto também se justifica por vir agregar ao que estabelece a Resolução nº 050, de 14 de dezembro de 2015, que regulamenta o funcionamento e as atribuições dos NAPNEs no IFCE, buscando, por meio da seleção de um bolsista, promover seu êxito educacional, permanência em nossa instituição e, uma vez que este deve ser, preferencialmente, uma pessoa com deficiência.
Público Alvo
Professores da rede pública de educação do Município de Maranguape
Objetivo Geral
Construir materiais impressos em formato de cartilha sobre algumas das principais condições de deficiência e/ou necessidades educacionais específicas para auxiliar professores e outros profissionais que atuam no ambiente escolar no processo de inclusão dos estudantes com deficiência e/ou necessidades educacionais específicas.
Objetivo Específico
Consolidar informações sobre as principais deficiências e/ou necessidades educacionais específicas através da produção de materiais impressos, tais como cartilha e/ou folders, que possam ser distribuídos ao público alvo; Fortalecer a pratica de ações inclusivas no ambiente escolar voltadas para a efetivação de uma Política de Educação Especial em uma perspectiva inclusiva;
Metodologia
Será realizado uma pesquisa sobre quais as necessidades específicas de aprendizagem apresentadas com maior frequência nas matrículas de ingresso no ensino médio no campus Maranguape, considerando entradas anteriores a 2023.1, elegendo-se as duas com maior prevalência. Após a definição das condições específicas a serem contempladas nas cartilhas, buscar-se-á informações sobre as demandas através de levantamento bibliográfico sobre tais deficiências / necessidades educacionais específicas em materiais especializados, a fim de se apresentar nas cartilhas um resumo sobre suas principais características e demandas apresentadas no contexto escolar. E, por fim, fazer-se-á um levantamento dos recursos de tecnologias assistivas existentes que possam auxiliar na superação ou minimização das dificuldades enfrentadas pelo público escolhido no momento anterior. Ao longo das revisões bibliográficas já se iniciará a escrita do material para otimizar sua confecção e sistematização das informações encontradas. No encerramento, pretende-se transformar esse documento em versão impressão e digital para apresentação e distribuição aos Nucleos de Atendimento Educacional Especializado - AEE das escolas públicas do município de Maranguape.