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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Pensar Com Imagens: Partilhar o Fazer, Praticar o Sentir.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Artes Visuais
Data de Início:
02/06/2023
Previsão de Fim:
06/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Fortaleza
Maracanaú
Maranguape
Formas de Avaliação:
Participação
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Ciclo de Debates
Exposição
Apresentação
Oficina
Nome do Responsável:
Rafael de Sousa Carvalho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
David Moreno Montenegro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2023 06/06/2023
Frederico Bezerra de Macedo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2023 06/06/2023
Juliana Copetti Hickmann IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 02/06/2023 06/06/2023
Rafael de Sousa Carvalho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 02/06/2023 06/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Projeta-se nesta verve um olhar acerca da Pesquisa Em / Sobre Artes Visuais e suas modulações conceituais e poéticas. Pensar e ativar a imagem como experiência estética que atravessa fronteiras das linguagens das Artes Visuais, investigando contágios e possibilidades que incitam, provocam e convidam ao pensamento visual como uma prática reflexiva, contextualizada, assente no diálogo com áreas do conhecimento como a Sociologia, História da Arte, Crítica de Arte, e Teorias da Arte.
Justificativa
Pensar a imagem como elemento, fato histórico e estético (ARGAN, 1993b) é mister para nosso intento, pois, nestes processos que são de natureza racionalizada, cabem movimentos que são da ordem do sensível - como nos diz Paul Valéry: Poiético. Este movimento é afirmativo quando considera a circulação de imagens em nosso contexto físico (como paredes e muros) tão importante quanto as imagens que circulam em contexto digital. Do mesmo modo, as imagens que se movem dentro e ao longo da História da Arte, tecem diálogos e urdiduras que nos alcançam e impactam (WARBURG, 2015). Neste contexto percebemos as imagens como potência movente com trânsitos e contágios que aumentam a intensidade de pensamento, partilha e alcance. citamos por exemplo a Sociologia da Arte. Lançando luz com elementos que expandem o processo de Leitura de Imagens (OSTROWER, 2013) e promovem práticas de pensamento indissociáveis  ao processo criativo (SALLES, 2013). Este processo não está deslocado do processo de ensino e aprendizagem, portanto, é um processo educativo que parte das imagens e promove ações formativas com elas e para além delas. Destacamos este potencial, pois, estabelecem e promovem ações de natureza teórica e prática. Fomentando o elo do  fazer extensionista com o ato de pesquisar.
Público Alvo
Artistas, Estudantes do Ensino Médio de outras instituições, Estudantes de Graduação, demais interessados na área.
Objetivo Geral
Estimular o debate Historiográfico da Arte considerando a recepção das imagens concomitante à sua reflexão e produção, efetivando um saber visual movente, evidenciando a História da Arte Cearense.
Objetivo Específico
Fomentar o pensamento visual a partir da prática do agenciamento da imagem e seus discursos enquanto matéria poética e de pensamento, transitando por linguagens da Arte Contemporânea e seus modos expressivos e contágio com outras áreas do conhecimento.
Metodologia
Promover (três) encontros nos quais abordemos elementos da História da Arte evidenciando a imagem como acontecimento. Nestes encontros presenciais disporemos de imagens coletadas em repositórios, ativando assim uma prática de leitura de imagens que evocam e visam estabelecer conceitos operatórios da Teoria e Crítica de Arte. Considerando também a relação com a Sociologia. A comunidade externa será alcançada por meio de divulgação em redes sociais dos laboratórios envolvidos, grupos e e-mails. Sobremaneira, com o contato com o público externo que já participou de outras ações no Campus Fortaleza - de forma online e presencial. Um formulário digital de inscrição contendo as informações necessárias para que sejam mobilizadas e efetivadas as ações. Dois encontros previstos abordam a imagem como elemento ativador do debate, e, partindo da História da Arte, ganha contornos com os contributos da Sociologia. Cada encontro terá 2h30 de duração sendo cada um deles nos departamentos engajados nesta ação, a saber, DEDUC (02/06) e DEARTES (03/06). O turno da tarde foi elencado para as ações. O terceiro e último encontro (04) terá a caminhada como prática estética. Andaremos pelo Campus Fortaleza e coletaremos imagens a partir da prática do desenho. O material será disponibilizado. Ao final deste processo leremos as imagens coletadas. Iniciaremos um debate de leitura de imagens contextualizada.