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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I FÓRUM DE SABERES SUSTENTÁVEIS DO IFCE: NA TRILHA DA ECOLOGIA INTEGRAL
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
05/06/2023
Previsão de Fim:
07/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Debate
Reunião
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Trabalho em grupo
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Folder
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Campanha
Mostra
Apresentação
Exposição
Forúm
Mesa Redonda
Palestra
Seminário
Nome do Responsável:
Ana Claudia Gouveia de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia Gouveia de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 8 05/06/2023 07/06/2023
David Moreno Montenegro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Denise Magalhaes Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Halwaro Carvalho Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Isabel Cristina Carlos Ferro IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Joao Paulo Bandeira de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Kylvia Rocha de Castro e Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Lilian Aparecida Mudado Suassuna Martins IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Marcelo Oliveira Teles de Menezes IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Nubelia Moreira da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 05/06/2023 07/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE realizará seu I FÓRUM DE SABERES SUSTENTÁVEIS: NA TRILHA DA ECOLOGIA INTEGRAL. É um evento direcionado aos alunos dos cursos técnicos-integrados, do ensino superior, bem como à comunidade externa. A abertura desse Fórum se dará na manhã do dia cinco de junho das 8h às 12h e terá sua conclusão, no final da manhã do dia 07 de junho.
Justificativa
Com a imposição da crise ambiental em nosso planeta, juntamente aos graves conflitos bélicos, ao declínio da economia global, além da revolução midiática, em um cenário pós-pandêmico, surge a demanda de novos paradigmas, para o processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa, filosofia, matemática, biologia, geografia e sociologia, em um percurso, transdisciplinar e sustentável (BRUNDTLAND, 1987). Além disso, ao adentrar no cotidiano da sala de aula, (ROJO, 2009, p.35) ressalta sua “impressão de desinteresse, desânimo e resistência dos alunos das camadas populares em relação às propostas de ensino e letramento oferecidas pelas práticas escolares”, em paralelo às limitadas condições de leitura, que muitos desses alunos possuem. Por essa razão, sendo o IFCE uma instituição pública, na qual a maioria de seus discentes sendo oriundos de uma categoria social de baixa renda, evidencia-se, dentre outros desafios, a necessidade de se recorrer à perspectiva dialógica desses saberes, pelo viés da ecologia integral (FOLLMANN, 2020). O diálogo das diversas ciências, em linha ecológica integral, em parceria com esses saberes, torna-se, modelo para uma compreensão mais inteligível (Morin, 2011) da realidade circundante. Considera-se que, assim, se promove a formação cidadã, política social do corpo discente envolvido. E isso implica, sobretudo para o processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa, em perspectiva dialógica, olhar para a estreita ligação entre relação social, comunicação e interação verbal, em que os sujeitos desse itinerário participem ativamente dessa produção de sentidos, daí considerar que “Toda refração ideológica do ser em processo de formação, seja qual for a natureza de seu material significante, é acompanhada de uma refração ideológica verbal, como fenômeno obrigatoriamente concomitante. A palavra está presente em todos os atos de compreensão e em todos os atos de interpretação” (BAKHTIN - Círculo de Volochnov, 1981, p. 38). Diante do exposto, dialogar sobre tais questões é o que esse primeiro fórum de saberes sustentáveis visa realizar no IFCE, com o intuito de promover o aluno como sujeito ativo, nesse processo de ensino aprendizagem transdisciplinar, o qual aciona saberes múltiplos, empregando construtos teóricos, pedagógicos que instiguem à vivência de práticas sustentáveis.
Público Alvo
Familiares de alunos e professores do IFCE, alunos e professores da Faculdade católica de Fortaleza, outras instituições públicas educacionais e associações várias.
Objetivo Geral
Promover a cultura da ecologia integral, em uma perspectiva de ensino aprendizagem transdisciplinar, no âmbito interno e externo do IFCE/campus Fortaleza
Objetivo Específico
Articular, no processo de ensino aprendizagem, diferentes e múltiplos saberes, com maiores interações entre corpo discente e docente de várias áreas, por meio de temáticas referentes à sustentabilidade, na perspectiva da ecologia integral, sobretudo no ensino médio integrado do IFCE / campus Fortaleza
Metodologia
A metodologia do I FÓRUM DE SABERES SUSTENTÁVEIS abrange o contexto sociocultural dos Institutos Federais, por tratar da temática da educação ambiental em perspectiva da ecologia integral. Dessa forma relaciona-se às diversas áreas do conhecimento, buscando interação entre elas e outros saberes em perspectiva transdisciplinar. Nesse sentido, o evento vincula-se à Educação de modo mais geral, e às áreas de língua Portuguesa, das ciências humanas, das ciências da natureza e dialoga com as ciências exatas, suscitando para o espaço educativo, conceitos culturais, posições, valores que perpassam os discursos do corpo discente envolvido no ensino aprendizagem dessas áreas. Daí o emprego de múltiplas concepções, advindas das diversas áreas do conhecimento e dos diversos saberes humanos, numa perspectiva transdisciplinar, a qual busca, não uma fragmentação do saber, mas uma interação conceitual que mantém o arcabouço teórico dessas disciplinas em seu devido aprofundamento. (Morin, 1991, apud Santos, 2006). Por essa razão, é necessário que aconteçam interações entre os docentes e discentes envolvidos nesse processo de conhecimento desses discursos relacionados à ecologia integral, durante as respectivas ações desse evento. (LUDKE, 1986). Além disso, a esse viés interativo, associa-se a metodologia colaborativa, a qual articula-se, a partir da produção de saberes, com negociações entre os participantes em uma relação teórico-prático, no espaço educacional e na academia. (IBIAPINA, 2007, p. 114 - 115). Diante do exposto, a metodologia se efetivará no Fórum, por meio das seguintes ações: Dia 05/06/2023: 2 palestras; apresentações de projetos de professores e estudantes; 1 mesa redonda; Dia 07/06/2023: seminários de biologia e apresentações de produções textuais dos estudantes; palestra; 1 mesa redonda; doação de mudas para plantio. Todas essas ações estão previstas para beneficiar um público entre de 100 a 500 alunos do IFCE e de escolas parceiras, além de professores do IFCE e de escolas da Educação Básica.