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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Evento
Título:
A aplicação de competências e saberes cartográficos e geomorfológicos em trabalho de campo com discentes do ensino médio da Escola Estadual Monsenhor José Augusto Da Silva
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
17/06/2023
Previsão de Fim:
17/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Carga Horária de Execução do Evento:
12
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Entrega presencial de convites
Convite
Atividades Realizadas:
Apresentação
Nome do Responsável:
Cassiano Ricardo de Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cassiano Ricardo de Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 12 10/06/2023 10/06/2023
Edmo Montes Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 17/06/2023 17/06/2023
Francisca Suinária dos Reis Oliveira Escola Estadual Monsenhor José Augusto Da Silva Integrante Sem vínculo Não 12 17/06/2023 17/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola Estadual Monsenhor José Augusto Da Silva Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de trabalho de campo no Parque Nacional de Ubajara – Ubajara-CE, com docente e discentes da Escola Estadual Monsenhor José Augusto Da Silva, instituição pública de educação básica da comunidade escolar de Camocim.
Justificativa
Os trabalhos de campo são recursos didáticos pedagógicos capazes de integrar teoria e prática contextualizada no espaço de vivência do discente, mas que, por questões diversas, é pouco utilizado pelas Escolas de Educação Básica. Assim, a atividade de campo pode contribuir para o processo de ensino-aprendizagem nas áreas da educação ambiental e valorização do patrimônio da bio e geodiversidade local e regional. Diante disso foi proposto para professores e dirigentes da Escola Estadual Monsenhor José Augusto Da Silva a parceria com o IFCE/Campus Camocim para realização de uma atividade de campo que possibilite conciliar os conhecimentos estudados pelos docentes de nível médio a partir da intervenção e orientação de docentes de nível superior e de áreas diferentes, porém transdisciplinares: Geografia e Biologia. O trabalho de campo realizado através da parceria entre as duas instuições possibilitará uma maior próximidade dos discentes, futuros egressos do ensino médio, com o IFCE/Campus Camocim. Muitos membros da comunidade escolar Camocim ainda desconhecem o atuação do IFCE no município como escola pública de educação superior.
Público Alvo
Discentes 3° ano da Escola Estadual Monsenhor José Augusto Da Silva (de 30 a 40 alunos(as))
Objetivo Geral
Compreender a relação entre os elementos geográficos e a conservação ambiental em uma área protegida, explorando as características geográficas, os processos naturais, os impactos humanos e as práticas de sustentabilidade, visando promover a consciência ambiental e a valorização da proteção dos recursos naturais.
Objetivo Específico
Compreender a importância das áreas protegidas; Analisar as características geográficas da área protegida; Analisar os impactos humanos na área protegida; Observar e registrar a diversidade de paisagens e ecossistemas;
Metodologia
Planejamento: - Escolha das atividades a serem realizadas na UC; - Definição das rotas; - Elaboração do material a ser explanado aos estudantes em cada ponto de visita. Divulgação: Elaboração de convites aos estudantes, informando-os sobre a aula de campo, seus objetivos, data, horário e local de encontro. Também é necessário obter as autorizações necessárias dos pais ou responsáveis dos estudantes, considerando a natureza da atividade e a necessidade de deslocamento. Atividades: Iniciar a aula de campo com uma breve introdução, contextualizando os estudantes sobre a área protegida, sua importância e os objetivos da atividade; Realizar atividades de exploração do ambiente, como trilhas, observações da fauna e flora; Marcação de coordenadas geográficas em aparelhos GPS pelos estudantes durante a trilha para representação no Google Earth; Elaboração de relatório a ser entregue ao docente da Escola Estadual Monsenhor José Augusto Da Silva responsável pela turma.