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Campus:
CAMPUS TIANGUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Instalação de uma horta agroecológica e educativa: caso da Escola Cívico-Militar Marcella Maria Terceiro Guasque Bento em Tianguá/CE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Agroecologia e Agroextrativismo
Data de Início:
21/06/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
25
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tianguá
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Rádio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Tony Andreson Guedes Dantas
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cicero Fabio Alves da Silva IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 1 21/06/2023 30/11/2023
Francisco Miguel Monteiro Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 21/06/2023 30/06/2023
Francisco Yago da Silva Castro IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 21/06/2023 30/06/2023
Francivânia Oliveira Araújo IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 21/06/2023 30/06/2023
Isabele Madeira de Souza Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 21/06/2023 30/06/2023
Leandro José Viana Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 21/06/2023 30/06/2023
Maria Valdirene Costa de Assis IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 21/06/2023 30/06/2023
Sabrina Kelly Nogueira Falcao Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 21/06/2023 30/11/2023
Tony Andreson Guedes Dantas IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 21/06/2023 30/11/2023
Victor Manoel Vasconcelos IFCE Integrante Discente IFCE Não 5 21/06/2023 30/06/2023
Yago Alves Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 21/06/2023 30/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Prefeitura municipal de Tianguá Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Instalação de Uma horta escola: caso da ECIM MARCELLA MARIA Evento
Apresentação
A inexistência de um espaço de cunho multidisciplinar para a vivência prática de atividades saudáveis, notadamente as ligadas ao cultivo e cuidados com as hortaliças, muitas vezes, impossibilita a motivação dos discentes do Ensino Fundamental para um aprendizado mais eficaz. As atividades básicas de uso do solo, como revolvimento da terra, construção de canteiros, plantio, arranquio do mato e regação, não somente se constituem em exercícios de natureza física, como permitem o contato e o despertar de interesses para um dos mais aprazíveis segmentos da agricultura, que é o cultivo de hortaliças. Além de servir de ferramenta para a melhoria da merenda escolar, no referente à multidisciplinaridade, a horta epigrafada é um espaço laboral ao ar livre para aulas de Ciências, Químicas, Biológicas, Matemática (ex.: prática de medidas de áreas), Ciências Sociais (convívio social, solidariedade) e outras que permitam contextualizar os dos temas abordados no âmbito interno das salas de aula. Alicerça-se o esboço do projeto apresentado na justificativa de que, por ser instalada em uma zona urbana, a sua execução pode despertar interesse nos alunos pela atividade de produção de hortaliças, tanto no âmbito doméstico — nos quintais de suas residências —, como na alternativa de produção a nível de produtor. Ademais, esta iniciativa se constitui em oportunidade ímpar de estreitar laços de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o IFCE, haja vista o envolvimento de profissionais e de discentes de ambas as Instituições.
Justificativa
O Projeto de Extensão justifica-se pela necessidade daquela escolar montar um local multidisciplinar para crianças e adolescentes matriculados poder desenvolver atividades complementares dos conteúdos curriculares.
Público Alvo
Alunos do 5° ao 9° ano da ESCOLA CÍVICO-MILITAR MARCELLA MARIA TERCEIRO GUASQUE BENTO (ECIM MARCELLA).
Objetivo Geral
Construir um espaço laboral de atividades educacionais multidisciplinares para as séries terminais do Ensino Fundamental II como instrumento de sensibilização e conscientização da importância do cultivo de hortaliças no que se refer à segurança alimentar e como fonte alternativa de renda no semiárido.
Objetivo Específico
1. Implantar uma horta diversificada e educacional de base agroecológica; 2. Oportunizar a realização de aulas práticas de contexto multidisciplinar para os discentes da ECIM Marcela; 3. Executar atividades práticas das disciplinas de olericultura e agroecologia com o auxílio dos educandos do Curso Técnico em Agricultura do IFCE Campus Tianguá. 3. Estabelecer práticas de educação ambiental no espaço escolar; 4. Demonstrar alternativas de diversificação alimentar saudável para os discentes e familiares; 5. Despertar a cultura da solidariedade, da divisão de tarefas e da mutualidade para a consecução de um objetivo aprazível entre os discentes das séries terminais do Ensino Fundamental.
Metodologia
Na implantação e execução do Projeto, a ferramenta pedagógica utilizada será a da práxis laboral, onde os docentes e discentes do Ensino Fundamental serão envolvidos nas etapas de delineamento e confecção dos canteiros, adubações orgânicas, produção de mudas, plantios, tratos culturais e colheita. A multidisciplinaridade será exercida no decorrer do conteúdo programático das disciplinas que possam ser envolvidas no Projeto. O módulo de horta implantado servirá, também, para o exercício das atividades de extensão e de aulas práticas dos estudantes do curso Técnico em Agricultura do IFCE -Campus Tianguá. Como produto gerado será elaborado um E-book digital de implantação e manutenção de horta didática, que será elaborado pela equipe executora. O evento foi registro aos alunos matriculados na ECIM Marcela, sendo os educandos selecionados pela gestão da escola para participar do projeto, de acordo com disponibilidade de horário e afinidade do projeto.