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Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
QUIMAFIS: SUPERANDO BARREIRAS DA INTERDISCIPLINARIDADE
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
16/06/2023
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
180
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Jucás
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Benjamim Henrique de Lima e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Aline Luiza de Sousa Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Amanda de Sena Gusmão EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Amuzia Pereira Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Antonia Alves de Alencar EEF João Paulino de Araújo Integrante Sem vínculo Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Antonia Sabrina Lopes da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Arthur Chaves de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Beatriz da Silva Macedo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Benjamim Henrique de Lima e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Celia Maria Freitas Guedes Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/06/2023 31/12/2023
Daniela Uchoa da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Danielly da Silva Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Diego Lima da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Elineia Cordeiro do Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Emily Vitoria de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Eugenia Silva Vieira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Fabrícia Sales Lopes IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Flávia Tainá de Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Francimary Bezerra Cavalcante EEMTI Liceu Dr. José Gondim Integrante Sem vínculo Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Francisco Cleyton Nogueira Santana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Francisco Jose Neves IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Francisco Vinicius Roque dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Gledson Dimas Lavor IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Guilherme Luis dos Santos Moreira EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 01/08/2023 31/12/2023
Jessica do Carmo Arrais IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Joao Victor Morais Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Kawany Vitoria Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Laiana da Silva Medeiros EEM Luisa Távora-Jucas Integrante Sem vínculo Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Laiza Maria de Sousa Holanda IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Lana Karina Bezerra Ribeiro IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Larissa da Silva Augusto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Larissy Vitoria Bezerra Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Luana da Silva Ferreira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Luana Pereira Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Lucas Gilliard Oliveira Augusto IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Lucas Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Manoel Cláudio Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Marcos Vinicius de Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria do Socorro Bezerra de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria Eduarda Dantas de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria Eduarda de Souza Freitas IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria Girlania Freires de Matos IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria Graziela do Carmo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria Luana Souza Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria Priscila Carvalho de Alencar IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Maria Socorro de Lucena IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Micaele Gomes Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Paulo Henrique Medeiros Theophilo IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/06/2023 31/12/2023
Rayanne Ferreira de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Rita de Cassia Pinheiro Cunha IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Severino Araujo de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 16/06/2023 31/12/2023
Thalisson Ray Araujo Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Vitoria Dalety Costa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Wana Bezerra de Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Yago da Silva Atanazio IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 16/06/2023 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEMTI Filgueiras Lima Não
EEM Luisa Távora-Jucas Não
EEMTI Liceu Dr. José Gondim Não
EEF João Paulino de Araújo Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Projeto desenvolvido por estudantes, professores, preceptores e supervisores dos Programas de Formação inicial e estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará-IFCE- campus Iguatu como atividades pedagógicas, equivalentes a observação, participação e regência, através do PRP, PIBID e no Estágio Curricular Supervisionado.
Justificativa
Diante do cenário vivido por todos no ano de 2020 até os dias atuais, a educação sofreu um grande déficit quando analisado o desempenho escolar e a aprendizagem dos estudantes em diversas etapas, sejam elas superior ou fundamental. Isso se deu a partir dos muitos fatores e, um dos mais importantes foi a pandemia que veio fragilizar cada vez mais a aprendizagem dos alunos, desde a falta de recursos para o ensino, a ansieade, o desenvolvimento de atividades e aulas. Perante tal pressuposto, o Conselho Nacional de Educação (CNE) aconselhou as escolas a não reterem os estudantes do ensino fundamental, medida essa que surgiu para prevenir o grande índice de reprovação e atraso no desenvolvimento escolar. Este ocorrido ocasionou uma carência na aprendizagem e a perda de estímulos para a retomada das aulas, que só foram percebidos na volta ao presencial. Da decorrência deste fato, tem-se discentes que adentraram no ensino médio e estão no fundamental com diversas dificuldades, principalmente em ciências (Biologia, física e química) e em matemática. Logo, diante de tal problema surge a necessidade de as instituições implementarem a realização de reforços escolares e buscarem práticas facilitadoras de ensino como jogos pedagógicos e atividades experimentais a fim de se suprir essa lacuna. Este trabalho tem um propósito de suprimir a defasagem na aprendizagem de matemática, química, física e biologia causada pelo período de pandemia de COVID-19. Adicionalmente focará em tornar os estudantes, do nono ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio, mais confiantes em relação às disciplinas alvo, ajudando-os a construir uma melhor percepção dos conhecimento científicos abordados e uma excelente base para o decorrer da sua vida estudantil.
Público Alvo
O projeto de intervenção será desenvolvido para a turma de 9º ano e 1º ano do ensino médio, nas escolas: EEF João Paulino de Araújo, EEMTI Liceu Dr. José Gondim, Instituto Federal- campus Iguatu, EEMTI Filgueiras Lima e EEM Luisa Távora-Jucas.
Objetivo Geral
Realizar a atividades pedagógicas em escolas da educação básica do município de Iguatu e Jucás, baseadas no ensino interdisciplinar e contextualizado, para suprimir as defasagens do processo ensino-aprendizagem de matemática e ciências da natureza decorrentes das dificuldades impostas pela pandemia.
Objetivo Específico
• Introduzir a interdisciplinaridade entre o ensino de química, biologia, matemática e física. • Explorar as metodologias presentes no ensino de química, biologia, matemática e física. • Garantir a formação incial de professores de química com um olhar interdisciplinar. • Realizar atividade de reforço escolar, com foco na minimização da defasagem nos conteúdos de ciências da natureza e matemática. • Potencializar o aprendizado dos alunos, mediante o ensino contextualizado, valorizando os conhecimentos prévios dos alunos. • Produzir práticas laboratoriais no ensino de ciências, química, biologia, fisica e matemática nos laboratórios do IFCE/ Iguatu.
Metodologia
A metodologia escolhida guiará os professores nesse processo, indicando novas formas de ensino e, às vezes, até mesmo novos recursos de aprendizagem. A metodologia tradicional de ensino parte do princípio em que o professor é o narrador dos fatos e os alunos, os ouvintes. As metodologias ativas consistem em um modelo de aprendizagem que tem como maior ponto de partida é de tornar o estudante motivado, interessado e engajado ao longo de todo o período letivo. O projeto de intervenção será desenvolvido para a turma de 9º ano e 1º ano do ensino médio, nas escolas: EEF João Paulino de Araujo, EEMTI Liceu Dr. José Gondim, Instituto Federal- campus Iguatu, EEMTI Filgueiras Lima e EEM Luisa Távora-Jucas. O projeto se baseia através de aulas de reforço e práticas laboratoriais onde os alunos apresentam mais dificuldades na aprendizagem. Será realizado em contraturno ou como apoio nas aulas de química, biologia, matemática e física, onde terá a duração de 26 semanas, com 4 horas semanais, de Junho a Dezembro de 2023. Durante o projeto, serão resolvidas coletivamente, atividades com diversas questões abordando os temas de mais dificuldade entre os alunos. Outra linha do projeto é a realização de atividades práticas incluindo realização de oficinas de jogos pedagógicos e de experimentos químicos em laboratórios, bem como com experimentos simples, inofensivos e com material de baixo custo em sala de aula. As práticas experimentais laboratoriais deverão ser realizadas nos laboratórios do IFCE, unidade Cajazeiras, sendo necessários organizar um transporte mensal para translado das turmas. O projeto será realizado pelos residentes, pibidianos e os alunos do Estágio supervisionado, que abordarão conteúdos de forma contextualizada e interdisciplinar; partindo sempre do que os alunos já conhecem, do seu saber informal, para a partir daí construir o conhecimento científico formalizado. As metodologias didáticas, acompanhadas e apoiadas pelos professores preceptores, supervisores e orientadores dos programas de formação mencionados e da disciplina de estágio, ocorrerão sempre norteadas pela visão do aluno como protagonista e participante ativo do processo ensino-aprendizagem.