Exibir Ação

Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Preparação Continuada para Ingresso no Mestrado Acadêmico em Matemática
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Semi-Presencial
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Diego de Sousa Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Fred Castro Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2023 30/11/2023
Diego de Sousa Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Esdras Muniz Mota IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Rodrigo Souza da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 15/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os participantes terão acesso à um curso preparatório visando o acesso ao Mestrado Acadêmico em Matemática, durante o curso os participantes irão debater os tópicos necessários para a resolução de exercícios e problemas presentes nos exames de admissão de mestrados acadêmicos em várias IES do Brasil, juntamente aos docentes formadores serão discutidos e debatidos problemas da área de análise real, por fim, terão acesso à listas preparatórias e simulados com o intuito de avaliar o progresso durante o curso.
Justificativa
Os alunos de matemática, ou outros cursos correlacionados, que estão nos últimos semestre do curso, bem como os egressos por muitas vezes desistem de se submeterem à uma seleção de ingresso em um Mestrado Acadêmico em Matemática por não se sentirem preparados para realizar a prova de admissão, pois esta contempla os conteúdos que são estudados durante a disciplina de Introdução à Análise Real e, algumas vezes, tal disciplina não está presente na grade curricular do seu curso. Desse modo, a preparação continuada para a capacitação dos alunos surge como o apoio para os alunos que desejam pleitear uma vaga na pós-graduação.
Público Alvo
O projeto beneficiará alunos egressos dos cursos de matemática, professores já atuantes no ensino básico que ainda não possuem mestrado e desejam se submeter à seleção para ingresso nos cursos de Mestrado Acadêmico em Matemática, porém não se sentem preparados ou não tiveram a formação durante o curso de graduação realizado.
Objetivo Geral
Capacitar os participantes à pleitear e ser aprovados nos exames de admissão em análise matemática e aprofundar conteúdos estudados previamente em algum momento do curso durante a graduação.
Objetivo Específico
Estudar técnicas de solução dos problemas de análise. Resolver problemas relacionados à analise matemática. Conhecer as provas que já foram utilizadas nos programas de admissão nos mestrados acadêmicos. Aprimorar as habilidades do pensamento lógico. Melhorar a escrita científica e a retórica matemática.
Metodologia
* Período de Inscrição: os interessados irão preencher um formulário de interesse, no link disponível nas plataformas de divulgação, que serão o instagram do Curso de Licenciatura em Matemática de Canindé (https://www.instagram.com/licenciaturamatifce_caninde/) para a comunidade interna/externa, bem como através de emails direcionados para os alunos (exclusivo para comunidade interna). As inscrições terão um fluxo contínuo até o limite das vagas, com início em 15/07/2023 (30 dias antes do início do projeto). * Exposição dos principais tópicos de análise: os professores irão expor os principais temas relacionados à análise e o que é mais necessário durante as soluções. * Exposição de problemas e suas soluções: os professores irão apresentar problemas e teoremas e suas soluções e demonstrações, respectivamente. * Aplicação de Listas de Problemas: os alunos irão, baseados nos problemas que foram apresentados nas aulas, discutir idéias de soluções, o formato de escrita e irão devolver suas soluções a fim de serem avaliadas pelos professores. * Exposição de seminários temáticos: em um primeiro momento os professores irão apresentar temas de análise que corroborem para traçar estratégias e gerar novas idéias para questões inéditas. Em um segundo momento, os alunos irão apresentar para a turma as estratégias de soluções que podem ser desenvolvidas a partir do que foi exposto pelos professores. A avaliação se dará de forma subjetiva baseada na capacidade de absorção do tema exposto e da capacidade de desenvolver novas ideias. * Apresentar e resolver testes de admissão dos principais programas de Mestrado Acadêmico em Matemática do Brasil: Os professores irão trazer os testes e, juntamente com os alunos, buscarão estratégias de soluções. A avaliação será baseada na participação ativa dos alunos e depois os professores irão fornecer, caso não tenha sido apresentada por algum dos alunos, a solução oficial fornecida pelo programa de pós-graduação.