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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FAZER FAZ SABER: comida, me´mória e pertencimento
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desenvolvimento Humano
Data de Início:
16/08/2023
Previsão de Fim:
30/08/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
120
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Orlando Cantuario de Assuncao Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisca Vitoria Albuquerque da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/08/2023 30/07/2024
IRENILDA TELES ARAÚJO SERVIDORA TERCEIRIZADO Integrante Sem vínculo Não 4 17/08/2023 30/07/2024
IZABEL CRISTINA ARAÚJO DOS SANTOS ISACRIS FOTOGRAFIAS Integrante Sem vínculo Não 4 20/08/2023 30/07/2024
Izabelle Dias Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/08/2023 30/07/2024
Janderson Cardoso Lourenço IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/08/2023 30/07/2024
João Pedro de Araújo Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/08/2023 30/07/2024
Milena Maria Ferreira Pires Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 17/08/2023 30/07/2024
Orlando Cantuario de Assuncao Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 16/08/2023 30/08/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
APRESENTAÇÃO O presente projeto de extensão nasce, primeiramente, de uma proposta de aproximar as comunidades locais, vizinhas e circunvizinhas do Instituto federal do Ceará, campus Camocim, das atividades educacionais, culturais, científicas e tecnológicas. Isso, pode permitir os relacionamentos intersubjetivos em prol do desenvolvimento das pessoas em seus lugares de convivência. Seja material ou imaterial, tal desenvolvimento se implica, com a proposição de atividades, as quais favoreçam o exercício da cidadania e sua efetiva participação política, econômica e social. Em segundo lugar, o projeto de extensão propõe, no âmbito de suas atividades, ser solidário ao ensino e à pesquisa. Cumplicia-se, portanto, particularmente, com o ensino técnico profissionalizante, mais especificamente com o Curso Técnico de Restaurante e Bar. O projeto de extensão FAZER FAZ SABER se apresenta como um campo de realizações culinárias, as quais se constituem como ambientes propositores dos fazeres de pessoas da comunidade Jardins das Oliveiras. O fazer realizado no espaço da cozinha do dia-a-dia, de homens e mulheres dessa comunidade, pode se apresentar como elementos marcadores de identidade e pertencimento do fazer que gera saber, em torno da arte e prática culinárias. Na primeira etapa, ocorrerá a imersão na cozinha de uma moradora da comunidade, para que essa apresente seus fazeres gastronômicos e culinários, com o objetivo de proporcionar a comunicação desses fazeres por todas as comunidades, tendo início em Camocim. A Senhora Iris, moradora da comunidade Jardim das Oliveiras, juntamente com os (as) discentes do Curso Técnico de Restaurante e Bar apresentaram um portfólio de receitas, que carregam em sua narrativa, ingredientes, na sua maioria, regionais e característicos da cozinha cearense. As elaborações ocorrerão no Laboratório de cozinha Experimental do IFCE, e terá assistência educacional do professor do Eixo de Hospitalidade e Lazer. Tal ação intenta proporcionar um sentido de apropriação indenitária e cultural da comida local, como sentido de pertencimento. Pertencimento esse, que para Lody (2013), realiza-se a partir dos fazeres na cozinha, que cozinha para além de uma mesa materialmente, construída. Contando com a participação discente, do Curso Técnico de Restaurante e Bar, o projeto, de acordo com seu planejamento, pretende culminar com a construção de um e-book, no qual serão apresentadas todas as preparações e concepções culinárias, que a (o) morador (a) da comunidade Jardins das Oliveiras, na cidade de Camocim, Ceará. As preparações e concepções culinárias e gastronômicas são de autoria do (a) participante da comunidade. Desse modo, pretendemos, através do projeto de extensão FAZER FAZ SABER, proporcionar a interação, a aproximação e diálogo entre a comunidade e a instituição de ensino profissional, educacional e tecnológico. Nesse movimento dialógico, busca-se, no contexto da missão e visão do IFCE, estabelecer uma rede comunicativa de interesses circundantes e comprometidos com o desenvolvimento das pessoas e suas localidades.
Justificativa
O projeto Fazer Faz Saber é importante porque é uma inciativa que se compromete em proporcionar a construção de espaços de construção de relacionamentos, pelos quais torna-se possível a extensão do IFCE, campus Camocim, no sentido de realização efetiva de sua missão, a qual se compromete em Produzir, disseminar e aplicar os conhecimentos científicos e tecnológicos na busca de participar integralmente da formação do cidadão, tornando-a completa, visando sua total inserção social, política, cultural e ética (FEREIRA; JUNIOR, 2019, p.8). Nesse sentido, o projeto, se configura como um conjunto de atividades, as quais pretende envolver tanto o público interno, quanto o externo ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, e busca ampliar a participação das pessoas da comunidade, no âmbito das ações relacionadas com o ensino e a pesquisa. Isso pode favorecer o desenvolvimento social e cultural, de moradores (as) das localidades, vizinhas, circunvizinhas e adjacentes ao IFCE, campus Camocim. No âmbito de sua institucionalidade, a ação de extensão se estabelece como uma atividade que busca superar os sentidos semânticos que muitas vezes lhes são conferidos, como estender, alargar, ampliar. Freire (2021) compreende a extensão muito além de sua significação semântica, pois relata que a extensão é uma via de mão dupla, na qual os relacionamentos dialógicos, constroem os espaços de troca de conhecimentos. Nesses espaços, não existe uma hierarquia do saber. Acrescenta o autor, que o espaço de ação de extensão é democrático e libertário. A extensão, deve ser educativa, pois Trata-se de uma relação educador/educando, ensino-aprendizagem na O saber começa com a consciência do saber pouco (enquanto alguém atua). Pois sabendo que sabe pouco que uma pessoa se prepara para saber mais. Se tivéssemos um saber absoluto, já não poderíamos continuar sabendo, pois que este seria um saber que não estaria sendo. Quem tudo soubesse já não poderia saber, pois não indagaria. O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz constantemente o seu saber. E é por isto que todo saber novo se gera num saber que passou a ser velho, o qual, anteriormente, gerando-se num outro saber que também se tornara velho, se havia instalado como saber novo (FREIRE, 2017, p.58). Nesse sentido, afirma o pesquisador que a xtensão é uma “ação cultural”, o contrário da “invasão cultural”. A cultura é o que fazemos como práxis de “ação transformadora”. Transformação do meio natural em meio de cultural, em todos os sentidos, através do trabalho, seja ele material ou imaterial, social ou produtivo, intelectual ou manual. Sendo campo de ação cultural, a extensão pode configurar-se como lugar de troca de saberes, de forma dialógica. Ao trazer a possibilidade de se construir um produto material/imaterial, a partir de caderno de receitas autorais de moradores (as) das comunidades locais de Camocim-CE, o projeto objetiva contribuir com a memória e cultura local. O caderno de receita, portanto, faz parte de uma memória individual, o que para Halbwachs (1990), pode estar carregada de uma memória coletiva. Desse modo, o projeto de extensão Fazer Faz Saber se compromete de forma cumpliciada com os interesses institucionais educativos de ensino-aprendizagem, ao ponto de estender, democraticamente, os espaços de participação, elaboração e construção de atividades, que visam, como já dito anteriormente, ao desenvolvimento cultural social e econômico das pessoas.
Público Alvo
Na ação, estarão envolvidos discentes, docentes e servidores administrativos do IFCE, campus Camocim. O público externo participante do projeto de extensão, inicialmente, são provenientes do Bairro Jardim das Oliveiras, na cidade de Camocim. Gradativamente, serão inseridos, no projeto, as comunidades do Conjunto Habitacional Bonito II, Tapete Verde, Apossados, Boa Esperança, dentre outras.
Objetivo Geral
OBJETIVOS 3.1 Geral Realizar uma atividade de extensão, a partir do fazer dos sujeitos, interessada em promover a cultura, preservando a memória, na construção dos conhecimentos sobre a comida e sua identidade. 3.2 Específicos • Utilizar os fazeres do dia-a-dia de uma dona de casa como forma de apresentar a construção de receitas culinárias autorias; • Apresentar a comida como elemento de construção indentitária, de pertencimento e memória material e imaterial; • Construir um e-book, inscrito com as receitas culinárias autorais de uma moradora do bairro Jardim das Oliveiras, de maneira a construir um espaço de memória material e imaterial
Objetivo Específico
Específicos • Utilizar os fazeres do dia-a-dia de uma dona de casa como forma de apresentar a construção de receitas culinárias autorias; • Apresentar a comida como elemento de construção indentitária, de pertencimento e memória material e imaterial; • Construir um e-book, inscrito com as receitas culinárias autorais de uma moradora do bairro Jardim das Oliveiras, de maneira a construir um espaço de memória material e imaterial
Metodologia
Severino (2016) avalia que toda modalidade de conhecimento realizado por nós, está implicado em uma condição, previamente estabelecida. Condição que se abriga em nossa concepção da relação sujeito/objeto. Nesse sentido, a metodologia que será utilizada está consubstanciada na relação que ocorre entre o sujeito e objeto, no contexto da construção dos espaços de conhecimentos, em torno e no referido projeto. Dessa forma, utilizaremos a seguinte metodologia para aplicação das atividades de extensão, no projeto FAZER FAZ SABER: • Categorização das receitas, conforme suas especificidades; • A cada 7 (sete) dias serão executadas 3 (receitas), em Laboratório de Cozinha Experimental. Elas são relacionadas com o dia-a-dia da comunidade local de Camocim; • As elaborações serão fotografadas e arquivadas, para posterior apresentação em e-book; • Durante o evento de elaboração e construção das receitas em Cozinha Experimental, ocorrerá a explanação dos motivos e da relação com a memória afetiva da comida com o bairro; • Ao final de cada encontro, os (as) discentes do Curso Técnico de Restaurante e Bar, do semestre atual, montarão uma roda de conversas acerca do encontro, para que seja registrado no e-book.