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Campus:
CAMPUS PARACURU
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Dialogando sobre autismo
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
26/06/2023
Previsão de Fim:
26/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
50
Carga Horária de Execução do Evento:
4
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Paracuru
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Rádio
Redes sociais
Folder
E-mail
Cartaz
Áudio
Atividades Realizadas:
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Sinara Socorro Duarte Rocha
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Julia Mota Farias IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 19/06/2023 19/06/2023
Marly dos Santos Alves IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 19/06/2023 19/06/2023
Sinara Socorro Duarte Rocha IFCE Coordenador Docente IFCE Não 1 26/06/2023 26/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O autismo, também conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma condição neurobiológica do desenvolvimento humano caracterizada por déficits persistentes na comunicação social e interações sociais, bem como por padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses e atividades. O TEA é considerado um transtorno do neurodesenvolvimento de base genética, envolvendo interações complexas entre fatores genéticos e ambientais. Os indivíduos no espectro autista podem apresentar uma ampla variedade de sintomas e níveis de gravidade, resultando em uma diversidade de perfis autísticos. Os déficits na comunicação social podem se manifestar por meio de dificuldades na reciprocidade socioemocional, na habilidade de iniciar e manter conversas, na compreensão de gestos e expressões faciais, bem como na utilização adequada de linguagem verbal e não verbal. Além disso, o comportamento restrito e repetitivo é uma característica central do autismo, podendo incluir padrões estereotipados de movimentos, interesses intensos e específicos, dificuldade na adaptação a mudanças na rotina e sensibilidades sensoriais atípicas. O diagnóstico do autismo é baseado em critérios clínicos e observacionais, utilizando instrumentos padronizados, como o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) e a Classificação Internacional de Doenças (CID-11). Embora não haja cura para o autismo, intervenções precoces e abordagens terapêuticas podem ajudar a melhorar a qualidade de vida dos indivíduos autistas, visando o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e adaptativas. A abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais de saúde, educação e terapia, é essencial para o suporte e a inclusão desses indivíduos na sociedade.
Justificativa
Há várias razões pelas quais é importante falar sobre o autismo. Consciência e aceitação: Ao falar sobre o autismo, podemos aumentar a conscientização e promover uma compreensão mais ampla dessa condição. Isso ajuda a combater estigmas e preconceitos associados ao autismo, permitindo uma maior aceitação e inclusão das pessoas no espectro autista na sociedade. Identificação precoce e intervenção: Ao promover o conhecimento sobre os sinais precoces do autismo, é possível aumentar a probabilidade de identificação precoce. Quanto mais cedo um indivíduo receber um diagnóstico e iniciar intervenções apropriadas, maiores são as chances de desenvolver habilidades sociais, comunicativas e adaptativas. Acesso a serviços e apoio: Ao falar sobre o autismo, podemos destacar a importância de serviços e apoios adequados para indivíduos no espectro autista e suas famílias. Isso pode incluir acesso a terapias, suporte educacional, programas de inclusão e recursos comunitários específicos para suas necessidades. Inclusão e igualdade de oportunidades: Ao criar uma sociedade mais informada sobre o autismo, podemos trabalhar para garantir que as pessoas no espectro autista tenham igualdade de oportunidades em diversos aspectos da vida, como educação, emprego, relacionamentos e participação social. Isso contribui para uma sociedade mais inclusiva e justa. Avanços na pesquisa e na ciência: Ao falar sobre o autismo, podemos promover a pesquisa e o desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas, estratégias de apoio e compreensão dos mecanismos subjacentes ao transtorno. Isso pode levar a avanços significativos na compreensão e tratamento do autismo. Em resumo, falar sobre o autismo é fundamental para aumentar a conscientização, promover a inclusão, fornecer suporte adequado e impulsionar a pesquisa, contribuindo para uma sociedade mais informada, inclusiva e acolhedora para as pessoas no espectro autista.
Público Alvo
Pais e mãe de autistas bem como profissionais de educação
Objetivo Geral
Discutir sobre o autismo com a comunidade autista de forma clara e objetiva dirimindo possíveis dúvidas
Objetivo Específico
Apontar as causas do autismo Descrever os sentimentos relacionados ao autismo no seio familiar e escolar
Metodologia
Haverá uma palestra no auditório e um bate papo com a Psicologa Julia Mota, que também é mae autista juntamente com a associação de Mães autistas sobre suas duvidas sobre o assunto.