Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Minicurso de Inglês Básico Através de Provérbios
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
26/06/2023
Previsão de Fim:
30/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
25
Carga Horária de Execução do Evento:
10
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Daniel de Sa Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Daniel de Sa Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 10 26/06/2023 30/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Os provérbios são textos curtos que transmitem conhecimentos sobre a vida. Essas características favorecem a utilização dos provérbios no ensino de língua inglesa, pois o estudante terá a oportunidade de aprender tanto os aspectos linguísticos (como vocabulário e gramática), quanto o significado dos provérbios em inglês, podendo, assim, compreender um texto completo, mesmo sendo curto, como é um provérbio. Essa aprendizagem envolvendo a língua inglesa e os provérbios é o alvo a ser alcançado através do “Minicurso de Inglês Básico Através de Provérbios”.
Justificativa
O minicurso justifica-se pela necessidade, por parte de estudantes do ensino básico e superior, de aprendizagem de língua inglesa, principalmente a habilidade de leitura, que é demandada no contexto acadêmico e em diversas profissões. Os provérbios, sendo curtos e completos, são textos adequados para a introdução de habilidade de leitura em língua inglesa, em conjunto com a aquisição de vocabulário e gramática. Cabe esclarecer que os provérbios a serem trabalhados no “Minicurso de Inglês Básico Através de Provérbios” não têm caráter religioso, e sim abarca diversas culturas, respeitando a diversidade cultural religiosa do Brasil, sem proselitismo, conforme art. 33 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (9394/96).
Público Alvo
Estudantes do ensino básico e superior e demais interessados na iniciação e no desenvolvimento da língua inglesa.
Objetivo Geral
Desenvolver habilidade linguística em língua inglesa no nível básico utilizando provérbios.
Objetivo Específico
a) Abordar os aspectos de vocabulário e gramática presentes nos provérbios; b) Compreender os provérbios em língua inglesa e aplicá-las em situações comunicativas.
Metodologia
A ação será realizada nas seguintes etapas: planejamento, divulgação, execução e avaliação. Sobre o planejamento, o minicurso será ministrado com base no e-book “English with Proverbs”, de autoria do proponente desta ação. Serão dez lições, sendo uma lição abordando um provérbio. Os provérbios a serem abordados são: “No man is an island” (Nenhum homem é uma ilha); “There’s no time like the present” (Não existe tempo como o presente); “Actions speak louder than words” (As ações falam mais alto do que as palavras); “Practice makes perfect” (A prática leva a perfeição); “A man is as old as he feels” (Um homem é tão velho quanto ele se sente); “Curiosity killed the cat” (A curiosidade matou o gato); “Hope for the best, but prepare for the worst” (Espere o melhor, mas prepare-se para o pior); “Don’t bite the hand that feeds you” (Não morda a mão que o alimenta); “You can catch more flies with honey than with vinegar” (Você pode pegar mais moscas com o mel do que com vinagre); “You can’t judge a book by its cover” (Você não pode julgar um livro pela capa). O curso será ministrado entre os dias 26 a 30 de julho, das 18h às 20h, sendo cada dia 2h, totalizando 5 dias, 10 horas. Considerando que o minicurso será de 10 horas, em média, será dedicada uma hora para a abordagem de cada provérbio. Quanto à divulgação, o público será mobilizado através das redes sociais e do site institucional. As inscrições serão realizadas através de formulário eletrônico. Para o público externo, serão 15 vagas; para o público do IFCE, serão 10 vagas. A seleção dos inscritos será por ordem de inscrição feita e efetivada no formulário eletrônico. Sobre a descrição do minicurso, haverá, como mencionado, dez lições, sendo uma lição abordando um provérbio. Cada lição é iniciada com a exposição do conhecimento prévio do provérbio que cada participante do minicurso possui. Em seguida, serão trabalhados os aspectos de vocabulário e de gramática presentes no provérbio. Por fim, o participante terá a oportunidade de expressar o que aprendeu do provérbio, com a tradução, explicação do significado e aplicação do provérbio em uma situação comunicativa, comparando sua aprendizagem no final da lição com o seu conhecimento prévio do provérbio exposto no início da lição, oportunizando, assim, a visualização do seu progresso na aquisição de língua inglesa. Quanto a avaliação, será considerada a frequência, de no mínimo, 75% da carga horária, além da participação das aulas através de diálogos sobre os assuntos abordados e resolução de exercícios.