Exibir Ação

Campus:
CAMPUS QUIXADA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
I Colóquio do dia do(a) professor(a) de Geografia – “Desafios e potencialidades da profissão docente em Geografia no Sertão Central cearense”
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
27/06/2023
Previsão de Fim:
27/06/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
8
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Banabuiú
Quixadá
Quixeramobim
Senador Pompeu
Formas de Avaliação:
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Colóquio
Nome do Responsável:
Camila Freire Sampaio
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Tadeu Pinto Soares Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Camila Freire Sampaio IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 27/06/2023 27/06/2023
Danielle Rodrigues da Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Davi Lopes Silva Escola Estadual de Ensino Médio Gov. Luiz Gonzaga da Fonseca Mota Integrante Sem vínculo Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Francelio Angelo de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Francisco Eliardo Nobre de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Francisco Erivaldo Miguel Barbosa IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
João Paulo de Oliveira Escola Municipal de Ensino Fundamental José Jucá Integrante Sem vínculo Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Marcolino Alves Cardozo Escola Municipal de Ensino Fundamental Raimundo Marques de Almeida Integrante Sem vínculo Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Maria Cleidiane Cavalcante Freitas IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Maria Lucivania de Souza IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Pricila Alexandre Lima IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Richelly dos Santos Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 26/06/2023 26/06/2023
Rita de Kassia Texeira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Vitória Holanda de Andrade IFCE Integrante Discente IFCE Não 1 27/06/2023 27/06/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O I Colóquio do dia do(a) professor(a) de Geografia, com o tema “Desafios e potencialidades da profissão docente em Geografia no Sertão Central cearense” traz a oportunidade de troca de saberes e experiências entre estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus de Quixadá e egressos deste curso que atualmente atuam na docência em Geografia para discutir aspectos importantes inerentes à prática pedagógica, ao processo de ensino-aprendizagem, aos primeiros passos na docência e demais elementos específicos do trabalho docente em Geografia. O evento também se constituirá no Pré-Fala Professor(a), fruto de articulação com a Associação de Geógrafo(a)s Brasileiro(a)s - AGB seção Fortaleza, cujo intuito é mobilizar as instituições de diferentes cidades do país para o Encontro Nacional de Ensino de Geografia - X Fala Professor(a), que acontecerá em Fortaleza-CE em julho de 2023. Portanto, o I Colóquio constitui-se em um marco para o curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus de Quixadá.
Justificativa
É de extrema relevância para construção e fortalecimento da identidade profissional dos estudantes do curso de Licenciatura em Geografia do IFCE campus de Quixadá para que se percebam enquanto professores que a data 26 de junho, alusiva ao dia do(a) professor(a) de Geografia, seja demarcada, celebrada e refletida como ação afirmativa de valorização e reconhecimento da profissão, sua função social e potencial para atuar na construção de uma sociedade com mais justiça social e responsabilidade ambiental.
Público Alvo
- Professores das escolas de educação básica de municípios da região do Sertão Central, principalmente Quixadá; - Egressos do curso de Licenciatura em Geografia; - Demais interessados na área;
Objetivo Geral
Discutir, entre pares, as especificidades do atual contexto pedagógico para o trabalho docente em Geografia em escolas públicas do Sertão Central cearense.
Objetivo Específico
- Oportunizar momento de troca coletiva acerca de desafios que envolvem o exercício profissional de professores de Geografia de escolas públicas que atuam em municípios da região do Sertão Central cearense; - Refletir sobre as fragilidades que ainda se apresentam no âmbito do processo de ensino-aprendizagem em Geografia escolar; - Identificar dificuldades da fase inicial da docência em Geografia; - Identificar avanços e potencialidades da prática pedagógica em Geografia no contexto do Sertão Central cearense;
Metodologia
O evento é do tipo colóquio. As etapas de execução foram assim divididas: pré-evento que envolve o planejamento/organização e divulgação; evento e pós-evento. A organização envolveu professores e estudantes do curso de Licenciatura em Geografia que se dedicam aos estudos sobre ensino de Geografia, que incluem três grupos: o Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Geografia – LEPEG, Programa de Residência Pedagógica – PRP (incluindo os professores preceptores das escolas-campo) e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Emancipação, Sociedade e Sertão – GESSOL. A divulgação será realizada através das redes sociais, site e envio de material de divulgação para a CREDE 12 e Secretaria municipal de educação de Quixadá. As inscrições ocorrerão através de site. Para o colóquio foram convidados 4 professores para realizarem debate inicial acerca de questões específicas do trabalho docente em Geografia e seus rebatimentos no processo de ensino-aprendizagem. Após as falas dos convidados, será aberta a fala para o público interagir, perguntar e trocar experiências e saberes. A etapa do pós-evento inclui a avaliação e a emissão dos certificados aos participantes.