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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Imersão Enem: argumentatividade na redação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
18/07/2023
Previsão de Fim:
20/07/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
15
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
E-mail
Convite
Atividades Realizadas:
Oficina
Nome do Responsável:
Kleiane Bezerra de Sa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Kleiane Bezerra de Sa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 40 18/07/2023 20/07/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Nesta oficina, temos como objetivo abordar a argumentação na redação do Enem. Partiremos, em vista disso, da Competência 3 do Enem: "Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista", para estudar a melhor maneira de desenvolver a argumentação na redação do Enem.
Justificativa
Uma atividade argumentativa escrita se realiza de forma situada e negociada, envolvendo sujeitos com papéis determinados, em dada situação, com objetivos e conhecimentos que compõem uma espécie de base comum (KOCH e ELIAS, 2016). Essa é exatamente a situação contextual da produção da redação do Enem. Entretanto, o que leva a uma multiplicidade de arranjos possíveis de abordagem do tema são as vivências sócio-históricas dos candidatos, as quais perpassam pela renda, acesso à educação de qualidade, nível de letramento, etc., que os levarão a definir um ou outro argumento como mais contundente para tentar influenciar o corretor.
Público Alvo
Participantes do Enem - edição 2023.
Objetivo Geral
Observar os critérios de avaliação da competência 3 da matriz de referência do Enem de modo a cumpri-los adequadamente na escrita da redação do Enem.
Objetivo Específico
Promover estratégias para que os alunos selecionem os argumentos em defesa de um ponto de vista, relacionando-os, organizando-os na redação do Enem.
Metodologia
a) planejamento; 1. Seleção e leitura de 10 redações do Enem edição 2022, nota mil, divulgadas pelo site G1. 2. Análise dos argumentos presentes nos textos, tendo em vista a Competência 3 da Matriz de Referência para correção do Enem; 3. Elaboração de slides e de material impresso com a sistematização das informações coletadas na etapa 2. b) divulgação, mobilização ( como o público externo será mobilizado e poderá se inscrever para participar da atividade); 1. A equipe de comunicação do Campus Tauá irá elaborar folder e divulgar o link do Formulário Google para que os alunos no próprio campus e alunos das demais instituições de ensino do município de Tauá se inscrevam por ordem de adesão, o que ocorrerá de 19/06 a 14/07. c) Descrição do minicurso Neste minicurso, objetivamos abordar a argumentação na redação do Enem. Partiremos, em vista disso, da Competência 3 do Enem: "Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista", para estudar a melhor maneira de desenvolver a argumentação na redação do Enem, tendo em vista redações nota mil da edição de 2022, divulgadas pelo site G1. d) avaliação dos trabalhos Os alunos serão avaliados pela participação nas atividades propostas, que dizem respeito aos passos seguintes: Ler a proposta de redação Enem 2022; Analisar os textos motivadores; Delimitar o tema; Selecionar argumentos, com base no repertório sociocultural; Eleger maneiras de articulá-lo ao tema delimitado e textualizar essa vinculação; Propor intervenção para o problema abordado no texto, tendo em vista os argumentos selecionados; Elaborar textos estilo Enem.