Exibir Ação

Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Minicurso
Título:
Minicurso de Introdução à Lógica de Programação com Python
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Tecnologia da Informação
Data de Início:
06/11/2023
Previsão de Fim:
06/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Testes Objetivos
Testes Subjetivos
Trabalho em grupo
Frequência
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lucas Ferreira Mendes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Júlio César Sousa Oliveira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 20 06/11/2023 06/12/2023
Lucas Ferreira Mendes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 8 06/11/2023 06/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O minicurso de Introdução à Lógica de Programação com Python visa trabalhar os conceitos básicos de programação de computadores, abordando a lógica e resolução de problemas com algoritmos utilizando a linguagem Python. A ação integra o Projeto Espaço 4.0 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, apoiado pela Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do IFCE (FAIFCE). O minicurso é indicado para qualquer pessoa que tenha completado o ensino fundamental e esteja interessada em aprender os fundamentos da programação de computadores. A ação tem o objetivo de introduzir os conceitos de Lógica de Programação utilizando uma linguagem de programação de fácil aprendizado e em ascensão, o Python. Será ministrado semanalmente no IFCE - Campus Tauá, às segundas e quartas, no Laboratório de Informática, no horário de 13:00 às 17:00, com uma carga horária total de 40 (quarenta) horas.
Justificativa
A área de Tecnologia da Informação tem, nitidamente, crescido de forma exponencial, sendo seus conhecimentos aplicados em diversas outras áreas como na medicina, engenharia de produção, educação entre outras. Como afirmam Pereira e Rapkiewicz (2004, apud GARLET; BIGOLIN e SILVEIRA, 2016) sabe-se que esta é uma área que exige bastante esforço pelo seu grau de dificuldade, principalmente no que se diz respeito à lógica de programação, que é um dos requisitos fundamentais nos cursos de computação. Nesse contexto, percebe-se a necessidade de repensar estratégias e metodologias de ensino de Lógica de Programação visando uma melhor aceitação e adaptação por parte dos alunos. Dessa forma o uso de uma Linguagem de Programação de sintaxe simples e de fácil aprendizado, poderá auxiliar no ensino dos conceitos de Lógica de Programação e ao mesmo tempo introduzir os alunos no aprendizado de uma Linguagem de Programação comercial. Dito isso, o presente curso visa trabalhar o ensino de Lógica de Programação utilizando a Linguagem Python, por corresponder às características supracitadas. Além de fácil aprendizado, essa Linguagem de Programação, de acordo com uma pesquisa realizada pela companhia de qualidade de software Holandesa TIOB, aparece na 1ª (primeira) posição do ranking das Linguagens de Programação mais populares do mundo. O Stack Overflow, site de perguntas e respostas com uma grande quantidade de tópicos sobre programação de computadores, divulgou em 2022 o resultado de uma pesquisa entre seus utilizadores. O resultado da pesquisa mostra a Linguagem Python em 2ª (segundo) lugar, em relação ao interesse, levando em consideração somente as tecnologias associadas a Linguagens de Programação. Dessa forma o presente minicurso de extensão visa proporcionar a seus participantes uma introdução aos conceitos de Lógica de Programação utilizando uma linguagem de programação em ascensão, o Python.
Público Alvo
Qualquer pessoa com 15 anos ou mais, que tenha completado o ensino fundamental e esteja interessada em aprender os fundamentos da programação de computadores.
Objetivo Geral
Possibilitar aos alunos o conhecimento da programação diante dos seus aspectos básicos e estruturação, introduzindo os conceitos básicos de algoritmo e lógica de programação.
Objetivo Específico
Trabalhar os conhecimentos de raciocínio lógico e pensamento computacional; Trabalhar os conhecimentos básicos de Lógica de Programação como variáveis, operadores, estruturas de decisão e repetição; Utilizar a Linguagem de Programação Python para trabalhar os conhecimentos de Lógica de Programação, por ser uma linguagem de fácil aprendizado e em ascensão.
Metodologia
Metodologia das aulas: - Aulas teóricas expositivas; - Aulas práticas em laboratório com resolução de problemas; - O curso utilizará conceitos de pensamento computacional para abordar os fundamentos de programação de computadores. As atividades serão pensadas de forma a trabalhar os 4 pilares do pensamento computacional: decomposição, reconhecimento de padrões, abstração e algoritmos. Etapas: - Etapa 01: apresentação do minicurso e da base teórica/conceitual necessária; - Etapa 02: Variáveis e entrada de dados, tendo a finalidade de apresentar os fundamentos básicos de entrada, armazenamento, processamento e saída de dados em um programa de computador; - Etapa 03: Estruturas de controle de fluxo, tendo a finalidade de apresentar aos alunos as principais estruturas de código para trabalhar com testes condicionais e repetição de código, tarefas muito comuns e necessárias em um programa de computador; - Etapa 04: Funções, tendo a finalidade de apresentar aos alunos os conceitos básicos para trabalhar com operações por meio de funções e procedimentos a fim de abstrair, modularizar e reutilizar código; - Etapa 05: Tópicos especiais, tendo a finalidade de apresentar aos alunos, tópicos adicionais relativos aos conceitos de Listas, Strings e Funções recursivas em Python, bem como exemplos simples de utilização da linguagem Python para manipulação e análise de dados. Recursos: - Quadro branco; - Pincéis; - Apagador; - Computadores. Avaliação: A avaliação se dará de forma qualitativa e será baseada nos seguintes fatores: - Participação do aluno nas aulas; - Participação do aluno no desenvolvimento das atividades práticas; e - Evolução do aluno em comparação com o início do curso.