Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
FICEJA - Educação de Jovens e Adultos Surdos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
08/08/2023
Previsão de Fim:
25/06/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Pesquisa de Satisfação
Prova
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Raquece Mota Honorio Cruz
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonio Nelson Teixeira Moreno IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/08/2023 25/06/2024
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/08/2023 25/06/2024
Jardanny Marreiro Barros da Silva ALpha Terceirizações Integrante Sem vínculo Não 2 08/08/2023 25/06/2024
Raquece Mota Honorio Cruz IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 08/08/2023 25/06/2024
Resilandia Leitão LIma de Araújo ALpha Terceirizações Integrante Sem vínculo Não 2 08/08/2023 25/06/2024
Rodrigo Alves Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 08/08/2023 25/06/2024
Tiago Pereira Leite ALpha Terceirizações Integrante Sem vínculo Não 2 08/08/2023 25/06/2024
Vanessa Guedes Ribeiro ALpha Terceirizações Integrante Sem vínculo Não 2 08/08/2023 25/06/2024
Vitória Nogueira de Freitas ALpha Terceirizações Integrante Sem vínculo Não 2 08/08/2023 25/06/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Centro de Educação de Jovens e Adultos Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O IFCE campus Acopiara já desenvolve desde o início do ano de 2022 projetos na área da Libras tanto para pessoas surdas como para pessoas ouvintes. Para surdos, ofertamos o curso que Libras como L1 e o curso de Língua Portuguesa como L2. Nesse espaço de tempo ( cerca de 1 ano), pudemos perceber que os surdos que participam do projeto não haviam concluído a formação acadêmica básica, como ensino funadamental e médio devido ao fato de que nas escolas emque eles estudaram não havia acessibiliade em Libras. Agora, depois de anos fora da escola, eles sentiram o desejo de concluirem a formação básica pois se sentiram motivados pela oportunidade ofertada pelo campus Acopiara. Para Tanto, os alunos surdos se matrcicularam no CEJA (Centro de Educação de Jovens e Adultos), centro este mantido pela prefeitura da cidade e após isso, firmamos a parceria com esta instituição para contribuirmos com a produção de material de Libras para dar suporte nos estudos pessoais destes alunos.
Justificativa
Através dessa parceria entre IFCE campus Acopiara e CEJA, os jevens e adultos surdos terão a oportunidade de trilhar novos caminhos, desenvolvendo suas habilidades e ampliando suas perspectivas de viver em uma sociedade. Este projeto beneficiará nossos alunos surdos matriculados em ambas as instituições, al´me de proporcionar uma melhor qualidade educacional para este grupo e para a próximas pessoas que precisarão ususfruir deste material acessivel em Libras, pois a produçao de videoaulas traduzidas será uma material pemanente no acervo do CEJA.
Público Alvo
Os alunos surdos matriculados no CEJA (Centro de Jovens e adultos)
Objetivo Geral
Oportunizar a conclusão do ensino básico de jovens e adultos surdos que não puderam finalizar sua escolaridade na idade certa, por meio das prodrução e adaptação das apostilas e simulados dos alunos.
Objetivo Específico
Organização do sinalário de acordo com a temática das disciplinas; Desenvolver atividades utilizando a proposta bilingue (português/libras); Tradução para Libras das apostilas de ensino fundamental e médio; Promover a inclusão e fortalecer os vinculos dos discentes surdos com a sociedade;
Metodologia
Este Projeto seguirá as seguintes etapas: PARCERIA Etapa 1: Reunião de Parceria IFCE/CEJA para firmar o acordo entre as instituições; Etapa 2: Encaminhar os alunos surdos para setor de matrícula do CEJA; Etapa 3: Alunos surdos apresentam à equipe de Libras do IFCE campus Acopiara o material de apoio recebido pela CEJA ( apostilas dos conteúdos das disciplinas, simulados, etc.) PRODUÇÃO E ADAPTAÇÃO DOS MATERIAIS EM LIBRAS Etapa 1: Análise das apostila, leitura e estudos dos conteúdos; Etapa 2: Organização do Sinalário (glossário em Libras) das apostilas; Etapa 3: Gravação do sinalário Etapa 3: Gravação dos capítulos das apostilas Etapa 4: Edição dos videos e correções Etapa 5: Entrega do material para os estudantes surdos do CEJA Etapa 6: Apoio aos estudantes surdos duas vezes por semana; Etapa 7: Gravação das provas e simulados das respectivas disciplinas; Obs: O ciclo se repete a cada disciplina;