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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
O Mercadim como alternativa para o desenvolvimento do modelo de economia circular no Vale do Jaguaribe
Área Temática:
Tecnologia e Produção
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
21/07/2023
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Programa IF Mais Empreendedor
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Abaiara
Acarape
Acaraú
Acopiara
Aiuaba
Alcântaras
Altaneira
Alto Santo
Amontada
Antonina do Norte
Apuiarés
Aquiraz
Aracati
Aracoiaba
Ararendá
Araripe
Aratuba
Arneiroz
Assaré
Aurora
Baixio
Banabuiú
Barbalha
Barreira
Barro
Barroquinha
Baturité
Beberibe
Bela Cruz
Boa Viagem
Brejo Santo
Camocim
Campos Sales
Canindé
Capistrano
Caridade
Cariré
Caririaçu
Cariús
Carnaubal
Cascavel
Catarina
Catunda
Caucaia
Cedro
Chaval
Choró
Chorozinho
Coreaú
Crateús
Crato
Croatá
Cruz
Deputado Irapuan Pinheiro
Ererê
Eusébio
Farias Brito
Forquilha
Fortaleza
Fortim
Frecheirinha
General Sampaio
Graça
Granja
Granjeiro
Groaíras
Guaiúba
Guaraciaba do Norte
Guaramiranga
Hidrolândia
Horizonte
Ibaretama
Ibiapina
Ibicuitinga
Icapuí
Icó
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Ipaumirim
Ipu
Ipueiras
Iracema
Irauçuba
Itaiçaba
Itaitinga
Itapagé
Itapipoca
Itapiúna
Itarema
Itatira
Jaguaretama
Jaguaribara
Jaguaribe
Jaguaruana
Jardim
Jati
Jijoca de Jericoacoara
Juazeiro do Norte
Jucás
Lavras da Mangabeira
Limoeiro do Norte
Madalena
Maracanaú
Maranguape
Marco
Martinópole
Massapê
Mauriti
Meruoca
Milagres
Milhã
Miraíma
Missão Velha
Mombaça
Monsenhor Tabosa
Morada Nova
Moraújo
Morrinhos
Mucambo
Mulungu
Nova Olinda
Nova Russas
Novo Oriente
Ocara
Orós
Pacajus
Pacatuba
Pacoti
Pacujá
Palhano
Palmácia
Paracuru
Paraipaba
Parambu
Paramoti
Pedra Branca
Penaforte
Pentecoste
Pereiro
Pindoretama
Piquet Carneiro
Pires Ferreira
Poranga
Porteiras
Potengi
Potiretama
Quiterianópolis
Quixadá
Quixelô
Quixeramobim
Quixeré
Redenção
Reriutaba
Russas
Saboeiro
Salitre
Santa Quitéria
Santana do Acaraú
Santana do Cariri
São Benedito
São Gonçalo do Amarante
São João do Jaguaribe
São Luís do Curu
Senador Pompeu
Senador Sá
Sobral
Solonópole
Tabuleiro do Norte
Tamboril
Tarrafas
Tauá
Tejuçuoca
Tianguá
Trairi
Tururu
Ubajara
Umari
Umirim
Uruburetama
Uruoca
Varjota
Várzea Alegre
Viçosa do Ceará
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Reunião
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jarbas Nunes Vidal Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Dennuzia Maia Chaves IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 21/07/2023 31/12/2023
Gessé Fernandes Martins IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 21/07/2023 31/12/2023
Jarbas Nunes Vidal Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Sim 7 21/07/2023 31/12/2023
Karlos Matheus Moreira Campelo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 21/07/2023 31/12/2023
Sintia Sousa Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 15 21/07/2023 31/12/2023
Walmir Silva dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 13 21/07/2023 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
HABACUQUE Não
FACOTAN Não
MUNDI RESTAURANTE Não
ASSOCIACAO LAGOA DOS CAVALOS Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 7350.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 14000.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O termo Startup, que está em alta nos últimos anos, é geralmente utilizado para se referir a organizações que oferecem produtos ou serviços inovadores, geralmente através da tecnologia, com grande potencial de crescimento. Esse termo popularizou-se devido à rápida ascensão de empresas como Uber, Waze, Airbnb, dentre outras, que mudaram a forma de fazer negócios em vários setores, como solicitação de taxi, hospedagem e mobilidade urbana.
Justificativa
No contexto da pandemia da COVID-19, cidades foram tomadas por pessoas infectadas por uma doença que tomou proporções ainda maiores. Com o processo de vacinação lento e os diversos casos de mutações no país, existem entendimentos que a melhor opção para frear a disseminação da doença é o distanciamento social parcial ou o isolamento social rígido (i.e., Lockdown). Este último tipo de estratégia foi recomendado pelas autoridades de saúde na maioria dos países, e adotada por diversos governantes no Brasil. O isolamento social rígido salvou vidas, mas acarretou diversos problemas sociais e econômicos, por exemplo, empreendimentos fechados por falência. A Confederação Nacional da Indústria (CNI) projetou uma taxa de desemprego acima de 14,5% e o fechamento de quase 1 milhão de empresas até o momento (UOL, 02 de fevereiro 2023). Por outro lado, o estado do Ceará e o Brasil têm registrado novos negócios que utilizam o modelo figital para desenvolver suas atividades. Esse modelo combina o ambiente físico com o digital para comercialização dos produtos, assim, muitos empreendedores estão utilizando as redes sociais e o ambiente residencial para construir esse novo modelo de negócio. Além disso, os comerciantes locais enfrentam dificuldades para ser inseridos em ambientes virtuais de compras e vendas, pois requer investimento, pagamento de taxas e treinamento dos colaboradores para atuarem neste novo meio de desenvolver negócios. De acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), existem mais de 12.700 Startups no Brasil, sendo que aproximadamente 10% das Startups atuam no setor do comércio eletrônico. No Ceará, a região do Baixo Jaguaribe – Vale do Jaguaribe compreende 15 municípios com área territorial de 18.841 km2 e população estimada em 400 mil habitantes (IPECE, 2017). De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica do Ceará (IPECE), a maior fatia para geração de renda vem dos micros e pequenos empreendedores, do setor de serviços e dos APLs. Os setores dominantes na região estão relacionados ao agronegócio, serviços comerciais, produção local de leite, queijo e seus derivados, além da produção em APLs de couros, produtos alimentícios, artesanatos, entre outros. É uma região que recebe milhares de empresários que buscam realizar seus negócios na Chapada do Apodi, gerando fluxo econômico em diversos seguimentos da economia, como por exemplo, bares, restaurantes, hotéis, APLs, comércios, entre outros. Porém, com o início da pandemia, os comerciantes e produtores locais têm sido atingidos de forma severa diante das dificuldades de comercializar seus produtos, visto que estão fechados e desconectados da sociedade digital por diversas razões, entre elas, a falta de políticas de apoio. Desta forma, uma startup se configura hoje como melhor opção para desenvolver esse ecossistema de compras e vendas nas regiões brasileiras, pois pode desenhar um modelo de negócio de incerteza, mas, replicável e escalável que possibilite o desenvolvimento contínuo dos negócios locais. O modelo de negócio baseado em startup possibilita desenvolver o modelo figital dentro dos municípios, tornando-o os negócios locais um ambiente escalável e visível em cada município ao qual pertence, seja para encontrar produtos de APLs ou empreendedores locais adquirir produtos da agricultura familiar. O próprio poder público pode transformar as APLs locais e os mercados públicos em ambientes digitais, favorecendo a compra da nossa gente e a geração de receitas antecipadas aos clientes. Assim, o Mercadim ofertando a vendas de produtos, venda de vouchers antecipados, vendas de promoções, cartão fidelidade, cupom de desconto, marketing digital, entre outros, favorece o desenvolvimento de um novo modelo de negócio baseado em economia circular que pode impulsionar a geração de renda e empregos. O figital é o novo modelo de desenvolvimento de negócio para o pós-pandemia, assim acreditamos neste modelo como inovador no projeto de criação da startup Mercadim.
Público Alvo
Empreendedores rurais ligados aos arranjos produtivos locais, empreendedores locais de comércio e serviços e a sociedade.
Objetivo Geral
Este projeto tem como objetivo desenvolver a startup Mercadim, utilizando modelo de negócio inovador baseado em economia criativa para gerar conexões comerciais entre Micro e Pequenos Empreendedores, Empreendedores Individuais, Produtores Rurais e Arranjos Produtivos Locais (APLs) em ambiente digital de E-commerce, proporcionando geração de novos negócios, ampliação das suas receitas com vendas de produtos de forma local, divulgação dos negócios locais e rurais, transformação desses negócios para o modelo figital (i.e., físico + digital), e por fim, fortalecendo a compra da nossa gente.
Objetivo Específico
Para alcançar os resultados deste projeto, pretende-se de forma específica: - Investigar as características das empresas envolvidas utilizando metodologias de questionários, entrevistas e relatórios; - Validar junto com os empreendimentos “qual” o principal problema/dor dos negócios dentro do modelo de economia circular nos municípios brasileiros; - Idealizar um modelo de negócio inovador para a startup Mercadim, que possibilita a integração de empreendedores e produtores, e que seja escalável e replicável; - Utilizar o modelo do Lean Startups para medir, aprender e construir o MVP do Mercadim para o modelo de negócio proposto; - Customizar o MVP Mercadim para ser reutilizado nacionalmente e possibilite resolver os gargalos dos empreendimentos; - Definir o modelo de negócio com base na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD); - Realizar análise de mercado e concorrentes da startup Mercadim, com fins que possibilite ter um modelo de negócio escalável; - Validar o MVP Mercadim com os empreendimentos envolvidos no escopo do Lean Inception; - Definir estratégias de marketing digital para captação de clientes e desenvolvimento dos negócios; - Apoiar os negócios de forma contínua por meio da startup Mercadim, possibilitando validar o modelo de negócio proposto; - Validar a proposta deste projeto como uma startup acadêmica, que reutiliza recursos humanos e físicos do IFCE para gerar e manter novos negócios digitais.
Metodologia
A metodologia de trabalho a ser seguida é baseada na abordagem Desing Thinking. Nessa abordagem, os stakeholders (i.e., partes interessadas) são colocados como ponto central do início ao fim do desenvolvimento, e não apenas como consumidores finais. A ideia geral da abordagem é mapear todos os processos que envolvem os indivíduos envolvidos no problema (focada no ser humano), no intuito de obter a solução ideal a partir das reais necessidades. O grau de profundidade da exploração desta abordagem gera soluções inovadoras para os negócios. Além disso, pretende-se utilizar a metodologia Lean Canvas proposta pelo Eric Ries para medir, aprender e construir o MVP durante a fase de prototipação, visando atender o cliente final. Imersão: Esta etapa consiste em realização de pesquisas desk e exploratória para familiarização com o problema. Os bolsistas, coordenador e empreendimentos realizarão reunião e entrevistas buscando identificar todas as oportunidades da inovação. Por meio de reuniões com todos os envolvidos (empreendimentos) pretende-se buscar a melhor solução, logo para isso, é preciso mergulhar em todos os pontos que fazem parte da problemática. Fazem parte desta etapa o uso de questionário para identificar novos empreendimentos e suas dores, bem com uso da árvore do problema para detectar o problema central. Análise e Síntese: Após entender toda a problemática construída na fase de imersão, por meio de pesquisas e levantamentos com as empresas envolvidas é hora de realizar reflexões embasadas nos dados reais obtidos das pesquisas desk e exploratória. Para facilitar a consulta e manuseio, essas pesquisas serão organizadas em forma de cartões post-it. Além disso, pretende-se desenvolver mapas conceituais para simplificar e organizar visualmente os dados complexos e distribuí-los em níveis. Os bolsistas devem receber orientações do coordenador do projeto, que por último validará todo o trabalho. Ideação: É a fase de realização de brainstorms sobre os problemas a serem resolvidos, buscando gerar o modelo de negócio para a proposta do projeto. Nesta etapa, reuniões serão feitas para dialogar com todos os envolvidos no projeto, possibilitando sugerir propostas de intervenção ou seus próprios insights. Pretende-se realizar os brainstorms com a equipe do projeto nos momentos iniciais do projeto ou quando novas necessidades precisarem de inclusões ou alterações. Nesta etapa será desenvolvido o modelo de negócio baseado no Modelo CANVAS para Startups que possibilitará ter uma visão de toda estruturação da startup e das suas personas. Além disso, análise SWOT será utilizada planejamento estratégico, visando auxiliar na identificação de forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças relacionadas à competição do negócio. Prototipação: Durante esta etapa será realizada a customização do MVP da startup utilizando o Mercadim. O bolsista desenvolvedor de software utilizará das tecnologias já utilizadas pelo Mercadim para estudar e incrementar melhorias para o software juntamente com o coordenador que irá validar cada requisito e alterações. Após alterações, o bolsista fará uso de versionamento de código e deploy em servidor do IFCE. Ao final de cada Sprint também serão validadas as funcionalidades propostas por meio de testes de usuário e unitários. Testes e validações: Pretende-se incluir os empreendimentos selecionados, bem como novos empreendimentos que conheceram projeto durante a execução e queira apoiar. A partir da inclusão, treinamento e uso, a ideia é validar o MVP com os negócios, obtendo feedback das suas necessidades, e buscando entender se o MVP e a estruturação da startup atende aos anseios dos negócios. Se necessário, a startup pode pivotar partes do modelo para atender os negócios locais. Nesta fase, os bolsistas e o coordenador do projeto avaliará cada questionário respondido pelo empreendedor sobre análise da startup e MVP, assim podem tomar decisões que sempre atendam as necessidades do cliente.