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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Diálogos e vivências sobre a inclusão de pessoas com deficiência no espaço escolar
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luciana Barbosa da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alexandra Santos Leal Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/09/2023 30/11/2023
Cosma Kaliane Limas Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
Julia Jensen Didonet IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/09/2023 30/11/2023
Luciana Barbosa da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Maria Aldeiza de Almeida Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 8 19/09/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto visa promover estratégias de conscientização sobre atitudes inclusivas mediante o conhecimento de temáticas que envolvam os tipos de deficiência e as diferentes formas de acessibilidades.
Justificativa
Os espaços escolares têm buscado ampliar as discussões sobre inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades. Amparado no reconhecimento das garantias às políticas públicas destinadas ao atendimento as pessoas com necessidades específicas, o debate é fortalecido pela crescente demanda oriundas das dimensões: pedagógica (adaptação curricular e estratégias didáticas); familiar (acompanhamento das atividades escolares) e socioafetiva (nas inúmeras interações estabelecidas pelo estudante com deficiência). Enquanto instituição de ensino, o IFCE Campus Jaguaribe não difere desse cenário. Atualmente, apresenta o quantitativo de 21 estudantes com deficiências diversas; com predomínio de Deficiência Intelectual, Autismo e TDAH. Números igualmente relevantes são evidenciados no último censo escolar da rede municipal de ensino de Jaguaribe. Há um total de 522 estudantes com deficiência, com predomínio de Deficiência intelectual e Autismo. Desse modo, este projeto de extensão justifica-se pela necessidade de ampla difusão e divulgação da temática da inclusão dentro e fora do IFCE Campus Jaguaribe, favorecendo a compreensão acerca das deficiências e das acessibilidades dos sujeitos numa perspectiva de contexto social inclusivo.
Público Alvo
Poderão ser beneficiados com as ações do trabalho que será desenvolvido, pessoas com e sem deficiência pertencentes tanto ao âmbito do IFCE quanto pessoas das instituições escolares de Jaguaribe.
Objetivo Geral
Oportunizar estratégias de conscientização acerca dos processos de inclusão escolar de pessoas com deficiência enfatizando as diferentes formas de acessibilidade.
Objetivo Específico
1-Identificar e refletir sobre os tipos de deficiência e acessobilidades 2-Estreitar o vinculo com entidades e instituições educacionais do município de Jaguaribe; 3- Difundir o trabalho do NAPNE Jaguaribe; 5-Corroborar com a formação dos estudantes envolvidos na ação; 6-Colaborar com o fortalecimento da extensão social na perspectiva da acessibilidade através do NAPNE 7- Contribuir com os processos de inclusão das pessoas com deficiência dentro e fora do IFCE
Metodologia
Para o cumprimento dos objetivos acima elencados, será estruturado o plano de elaborção, execução, acompanhamento e avaliação dos processos, a saber: i) definição do campo de atuação: o projeto ocorrerá em duas unidades de ensino predefinidas. A primeira visita pedagógica às escolas assistidas consistirá da apresentação da proposta do projeto de extensão; em caso da parceria firmada, haverá a articulação dos sujeitos direitamente envolvidos (docentes e estudantes de 6º ao 9º ano e Ensino Médio) e do cronograma das ações a serem desenvolvidas; ii) planejamento: serão realizadas reuniões semanais de planejamento com a estudante extensionista para definição da temática abordada, das estratégias metodológicas, das ações específicas de avaliação formativa e intervenção; bem como dos recursos didáticos; iii) execução: as ações desenvolvidas junto aos docentes e discentes serão pautadas em metodologias ativas, reconhecendo o protagonismo desses sujeitos na elaboração do conhecimento alvo. Para tanto, recorrerá a: rodas de conversa dirigidas à temática em discussão com participação de pessoas com deficiência, explanações orais com foco no aporte conceitual, vivências alinhadas às práticas escolares, socialização de folders/panfletos informativos, estudo de caso, rotação por estações, discussões a partir de vídeos curtos, produção de podcasts, entre outros; iv) acompanhamento: o acompanhamento das ações se dará pela a coordenadora do projeto e estudante extensionista, que em constante diálogo atentarão para o desenvolvimento do processo a partir de registro em fichas de observação e construção de portfolio, além de relatórios quinzenais; e v) avaliação: a avaliação das atividades no campo ocorrerá de forma continua, mediante observação e participação dos sujeitos, além da aplicação de questionários via Google Forms. Reuniões quinzenais trarão feedbacks acerca do andamento do projeto e para possíveis realinhamentos.