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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
Jogos e Brincadeiras Populares: uma ação de resgate
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Desporto e Lazer
Data de Início:
10/07/2023
Previsão de Fim:
13/07/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
2
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
20
Carga Horária de Execução do Evento:
20
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Debate
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Nome do Responsável:
Fernanda Apolinario Moreira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Fernanda Apolinario Moreira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 20 10/07/2023 13/07/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Neste minicurso, os participantes serão convidados pela professora a relembrar um pouco da sua infância, por meio da vivência de jogos e brincadeiras tradicionais da região, ampliando assim o seu repertório lúdico. Durante as atividades, serão realizadas experimentações e reflexões sobre o uso dos jogos como uma alternativa de lazer e como uma ferramenta para expressão e estímulo da criatividade.
Justificativa
Os jogos e brincadeiras populares são práticas democráticas que podem ser vivenciadas por pessoas de diferentes idades, culturas e condições sociais, representam uma alternativa de lazer saudável, acessível e de baixo custo, além dos inúmeros benefícios para o desenvolvimento integral das crianças. A promoção de um minicurso sobre o regate de jogos e brincadeiras populares justifica-se pela importância de preservar a cultura tradicional, promover o desenvolvimento integral das crianças, resgatar a infância, promover a inclusão social, oferecer opções de lazer saudável e formar educadores e profissionais capacitados nessa área. Essa iniciativa contribui para a valorização do patrimônio cultural e para a promoção de uma sociedade mais lúdica, inclusiva e saudável.
Público Alvo
O minicurso visa atender jovens na faixa etária de 15 a 29 anos que tenham concluído o ensino fundamental e residam na comunidade de Tauá.
Objetivo Geral
Promover a experimentação de jogos, brinquedos e brincadeiras, com o princípio fundamental de estabelecer a equidade no reconhecimento, acesso e distribuição dessas práticas entre os diversos grupos sociais
Objetivo Específico
Desenvolver uma compreensão dos processos de produção e consumo dos jogos, considerando os conflitos intrínsecos à sua configuração social, os significados atribuídos à sua prática e os valores que delineiam a sua diversidade cultural.
Metodologia
O minicurso será desenvolvido através de metodologias diversas que tomem por princípio as experiências e conhecimentos dos participante. Apresentação teórica: Iniciar o minicurso com uma breve introdução sobre a importância dos jogos e brincadeiras populares na cultura e no desenvolvimento das crianças. Vivências práticas: Promover a vivência direta dos jogos e brincadeiras populares por meio de atividades práticas. Os participantes serão convidados a experimentar e participar ativamente das brincadeiras, permitindo uma imersão no contexto lúdico. Análise e reflexão: Após cada vivência prática, realizar momentos de análise e reflexão em grupo. Os participantes serão encorajados a compartilhar suas experiências, discutir as regras, os desafios, os benefícios e os valores transmitidos por cada jogo ou brincadeira. Troca de experiências: Propor momentos para os participantes compartilharem suas experiências pessoais com jogos e brincadeiras populares, enriquecendo o repertório coletivo e fortalecendo os laços comunitários. Encerramento: Finalizar o minicurso com uma síntese dos principais pontos abordados, destacando a importância da preservação e valorização dos jogos e brincadeiras populares. Incentivar os participantes a disseminarem essas práticas em suas comunidades e contextos educacionais.