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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Polo Olímpico de Treinamento Intensivo de Sobral
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
07/08/2023
Previsão de Fim:
25/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alcântaras
Cariré
Coreaú
Forquilha
Frecheirinha
Graça
Groaíras
Massapê
Meruoca
Miraíma
Moraújo
Mucambo
Pacujá
Pires Ferreira
Reriutaba
Santana do Acaraú
Senador Sá
Sobral
Uruoca
Varjota
Formas de Avaliação:
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Adenilson Arcanjo de Moura Junior
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adenilson Arcanjo de Moura Junior IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 07/08/2023 25/12/2023
Anderson Douglas Freitas Pedrosa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/08/2023 25/12/2023
Aurelio Eugenio Aguiar de Lima IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/08/2023 25/12/2023
Francisco das Chagas Alves Brito IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/08/2023 25/12/2023
Francisco Guilherme Alves Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 19/09/2023 25/12/2023
Francisco Jose Calixto de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/08/2023 25/12/2023
Hudson de Souza Felix IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/08/2023 25/12/2023
Leonara Cosmo da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 09/10/2023 25/12/2023
Ramom Santana Reboucas IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 07/08/2023 25/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Instituto de Matemática Pura e Aplicada Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo, também conhecido como POTI, é uma iniciativa nacional que visa preparar e treinar estudantes talentosos para participarem de competições de olimpíadas científicas de matemática. Desenvolvido em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada, o POTI tem como objetivo de estimular e potencializar o interesse de estudantes pela matemática, proporcionando-lhes um ambiente de aprendizado estimulante.
Justificativa
No contexto global, o desenvolvimento de habilidades matemáticas tem se mostrado cada vez mais crucial. A matemática é a base para avanços em ciência, tecnologia, engenharia e diversas outras áreas, além de ser fundamental para a formação de indivíduos com pensamento crítico, analítico e criativo. Nesse sentido, muitos países têm investido na formação de talentos matemáticos desde a educação básica, buscando desenvolver uma força de trabalho altamente qualificada e competitiva. No Brasil ainda enfrentamos desafios no ensino e na promoção da excelência em matemática. Os resultados em avaliações nacionais e internacionais revelam uma lacuna entre as habilidades matemáticas dos estudantes brasileiros e os padrões esperados. Há uma demanda crescente por intervenções educacionais que estimulem o interesse pela matemática, proporcionem oportunidades que desenvolvam talentos matemáticos. Em nível local, observa-se uma carência de programas que ofereçam uma formação matemática diferenciada para estudantes interessados. A região do IFCE Campus Sobral, assim como muitas outras áreas do país, carece de oportunidades que explorem o potencial dos jovens na educação, em particular na matemática. Essa lacuna limita as perspectivas dos alunos interessados e dificulta a formação de uma base sólida em matemática na região. Nesse contexto, a proposta de implementação do POTI no IFCE Campus Sobral surge como uma resposta necessária e oportuna para atender a essas demandas. A relevância social do programa reside na sua capacidade de oferecer uma formação matemática diferenciada, que vai além do currículo tradicional e aborda desafios e problemas cativantes. Essa formação especializada visa despertar o interesse pela matemática, promover o desenvolvimento de habilidades matemáticas e identificar e preparar talentos matemáticos para competições de olimpíadas científicas. Ao encampar o POTI, o IFCE Campus Sobral demonstra seu compromisso com a excelência acadêmica e a formação de uma nova geração de matemáticos talentosos. A proposta de intervenção articula o ensino, a pesquisa e a extensão de forma indissociável, fortalecendo o papel da instituição na promoção da educação de qualidade e contribuindo para a inclusão social de grupos sociais que têm interesse e potencial na área de matemática. Além disso, o POTI tem potencial para promover a disseminação da cultura matemática na comunidade externa, despertando o interesse de estudantes de escolas públicas e privadas para o estudo da matemática e estimulando sua participação em competições científicas. Dessa forma, o programa contribui para a inclusão social, ao oferecer oportunidades de aprendizado diferenciadas e ampliar o acesso a uma educação matemática de qualidade. Em resumo, a implementação do POTI no IFCE Campus Sobral é justificada pela necessidade de suprir demandas sociais, promover a excelência acadêmica, contribuir para a formação de talentos matemáticos e fomentar a inclusão social. Ao investir nessa proposta de intervenção, o IFCE reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da comunidade, a formação de profissionais qualificados e o avanço científico e tecnológico da região.
Público Alvo
A quantidade de estudantes (público-alvo) atendidos em cada edição do programa é de cerca de 30 alunos, garantindo um acompanhamento individualizado e um ambiente de aprendizado propício para o desenvolvimento das habilidades matemáticas.
Objetivo Geral
O objetivo geral do Programa Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (POTI) é desenvolver e potencializar talentos matemáticos entre estudantes interessados, por meio de um treinamento intensivo e especializado.
Objetivo Específico
1. Identificar estudantes interessados e talentosos na área de matemática. 2. Proporcionar aulas e treinamentos intensivos em matemática, abordando conteúdos estimulantes e desafiadores. 3. Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico, analítico e criativo. 4. Preparar os participantes para competições de olimpíadas de matemática. 5. Acompanhar o desempenho dos estudantes e realizar avaliações periódicas para monitorar seu progresso, identificar necessidades de apoio adicional. 6. Estimular a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, proporcionando aos estudantes a oportunidade de entrar em contato com pesquisadores que trabalham na área de matemática e em área relacionadas. 7. Formar indivíduos preparados para enfrentar desafios matemáticos e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico regional. 8. Estimular a excelência acadêmica na área de matemática, promover a inclusão social de estudantes interessados e contribuir para o avanço científico e tecnológico da região. 9. Avaliar o impacto do programa por meio de indicadores de desempenho, como premiações em competições, ingresso em instituições de ensino superior renomadas e continuidade dos estudos em áreas relacionadas à matemática.
Metodologia
Planejamento e Divulgação: O projeto inicia-se com o planejamento detalhado das atividades, de acordo com as intruções enviadas pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, considerando os objetivos específicos estabelecidos. Nessa etapa, são definidos os critérios de seleção dos estudantes participantes, os conteúdos a serem abordados, a formação da equipe de professores, as atividades e conteúdos atribudos a cada professor, além do cronograma de atividades. A divulgação do POTI será feita amplamente nas escolas da região, por meio de parcerias com instituições de ensino, redes sociais e outros canais de comunicação. É realizada uma ampla divulgação do programa, apresentando seus objetivos, benefícios e critérios de seleção, para alcançar o maior número possível de estudantes talentosos interessados. A divulgação também será realizada de maneira específica para estudantes premiados e escolas que tiveram estudantes premiados em edições anteriores da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e em outras competições matemáticas. Seleção dos Alunos Participantes: Após a divulgação, serão realizado processo seletivo baseado em critérios específicos, como desempenho acadêmico, avaliado por meio de premiações anteriores e do histórico escolar, interesse pela matemática, avaliados por meio de carta motivacional escrita pelo estudante. Os estudantes selecionados são convidados a participar do programa, juntamente com seus pais ou responsáveis, para uma reunião inicial, onde são apresentados os objetivos, as expectativas e os compromissos envolvidos na participação no POTI. Desenvolvimento das Atividades: As atividades do POTI serão desenvolvidas em encontros regulares, duas vezer por semana. Serão utilizados métodos de ensino diferenciados, como aulas expositivas, resolução de problemas, estudos dirigidos e discussões em grupo, com o objetivo de estimular a participação ativa dos estudantes e promover o pensamento crítico e analítico. Os conteúdos abordados incluem tópicos avançados de matemática, como álgebra, geometria, combinatória, teoria dos números e outras áreas relevantes para as olimpíadas científicas. Acompanhamento e Avaliação: Durante todo o desenvolvimento do programa, é realizado um acompanhamento contínuo dos participantes. São realizadas reuniões individuais e coletivas para monitorar o progresso dos estudantes, identificar necessidades de apoio adicional e promover ajustes nas estratégias de ensino. Os professores envolvidos no POTI fornecem orientações personalizadas, feedback construtivo e estímulo aos participantes. A avaliação do projeto é feita de forma contínua e multidimensional. Além de acompanhar o desempenho dos estudantes em competições de olimpíadas científicas, são aplicadas avaliações internas para verificar o domínio dos conteúdos abordados, a evolução das habilidades matemáticas e o impacto do programa na formação dos participantes. Participação da Comunidade e Abordagem junto aos Grupos Externos: A comunidade externa desempenha um papel fundamental na elaboração e execução da proposta do POTI. Desde o início, são estabelecidos canais de comunicação com os pais dos participantes, professores das escolas de origem e outras instituições de ensino, visando à colaboração e ao compartilhamento de conhecimentos e recursos. Em suma, a metodologia do POTI é pautada por um processo planejado, participativo e contínuo, que envolve a comunidade externa, promove o aprendizado diferenciado em matemática e busca alcançar os objetivos específicos estabelecidos. Através de uma abordagem integrada de ensino, pesquisa e extensão, o programa visa desenvolver talentos matemáticos, fortalecer a cultura matemática e contribuir para a formação de uma nova geração de profissionais comprometidos com a excelência matemática.