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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
PROJETO NAPNE NAS ESCOLAS
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracoiaba
Baturité
Guaramiranga
Pacoti
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lais Silva Rodrigues
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Gabriella Martins Mota IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 27/09/2023 30/11/2023
Gabriella Martins Mota IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 26/09/2023
Lais Silva Rodrigues IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Renata Eusebio dos Santos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Suely Maciel de Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 27/09/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1600.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A educação é uma das ferramentas de busca pela garantia da igualdade e o respeito à diversidade, porém sabe-se que o público de alunos com necessidades específicas no decorrer de anos foi rotulado, excluído e mesmo eliminado do cenário educacional (OLIVEIRA et al., 2020). As instituições de ensino têm apresentado dificuldades de cumprir sua função social de garantir o acesso e a aprendizagem de todos os alunos, inclusive dos que apresentem necessidades específicas (STREISKY DE FARIAS & CRUZ, 2019), e isso se reflete num cenário em que se exclui ou atende-se com menos qualidade um grupo que é representado por 24 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que expressa 14,5% da população (BRASIL, 2000). Para garantir uma educação de qualidade e inclusiva é urgente promover uma reflexão e discussão sobre a aplicabilidade prática das leis de inclusão e acessibilidade e a promoção de políticas públicas que façam com que os aparatos legais se tornem, de fato, situações reais (OLIVEIRA et al., 2020). A educação inclusiva está pautada em diversas legislações, decretos e documentos oficiais, bem como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9394/96, que regulamenta, aprova e diz ser necessário o processo inclusivo (PINHEIRO, 2020). Antes mesmo desta lei, o acesso universal à educação já era garantido pelo Art. 5º da Constituição Federal, que diz que “Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza” (BRASIL, 1988). Uma das premissas para se usufruir de um direito é conhecer este direito e saber que as instituições de ensino devem cumprir com estas leis, porém existe uma notável falta de conhecimento da população em relação aos seus direitos fundamentais (SILVA et al., 2019). Por mais que as leis sejam públicas, desconhecê-las pode dificultar a busca dos direitos. Além disso, faz-se também necessária a discussão sobre a qualidade de ensino a ser oferecida aos alunos com necessidades específicas, pois, segundo SALLES & LEITE (2018), nas escolas em que a presença dos alunos com tais necessidades é uma realidade nem sempre a educação dada a eles representa uma inclusão real e com ensino apropriado. Para promover o acesso, a permanência e o êxito educacional de estudantes com necessidades específicas nos Instituições de Federais de Ensino, Ciência e Tecnologia existe um núcleo específico, que é o Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Específicas - NAPNE. No Instituto Federal de Ensino, Ciência e Tecnologia do Ceará, este núcleo atua em conjunto com os demais setores, atividades de suporte (técnico, científico, acadêmico, pedagógico e psicossocial) para que pessoas com necessidades especiais possam ter acesso às atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas na área da educação inclusiva. Consideram-se necessidades específicas as deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Podem participar como membros do NAPNE servidores e discentes do campus em que ele se estabelece bem como membros da comunidade externa. Assim, quanto mais pessoas, com necessidades específicas ou não, conhecerem seus direitos e conhecerem o NAPNE e seu modo de atuação, mais procura do público de pessoas com necessidades específicas pode ocorrer nos campi do IFCE. Sendo assim, o presente projeto pode ajudar o acesso, permanência e êxito de estudantes com necessidades específicas.
Justificativa
A comunidade externa ao campus muitas vezes desconhece sua estrutura, os cursos por ele oferecidos e as possibilidades para pessoas com necessidades específicas estudarem na instituição. Estudantes com necessidades específicas relataram, em evento NAPNE realizado no campus Baturité que ações de divulgação do campus e do núcleo podem promover mais consciência quanto uma educação inclusiva bem como estimular que mais estudantes com este perfil procurem o campus. Além disso, muitos membros docentes e discentes desconhecem o NAPNE e suas funções. Numa pesquisa interna realizada pelo NAPNE do Campus Baturité com os docentes em janeiro de 2023 mostrou que 82% dos docentes disseram já terem trabalhado com alunos com necessidades específicas, mas apenas pouco mais da metade (52%) dos docentes afirmou conhecer o NAPNE de fato e suas atribuições. Algo semelhante ocorreu com os alunos, que em palestra realizada pelo NAPNE em 27 de abril de 2023 muitos manifestaram desconhecimento sobre o que é o referido núcleo e, consequentemente, seus direitos. Sendo uma importante ferramenta de promoção de acessibilidade e inclusão, conhecer o que é o NAPNE e como ele atua no campus pode garantir mais chance de permanência e êxito dos alunos com necessidades específicas, bem como saber que o NAPNE existe e apoia este público pode estimular mais alunos com tais necessidades a procurar o campus e seus cursos. Afinal, alunos com necessidades específicas ao saberem que terão suporte educacional podem se sentir mais seguros em matricular-se em determinada instituição.
Público Alvo
Diretores de escolas públicas e privadas de Baturité e cidades da região; Professores de escolas públicas e privadas de Baturité e cidades da região; Estudantes de escolas públicas e privadas de Baturité e cidades da região, com foco naqueles que apresentem necessidades específicas.
Objetivo Geral
Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo apresentar o NAPNE e suas funções ao público externo e interno do campus, bem como promover um diálogo sobre educação inclusiva nas escolas. Este objetivo está alinhado ao objetivo “Transparência e Divulgação de Informações” do Plano de Desenvolvimento Institucional do IFCE.
Objetivo Específico
· Criar materiais gráficos e digitais com conteúdo didático sobre o que é e como atua o NAPNE; · Divulgar o NAPNE em ações presenciais em escolas do município de Baturité e municípios vizinhos; · Promover oficinas, palestras e dinâmicas para um diálogo sobre educação inclusiva nas escolas; · Incentivar a procura de mais alunos com necessidades específicas pelos cursos ofertados no campus Baturité.
Metodologia
Os membros do projeto realizarão reuniões de planejamento estratégico para definir as informações, imagens e textos que constarão nos materiais de divulgação. O material deve ser lúdico, didático e informativo, bem como deve chamar atenção de forma respeitosa e ética para a causa da acessibilidade na educação. O material será feito em programas de edição de imagem, como CANVA, e será divulgado em mídias digitais (redes sociais do campus), bem como será feito também em versão para impressão. Os itens impressos serão distribuídos em locais estratégicos – escolas do município de Baturité e vizinhos, bem como pelo próprio campus. A aluna bolsista do projeto será a porta-voz dele nas escolas e salas de aula, informando ao público sobre direitos básicos do público com necessidades específicas e sobre o que é o NAPNE e sua atuação.A aluna bolsista estará sempre acompanhada por alguém da equipe para o desenvolvimento coletivo das atividades. Para isto, os membros do projeto estabelecerão contato com diretores de escolas públicas e privadas do município de Baturité e de municípios vizinhos para que recebam nossa equipe. Também será aplicada metodologia semelhante nas salas de aula do próprio IFCE Campus Baturité. Durante as articulações com escolas, será investigado se e quais possuem alunos com necessidades específicas, priorizando-se as visitas para tais instituições, de modo a mostrar para estes estudantes e suas turmas que eles possuem direitos bem como chances de estudos em uma instituição federal de ensino que poderá acolhê-los.