Exibir Ação

Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Mundo dos negócios
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Empreendedorismo
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
250
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Incubadoras de Empresas
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maira Nobre de Castro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Alberto Matheus de Norões Milfont Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 20/09/2023 30/11/2023
Carlos Arthur Padilha de Araujo IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/12/2023 30/12/2024
Edilene Rodrigues Araujo IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 12 01/08/2023 30/11/2023
Francisca Alice dos Anjos Lima IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/12/2024
Joao Marcelo Torres Cavalcante IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 20/09/2023 02/01/2024
João Victor Quezado Alves de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 16/02/2024 30/12/2024
Kauan Sena Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 19/09/2023 30/11/2023
Maira Nobre de Castro IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 10 01/08/2023 30/12/2024
Maria Beatriz Quezado Alves de Morais IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 20/09/2023 30/11/2023
Melissa Freire Guedes IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 07/12/2023 30/12/2024
Rafael Mendes de Deus Carneiro IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 22/03/2024 30/12/2024
Thais Neves de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 400,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As incubadoras surgiram no Brasil na década de 80, motivadas por pesquisadores acadêmicos que buscavam uma alternativa de aplicar suas pesquisas e incentivar a criação de empresas de alta tecnologia (ETZKOWITZ, 2009). Com a evolução desse conceito, houve o surgimento e criação de diversos programas, como: parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, etc., fundamentados nas bases do conhecimento adquirido ao longo do processo iniciado pelas IEs (FERNANDES, 2014). Houve também definição de metodologias para auxiliar e dar condições para que empreendedores possam criar, desenvolver e fazer seus negócios prosperarem. Portanto, as incubadoras são instrumento de apoio e estruturação de empreendimentos, tornando-os viáveis e geradores de desenvolvimento regional. No intuito de promover e auxiliar o nascimento de novos empreendimentos através das incubadoras, faz-se necessário a adoção e utilização de ferramentas internas que promovam a uniformidade nos processos internos externos, bem como na gestão. Esta uniformidade dos processos internos e/ou externos promovem a padronização dos serviços com consequente melhoria nas atividades de apoio à incubação e sucesso dos empreendimentos.
Justificativa
A Incubadora do Campus Fortaleza além de fortalecer e promover a cultura empreendedora aliada ao ensino, pesquisa e extensão, já apoiou projetos nas modalidades de pré-incubação e incubação, e graduou empresas para serem recebidas pelo mercado, além de receber empresas já consolidadas no mercado como associadas. A Incubadora é cadastrada no Comitê da Área de Tecnologia da Informação (CATI) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), através da Resolução nº 34, de 03 de dezembro de 2019, tornando-se a única do Estado do Ceará. Tem como foco a viabilização de oportunidades de negócio (setor tradicional, de impacto social e de base tecnológica), gerando ações de capacitação para a comunidade interna e externa (mulheres, jovens, idosos, entre outros), promovendo o desenvolvimento local e servindo como alicerce para aqueles que pretendem desenvolver suas ideias e projetos para transformá-los em empreendimentos de sucesso; no total já foram apoiados e impulsionados mais de 30 projetos empreendedores. Atualmente, esta incubadora abriga e dá suporte a 3 projetos diferentes, que perpassam diversos setores e se concentram nas categorias de Pré-incubação, Incubada residente e Associada: Horizon Inovation (pré-incubada), Zonder (incubada residente) e Salvus Tecnologia LTDA (associada), todos em diferentes estágios de desenvolvimento, por terem diferentes datas de incorporação à Incubadora. Além disso, estamos em processo de formalização de mais 6 convênios com empresas pré-incubadas, já iniciando suas atividades no semestre 2023.2.
Público Alvo
Estima-se beneficiar em torno de 250 pessoas, dentre elas: micro empresários; pessoas da comunidade interessadas em empreender ou se aprofundar nessa temática; membros de empresas juniores e empreendedores sociais.
Objetivo Geral
Favorecer ainda mais a inovação e a interação entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial, proporcionar aos estudantes a experiência em gestão de negócio e um papel contínuo de capacitação, além de fortalecer os processos (internos e/ou externos) e a própria gestão da incubadora.
Objetivo Específico
- Implementar o programa “trilha empreendedora” (envolve capacitação, acompanhamento e gerenciamento), - Participar das disciplinas de empreendedorismo de cursos do Campus Fortaleza-IFCE; - Acompanhar o processo de implantação do modelo CERNE, - Participar de eventos externos relacionados à temática do projeto.
Metodologia
No cenário atual de desafios é imprescindível focar nessas ações que favorecem ainda mais a inovação e a interação entre o ambiente acadêmico e o setor empresarial, no intuito de proporcionar aos estudantes a experiência em gestão de negócio e um papel contínuo de capacitação, além de fortalecer os processos (internos e/ou externos) e a própria gestão da incubadora. Essas ações serão realizadas de forma presencial seguindo todos os protocolos de segurança à saúde e quando necessário, será de forma virtual (ou remota). As ações propostas ocorrerão da seguinte maneira: - A implementação do programa “trilha empreendedora” será realizada através de mentorias e capacitações, acompanhamento através do preencimento e entrega de ferramentas específicas e gerenciamento a partir de reuniões e entrega de relatórios; - A participação nas disciplinas de empreendedorismo se dará de forma participativa e coletiva, envolvendo servidores e estudantes nesse ecossistema; - Acompanhamento do processo de implantação do modelo CERNE, será compartilhado instrumentais e registros das atividades realizadas na incubadora; Participação em eventos externos se dará conforme interesse e demanda. - O contato com a comunidade externa ocorrerá pela participação em eventos externos, a fim de promover um networking, além de ações da própria Incubadora de Empresas de modo presencial ou online, por meio de ações como encontros, palestras etc. Todas essas ações incluem interação com a comunidade interna e externa, no intuito de promovê-las mediante o interesse destas comunidades e para estas comunidades.