Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Práticas de Educação Inclusiva na Rede Estadual e Municipal de Educação na Cidade de Maracanaú.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
20/08/2023
Previsão de Fim:
01/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Lucelia Fernandes de Almeida Lima
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Joao Felipe Vasconcelos de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 21/08/2023 01/12/2023
Lucelia Fernandes de Almeida Lima IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Sim 12 20/08/2023 01/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEM Liceu Professor Francisco Oscar Rodrigues Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto de extensão ocorrerá nas instituições de ensino municipal, estadual e para jovens e adultos (EJA) da cidade de Maracanaú, nas escolas EEEP Maria Carmem Vieira Moreira, EEM Liceu Prof. Francisco Oscar Rodrigues e no Centro Municipal De Educação Profissional Eneida Soares Pessoa. Com o intuito de promover a compreensão e a sensibilização dos alunos quanto a importância da educação inclusiva e incentivar a construção e manutenção de um ambiente caracterizado pela inclusão.
Justificativa
De acordo com as garantias constitucionais, é direito de todos o acesso à educação. O compromisso universal da educação, abrange as diversidades e busca adaptar o sistema educacional assegurando o acesso, permanência e aprendizagem para todas as pessoas. Nos últimos anos o número de matrículas de pessoas com necessidades especiais cresceu cerca de 30% segundo o Senso Escolar. Entende-se que o ambiente escolar é transformador da sociedade e portando, através da pesquisa e incentivo por meio de palestras sobre a importância da educação inclusiva e o papel da inclusão no crescimento do indivíduo, o projeto aspira visualizar a perspectiva da rede pública sobre educação inclusiva e estimular esse lugar de inclusão na escola. Auxiliando na diminuição da desigualdade no âmbito escolar, no suporte aos estudantes que são assistidos por lei pela educação inclusiva e no avanço ao desenvolvimento social e educacional da população local e adjacente.
Público Alvo
Direcionado aos estudantes da rede pública de ensino municipal, estadual e para jovens e adultos (EJA) de Maracanaú, das escolas EEEP Maria Carmem Vieira Moreira, EEM Liceu Prof. Francisco Oscar Rodrigues e o Centro Municipal De Educação Profissional Eneida Soares Pessoa. Aspirando uma vivência escolar agradável para todos os alcançados pelo projeto, conforto e permanência das pessoas com necessidades especiais e na geração de oportunidade para futuros alunos e comunidade local.
Objetivo Geral
Estimular a educação inclusiva na rede de ensino municipal e estadual de Maracanaú.
Objetivo Específico
• Verificar o percentual de alunos atendidos pela educação inclusiva; • Visualizar a perspectiva dos alunos da rede pública quanto a educação inclusiva; • Evidenciar a importância da educação inclusiva no ambiente escolar; • Nutrir a valorização da heterogeneidade de cada educando.
Metodologia
O projeto realizará a seleção algumas escolas municipais e estaduais de Maracanaú, que serão base para pesquisa e realização de palestras sobre Educação Inclusiva. A pesquisa ocorrerá através de questionários, que informam a quantidade de pessoas com necessidades específicas nas instituições, se eles se sentem assistidos pelo ensino que lhes é ofertado de acordo com suas necessidade e o que os alunos entendem por educação inclusiva. Averiguando continuamente a circunstâncias de cada unidade de ensino , se adequando as suas demandas de horário e disponibilidade. Após a coleta de informações, serão realizadas nas escolas palestras com temáticas que valorizam a singularidade do corpo discente e fortalecem a importância da Educação Inclusiva, além de incentivar a criação de um ambiente harmônico e acolhedor para os PCD e demais alunos que desenvolverão um olhar empático e maduro mediante as diferenças. Em seguida os alunos, professores e direção serão convidados a participar do evento IFCE Inclusivo, os quais poderão imergir na experiência de mini cursos, mesas de conversa e palestras totalmente voltadas à Educação inclusiva. Por fim, será realizado uma pesquisa através de questionários para saber o aproveitamento dos alunos ,professores e direção quanto a iniciativa e qual a perspectiva deles referente a educação inclusiva após a vivência do projeto.