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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ensino Inclusivo no IFCE Tabuleiro do Norte: necessidades educacionais específicas e inclusão.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
11/08/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
400
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Seminário
Formas de Divulgação:
Áudio
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Folheto
Convite
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Camila Araujo Pinheiro
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Camila Araujo Pinheiro IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 11/08/2023 30/11/2023
Leiliana Reboucas Freire IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/08/2023 22/12/2023
Maria da Conceicao da Silva Rodrigues IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 11/08/2023 22/12/2023
Mateus Vítor Garcia da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 11/08/2023 22/12/2023
Samiles Vasconcelos Cruz Benedito IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 8 11/08/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
III JORNADA DE LETRAS - ENSINO, ARTE, LÍNGUA E LITERATURA Evento
Apresentação
Este projeto intitulado: Ensino Inclusivo no IFCE Tabuleiro do Norte: necessidades educacionais específicas e inclusão, projeto extensionista e integrador, surge a partir das ações do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades educacionais Específicas, este criado pela Resolução 050, de 14 de dezembro de 2015. O projeto ora apresentado, se realizará a partir de intervenções pedagógicas voltadas para à temática da inclusão, com práticas educacionais e metodológicas voltadas para o acompanhamento deste público educacional específico, dando visibilidade às ações do NAPNE, repensando práticas e metodologias educacionais. Voltado para a produção e articulação da extensão com o conhecimento científico, ensino e pesquisa, interagindo e transformando a realidade social a partir de um contexto local.
Justificativa
No atual contexto educacional e social brasileiro, têm-se ampliado as discussões e demandas por um Ensino inclusivo, considerando-se as reformas educacionais ocorridas no Brasil desde a década de 1990 e as demandas dos Movimentos Sociais em prol dos direitos das Pessoas com Deficiência. Reafirmando o compromisso do Estado com a inclusão social e o pleno exercício da cidadania. A Educação é um direito social, como apresentado na Constituição Federal Brasileira de 1988, neste sentido é imperativo a adequação teoria e prática no cotidiano escolar frentes às necessidades educacionais, de um público escolar, cada vez mais heterogêneo, advindos de diversos grupos sociais. Entre eles destacando-se o das Pessoas com Deficiências (PCDs), que cursam ou cursaram a Educação Básica em Tabuleiro do Norte e possuem necessidades educacionais específicas. Refletindo sobre estas experiências educacionais para este grupo social, no contexto local, analisando estes processos educativos e experiências exitosas na educação básica da região. Fortalecendo os estudos sobre esta temática, ouvindo os diversos atores e estratégias que têm sido desenvolvidas neste contexto educacional.
Público Alvo
A comunidade de Tabuleiro do Norte e a comunidade escolar do IFCE do município.
Objetivo Geral
Contribuir para a discussão acerca da temática da Educação Inclusiva no Brasil, analisando das experiências educacionais de Pessoas com Deficiência na educação básica do Município de Tabuleiro do Norte, ouvindo diversos atores envolvidos neste processo educacional local.
Objetivo Específico
1.Fomentar discussões acerca de uma Educação Inclusiva. 2.Analisar trajetórias e experiências educacionais de pessoas com deficiências, durante a educação básica, no cotidiano escolar local. 3. Refletir sobre os processos educativos de Pessoas com Deficiência em Tabuleiro do Norte.
Metodologia
Para execução do presente projeto serão realizados, oficinas, grupos de estudos e palestras: Realização de oficinas sobre diversidade e educação. 2. Realização de cine-debate do NAPNE. 3. Realização da Semana de Conscientização da Luta da Pessoa com Deficiência, dia 20 e 21 de Setembro. 4.Produção de artigo/ relatório final, refletindo sobre os caminhos para construção de um ensino inclusivo, a partir de intervenções pedagógicas no IFCE, Campus de Tabuleiro do Norte.