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Campus:
CAMPUS JAGUARIBE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Letramento racial: educação antiracista na escola
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
22/08/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
300
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaribe
Formas de Avaliação:
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Ana Claudia dos Santos Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Claudia dos Santos Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/08/2023 22/12/2023
Lívia Saldanha Soares IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/11/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O letramento racial é importante no meio educacional, pois contribui para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Ele consiste em desenvolver habilidades de compreensão, análise e reflexão sobre questões relacionadas à raça e suas implicações sociais, históricas e culturais. O presente projeto visa promover estratégias e ações para o letramento racial mediante a difusão de temáticas ligadas às questões étnico-raciais que envolvam o reconhecimento do racismo como problema estrutural no meio social.
Justificativa
O letramento racial nas escolas da cidade de Jaguaribe, assim como em qualquer lugar do país, se justifica pela necessidade de promover a igualdade, a valorização da diversidade e o combate ao racismo estrutural. Jaguaribe, assim como o Brasil, possui uma história marcada pela escravidão e pela discriminação racial. Portanto, é fundamental que as escolas da cidade abordem de forma adequada e contextualizada a história, a cultura e as contribuições dos povos afro-brasileiros, assim como dos povos indígenas, que também têm uma presença significativa na região. Ajudar as instituições de ensino a promover uma educação antirracista é o que norteia o presente projeto.
Público Alvo
1. Estudantes negros: O projeto oferece a oportunidade de esses estudantes se reconhecerem, valorizarem suas identidades e culturas, fortalecerem sua autoestima e terem um espaço de acolhimento e valorização de suas histórias e contribuições. 2. Estudantes brancos: O projeto permite que esses estudantes compreendam a importância da igualdade racial, desconstruam estereótipos e preconceitos, desenvolvam empatia e se tornem aliados na luta contra o racismo. 3. Professores e educadores: O projeto oferece formação e capacitação para os professores abordarem de forma adequada e contextualizada a temática racial em sala de aula, proporcionando-lhes ferramentas e conhecimentos para promover a inclusão e o respeito à diversidade étnico-racial. 4. Comunidade escolar: O projeto envolve pais, familiares e demais membros da comunidade escolar, promovendo a conscientização e a participação ativa na construção de uma educação mais inclusiva e antirracista. 5. Sociedade em geral: Um projeto de letramento racial nas escolas de Jaguaribe contribui para a formação de cidadãos conscientes, críticos e comprometidos com a igualdade racial. Esses cidadãos têm o potencial de disseminar os valores de respeito, tolerância e valorização da diversidade em suas interações e atuações na sociedade.
Objetivo Geral
O projeto abordando o letramento racial nas escolas de Jaguaribe tem como objetivo principal desconstruir estereótipos, preconceitos e discriminações enraizadas no meio comunitário. Ele busca promover a valorização da cultura afro-brasileira e indígena, bem como o respeito às identidades e às diferentes formas de expressão cultural.
Objetivo Específico
1-Identificar e refletir sobre o racismo estrutural no meio comunitário Jaguaribano 2-Estreitar o vínculo com entidades e instituições educacionais do município de Jaguaribe; 3-Difundir o trabalho do NEABI Jaguaribe; 5-Corroborar com a formação dos estudantes envolvidos na ação; 6-Colaborar com o fortalecimento da extensão social na perspectiva da educação antirracista por meio do NEABI; 7-Contribuir com a educação antirracista nas escolas jaguaribanas.
Metodologia
Para o cumprimento dos objetivos elencados acima, serão realizados reuniões de planejamento estudos e orientação com o extensionista seguido de encontros presenciais nas instituições alvo onde serão desenvolvidas atividades diversificadas. A periodicidade dos encontros se dará semanalmente em horários consensuados com as escolas. Título e descrição dos trabalhos que serão desenvolvidos 1- Etapa 1: seleção do bolsista 2- Etapa 2: Encontros presenciais com o executor(a) do projeto 3- Etapa 3: Desenvolvimento das ações em instituições escolares do município (rodas de conversão, realização de dinâmicas, palestras, oficinas, construção de materiais didáticos) 4- Etapa 7: Publicações nas redes sociais e página oficial do campus do IFCE de materiais das atividades desenvolvidas pelo NEABI Jaguaribe. Para avaliar o impacto das ações do projeto entre os participantes, serão aplicadas atividades e também um questionário com questões abertas que abordem os conteúdos trabalhados nessas ações. Como avaliação da aluna bolsista, será feita a produção de planos de execução e frequência que será acompanhada tanto pela insituição de ensino de atuação desse bolsista, quanto pela coordenadora do projeto, por meio de frequência e ao final um relatório das atividades desenvolvidas.