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Campus:
CAMPUS ACARAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Ecomangue vai à escola
Área Temática:
Meio Ambiente
Linha de Extensão:
Questões Ambientais
Data de Início:
27/11/2019
Previsão de Fim:
22/06/2021
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acaraú
Cruz
Itarema
Jijoca de Jericoacoara
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Rafaela Camargo Maia
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Luiz da Costa Pereira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 27/11/2019 27/11/2020
Francisco Antônio dos Santos Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/11/2019 27/11/2020
Karina Aparecida Araujo Dutra IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/11/2019 27/11/2020
Lidia Nogueira de Queiroz IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 27/11/2019 27/11/2020
Rafaela Camargo Maia IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 27/11/2019 22/06/2021
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Meio Ambiente de Acaraú Não
Secretaria de Educação de Acaraú Não
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Ecomangue vai à escola Programa
Apresentação
O manguezal é um ecossistema costeiro de grande importância ecológica e econômica e, apesar de fornecer diversos bens e serviços ambientais, o mesmo vem sofrendo impactos antrópicos negativos. Assim, a implantação e consolidação de ações e programas de educação ambiental são fundamentais para sua conservação. Nesse contexto, o Laboratório de Ecologia de Manguezais, o ECOMANGUE, vem atuando coletando, identificando e organizando amostras representativas da fauna e flora do manguezal do estuário do rio Acaraú, em uma coleção biológica. Esse acervo, quando exposto para comunidade, poderá fornecer materiais didático-pedagógicos para professores de Ciências e tornar as aulas mais atrativas e assimiláveis pelos discentes. Além de despertar o interesse do público em geral pelo ecossistema manguezal e sua conservação, divulgando o IFCE Acaraú enquanto instituição de ensino inovadora e promovendo os cursos ofertados pela unidade. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é engajar o público-alvo, de forma interativa e atraente, em temas relativos à ciência e à conservação do ecossistema manguezal, divulgando o IFCE Acaraú por meio do Laboratório ECOMANGUE e os acervos biológicos nele preservados. Nesse intuito serão realizadas exposições itinerantes em escolas da rede pública municipal ou para comunidade em geral em eventos públicos. Na ocasião, após a apresentação sobre o ecossistema manguezal, seu modo de funcionamento, suas funções ecológicas e econômicas, será realizada a exibição do acervo biológico do laboratório, apresentando curiosidades, importância desses animais e da vegetação para o bom desempenho das funções ecológicas do ecossistema. O público em idade escolar para seleção e admissão nos cursos técnicos e de graduação ofertados IFCE campus Acaraú será convidado para realizar uma visita ao Laboratório ECOMANGUE a fim de apresentar a eles informações sobre o acervo, os projetos de pesquisa e educação ambiental, desenvolvidos pela Instituição. Esperemos assim, fornecer possíveis soluções para amenizar os problemas ambientais locais e contribuir para formação de professores e valorização do magistério uma vez que alunos dos cursos de Licenciatura do IFCE Acaraú serão agentes do processo de educação ambiental.
Justificativa
O manguezal é o ecossistema florestal característico de regiões costeiras tropicais de todo mundo (TOMLINSON, 2016). Segundo Lee et al., (2014), apresentam diversas funções naturais, sendo áreas de alimentação, abrigo e reprodução para muitas espécies endêmicas, estreitamente ligadas ao sistema, visitantes e migratórias. Dessa forma, os manguezais atuam como importantes mantenedores da diversidade biológica, inclusive de espécies de interesse econômico (MAIA, 2016). Várias famílias tradicionais sobrevivem dos recursos extraídos desse ecossistema, podendo-se destacar os catadores de caranguejos ou caranguejeiros e, ainda, as marisqueiras. Entretanto, apesar da sua grande importância ecológica, os manguezais vêm sofrendo um intenso processo de destruição ao longo do litoral brasileiro com irreparáveis prejuízos ambientais (REZENDE et al., 2015). Alguns processos, de origem antrópica, que provocam alterações neste ambiente são a retirada da madeira, agricultura e a carcinicultura. Contudo, também podemos citar a expansão urbana e um mau planejamento do uso do solo, o estabelecimento de complexos portuários, a construção de pólos industriais, a instalação hoteleira inadequada assim como de salinas, a exploração da madeira para lenha e carvão, a disposição inadequada de resíduos e a pesca predatória (PINHEIRO; TALAMONI, 2018). Diante desta problemática, Martins e Halasz (2011) destacam que os manguezais dependem de ações de Educação Ambiental como garantia de mudanças das práticas destrutivas adotadas, objetivando a restauração, manutenção e formação de cidadãos mais críticos. Sendo assim necessária uma educação mais abrangente, atingindo todos os cidadãos, por meio da participação permanente no que diz respeito à consciência crítica levando-os à prática de ações que amenizem os problemas ambientais (ALBUQUERQUE, 2016; SILVA, 2009). Uma das alternativas que facilita a abordagem educacional são as coleções biológicas. Essas oportunam conhecer e reconhecer os conteúdos de Ciências, destacando à preservação e conservação da biodiversidade presente, além de permitir que ocorra de forma prática a sensibilização sobre os ambientes naturais nos quais estão inseridos (WOMMER, 2013). Essas coleções funcionam como laboratórios tendo em vista a dificuldade de muitos docentes da área de Ciências da Natureza, principalmente nas escolas públicas, ministrar atividades práticas em laboratórios, uma vez que em muitas escolas eles não existem (MARANDINO et al., 2009; YAMAZAKI et al., 2016). Nesse intuito, o Laboratório de Ecologia de Manguezais – ECOMANGUE do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, campus Acaraú, vem atuando com coletas, identificação e organização de amostras representativas da fauna e flora do manguezal do estuário do rio Acaraú a fim de fornecer subsídios para a comunidade escolar e a população em geral, para conservação do ecossistema manguezal. Dessa forma, as coleções biológicas do acervo do ECOMANGUE permitirão que ocorra de forma prática a sensibilização e ampliação do público-alvo atingido, uma vez que, a exposição de seus conhecimentos prévios sobre a fauna e flora dos manguezais, fornecerá possíveis soluções para amenizar os problemas ambientais locais. Sendo assim, a escola funcionará como instrumento de partida e o acervo biológico do laboratório poderá fornecer materiais didático-pedagógicos para professores de Ciências, aulas mais atrativas e assimiláveis pelos discentes. O enfoque lúdico irá favorecer a participação ativa dos estudantes e despertará o interesse do público em geral pelo ecossistema manguezal e sua conservação, além de divulgar o IFCE enquanto instituição de ensino inovadora e promover os cursos ofertados pela unidade.
Público Alvo
Comunidade em idade escolar de Acaraú e região
Objetivo Geral
Engajar o público-alvo, de forma interativa e atraente, em temas relativos à ciência e à conservação do ecossistema manguezal, divulgando o IFCE Acaraú por meio do Laboratório ECOMANGUE e os acervos biológicos nele preservados.
Objetivo Específico
Os objetivos específicos desse trabalho serão: i) realizar exposições itinerantes, em escolas e para a comunidade em geral em eventos públicos, do acervo biológico do Laboratório ECOMANGUE; ii) promover visitas técnicas ao Laboratório ECOMANGUE divulgando a instituição; iii) sensibilizar o público-alvo para conservação do ecossistema manguezal; iv) estimular o gosto pela ciência e pesquisa científica e; v) aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura do IFCE Acaraú, bolsistas do ECOMANGUE, os conduzindo a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente.
Metodologia
O presente estudo será desenvolvido em escolas municipais na cidade de Acaraú assim como no Laboratório de Ecologia de Manguezais (ECOMANGUE) no campus do IFCE no município. Periodicamente, serão realizadas exposições itinerantes em escolas da rede pública municipal ou para comunidade em geral em eventos públicos. Nessas ocasiões, após a apresentação sobre o ecossistema manguezal, seu modo de funcionamento, suas funções ecológicas e econômicas, será realizada a exibição do acervo biológico do laboratório, com espécimes da fauna e flora típica da região, apresentando curiosidades, importância desses animais e da vegetação para o bom desempenho das funções ecológicas do ecossistema. O público em idade escolar para seleção e admissão nos cursos técnicos e de graduação ofertados IFCE campus Acaraú será convidado para realizar uma visita ao Laboratório ECOMANGUE a fim de apresentar a eles informações sobre o acervo, os projetos de pesquisa e educação ambiental, desenvolvidos pela Instituição, além de mostrar os aspectos metodológicos e conceituais em seus elementos educativos e informativos. As escolas participantes serão escolhidas após reuniões de planejamento com a Secretaria Municipal de Educação de Acaraú e as visitas ao laboratório agendadas após autorização da Direção Geral do campus.