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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Leituras e fazeres de preto
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital de extensão - fomento para Napnes e Neabis
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Testes Objetivos
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Redes sociais
Site institucional
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Nataly Pinho Chaves
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Adna Viana Dutra IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Antônio Erick Pereira de Carvalho IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 29/11/2023
Natália de Oliveira Silvestre IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 29/11/2023
Nataly Pinho Chaves IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Associação da Comunidade de Ubaranas Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 5.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
As ações relacionadas ao empoderamento negro abrangem duas frentes: a consciência sobre todas as formas de exclusão racial, étnica, religiosa e cultural; e a valorização dos conhecimentos e práticas que geram autonomia econômica para comunidades e grupos socialmente marginalizados. Isto posto, o presente projeto visa a atender estas duas bases de atuação. No tocante à conscientização, o debate sobre as pautas antirracistas tem ganhado visibilidade e novos estudos e conceitos científicos, tornando-se necessária a aproximação com leituras e autores de notória importância para a compreensão dos processos históricos que consolidaram racismo e das ações políticas e intelectuais de resistência contra ele. No tocante à sustentabilidade socioeconômica, o desenvolvimento da ciência e tecnologia visa atender às necessidades e os anseios da sociedade e o conceito de desenvolvimento sustentável aparece neste cenário trazendo a proposta de utilizar os recursos naturais para suprir as necessidades da atual geração sem comprometer às das futuras gerações no que se refere à preservação do ambiente para uma sociedade mais justa e economicamente viável. No cenário de crescimento populacional, surge também o problema da geração de resíduos sólidos, os quais são dispostos em aterros sanitários ou lixões causando impactos ambientais negativos. No Brasil, em média 50% dos resíduos é de origem orgânica e uma técnica tradicional de recuperação deste material é a compostagem, podendo ocorrer em escala doméstica, comunitária, institucional e até em escala industrial, para a produção de fertilizante orgânico. O Projeto tem estimativa de trabalho de quatro meses, com atuação interdisciplinar de duas docentes: uma (Nataly Pinho Chaves) no campo dos estudos afrobrasileiros e investigação leitiora dos temas de maior interesse da comunidade Quilombola do Córrego de Ubaranas; e outra (Adna Viana Dutra) na atuação junto à comunidade de Ubaranas para a produção de adubo orgânico. Junto a estas duas profissionais estarão dois bolsistas (Antônio Erick Pereira de Carvalho e Natália de Oliveira Silvestre) aprovados pelo processo seletivo orientado pelo Edital de incentivo aos NEABIs/2023.
Justificativa
Como instituição de ensino e extensão, o IFCE Aracati, por meio deste projeto, intenta apoiar e incrementar as ações ligadas à promoção, à divulgação e ao aproveitamento, por parte da comunidade externa ao campus, do extenso e recém-adquirido acervo de livros ligados aos conhecimentos histórico-culturais dos grupos afrobrasilleiros e indígenas (Lei nº 11.645, de 10 março de 2008). Aliado a isto, a compostagem é considerada uma técnica relativamente simples e eficaz de aproveitamentos dos resíduos sólidos orgânico e que produz um composto que serve como fonte de nutrientes nas produções agrícolas, e que ao retornar este material ao solo, completa o ciclo dos nutrientes nos ecossistemas. Vale salientar que, esta técnica de compostagem é uma orientação por parte da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei No 12.305 (02/08/2010) para o aproveitamento dos resíduos orgânicos, e apresenta-se como alternativa de desenvolvimento econômico para a comunidade Quilomboola de Ubaranas, que vive das práticas agrícolas.
Público Alvo
Comunidade Quilombola do Córrego de Ubaranas, Aracati/CE e comunidades relacionadas.
Objetivo Geral
-Aliar à proposta de formação sociopolítica uma alternativa de desenvolvimento sustentável através do aproveitamento dos resíduos sólidos na comunidade Comunidade Quilombola do Córrego de Ubaranas; -Promover, produzir e divulgar conhecimento sobre cultura negra, ação sobre território e lutas antirracistas.
Objetivo Específico
1. Criar vínculos formativos entre IFCE e Comunidade Quilombola do Córrego de Ubaranas no que se refere ao cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação em Direitos Humanos (Resolução CNE/CP no 1, de 30 de maio de 2012); Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura AfroBrasileira e Africana (Resolução CNE/CP no 1, de 17 de junho de 2004) ; e as Leis 10.639/03 e 11.645/2008, que estabelecem a obrigatoriedade do ensino das temáticas de "História e Cultura Afro-Brasileira" e "História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. 2. Identificar e quantificar os resíduos sólidos da Comunidade Quilombola do Córrego de Ubaranas em Aracati/CE. 3. Aproveitar os resíduos orgânicos através de uma técnica simples e eficaz como a compostagem. 4. Produzir substrato orgânico para utilização como adubo no cultivo de olerícolas. 5. Incentivar a produção de olerícolas visando uma alimentação saudável e mais acessível. 6. Produzir artigo científico contemplando as práticas e conhecimentos aliados ao projeto.
Metodologia
A metodologia do projeto concentrará, no primeiro mês, etapas de planejamento e organização logística para efetivação das visitas à comunidade de Ubaranas, seleção de textos e outros materiais para as oficinas de leitura, pesquisa científica e para a realização da compostagem, que também será realizada em forma de oficina; Nos meses seguintes, a cada encontro, será feito um estudo prévio para a prática proposta para o dia (revezados o estudo sóciocultural e o ambiental), bem como a avaliação do momento por meio de um questionário avaliativo. Os registros dos encontros também serão feitos no mesmo instante e arquivados para fins de relatoria. MECANISMOS DE ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: Serão compartilhados instrumentais de avaliação das atividades (Questionários), listas de frequência para se verificar a assiduidade tanto de participantes externos do projeto quanto bolsistas, docentes e eventuais colaboradores, além de, através do diálogo com a comunidade (roda de conversa - avaliativa, ao fim de cada encontro), serem tecidas, através dos encontros de rotina, serem construídos novos planejamentos e procedimentos mais cabíveis aos contextos das práticas. Serão também mensurados os quantitativos de resíduos captados para produção de composto orgânico, bem como a quantidade deste, até o fim do projeto, através de verificação das medidas e instrumentos técnicos disponíveis para este fim.