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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NAPNE vai às escolas: sensibilização e orientação sobre educação inclusiva
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
31/03/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Reunião
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
Folder
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Anderson Goncalves Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Goncalves Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 31/03/2024
Livramento Ferreira da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 31/03/2024
Lucas Fontenele Amorim IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 31/03/2024
Luciano de Jesus Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/12/2023 31/03/2024
Rosana Maria Cavalcanti Soares IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 31/03/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O NAPNE tem como finalidade promover o acesso, a permanência e o êxito educacional de alunos com necessidades educacionais específicas, buscando dar suporte técnico, científico, acadêmico, pedagógico e psicossocial necessários às atividades de ensino, pesquisa e extensão, desenvolvidas na área de educação inclusiva sob a perspectiva dos direitos e da diversidade humana, conforme a Resolução nº 050, de 14 de dezembro de 2015, que rege às atividades no NAPNE. Considerando a natureza da atuação deste núcleo, o presente projeto de extensão tem como objetivo estender as ações de formação em educação inclusiva para escolas públicas do município de Camocim, pretendendo contribuir com o fortalecimento da educação inclusiva e a garantia do direito à educação, nos termos do art. 206, inciso I, da Constituição Federal de 1988, quando trata da igualdade de condições para o acesso e a permanência na escola.
Justificativa
A proposta se justifica em razão do compromisso institucional com a extensão universitária, como preceituado na Constituição Federal de 1988, somada à natureza da atuação do NAPNE, e a temática da educação inclusiva. Ao mesmo tempo, num cenário de desafios políticos, sociais e econômicos que geram inflexões sobre a educação inclusiva, a proposição de formações sobre o tema em escolas públicas do município é de interesse daqueles que podem contribuir com a equidade na escola comum.
Público Alvo
Gestores, professores, funcionários e alunos de 1 (uma) escola de ensino fundamental da rede municipal e 1 (uma) escola de ensino médio da rede estadual
Objetivo Geral
Desenvolver ações formativas em duas escolas públicas do município de Camocim - Ce sobre o tema da educação inclusiva
Objetivo Específico
Proporcionar o envolvimento do NAPNE com as escolas de educação básica do município; Identificar as demandas das comunidades interna e externa quanto ao tema da inclusão; Fomentar o debate sobre educação inclusiva no contexto da educação básica.
Metodologia
As formações sobre o tema da educação inclusiva nas escolas serão precedidas pela seleção de temas junto aos membros do NAPNE, contanto com a participação efetiva do bolsista envolvido na ação. Para tanto, contaremos com o envolvimento da docente responsável pela componente curricular “Educação Inclusiva” no encontro de identificação dos desafios e dos anseios das escolas de educação básica sobre o tema. As formações serão realizadas em duas escolas, selecionadas a posteriori, a partir de apresentação do projeto para a equipe da gestão escolar. Espera-se que todos os membros da comunidade escolar participem das formações: gestores, professores, estudantes e equipe de apoio. As formações serão organizadas em três momentos: diagnóstico sobre a percepção dos participantes sobre educação inclusiva; exposição de temas geradores sobre a temática; e identificação, junto aos participantes, de encaminhamentos para garantia da educação inclusiva nas instituições. As formações serão finalizadas com um roteiro de avaliação que será analisado pelos membros do NAPNE para aperfeiçoamento de ações futuras.