Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ACOPIARA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
LETRAMENTO RACIAL NEABI – CAMPUS ACOPIARA - IFCE
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
04/09/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
73
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Acopiara
Formas de Avaliação:
Relatório
Debate
Frequência
Participação
Formas de Divulgação:
Site institucional
E-mail
Redes sociais
Folder
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luiz Roberto Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Caue Juca Ferreira Marques IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2023 22/12/2023
Edivania Ferreira Agostinho IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2023 22/12/2023
Joao Paulo Martins de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2023 22/12/2023
Joenir Aparecido Flor Moreira IFCE Integrante Discente IFCE Sim 4 04/09/2023 22/12/2023
Leidiane Torres do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 04/09/2023 22/12/2023
Luiz Roberto Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/09/2023 22/12/2023
Raquel Yasmym de Jesus Sena IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 04/09/2023 22/12/2023
Rosali Martins Silva IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 04/09/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Letramento Racial é um tema cada vez mais importante nos dias de hoje, principalmente quando se trata da valorização da cultura e da história afro-brasileira. No entanto, o racismo estrutural e o racismo ainda prevalecem em muitas sociedades. incluindo escolas e universidades. Nesse contexto, a proposta de um projeto de extensão sobre conhecimento racial no estado do Ceará surge como uma iniciativa relevante e necessária para promover a sensibilização e a reflexão crítica sobre as questões raciais na sociedade. O principal objetivo é contribuir para a formação de uma comunidade universitária mais inclusiva, que valorize e respeite a diversidade étnica e racial presente na sociedade brasileira. Para atingir esse objetivo, o projeto deverá incluir atividades de capacitação e certificação de estudantes que compõem o NEABI e comunidade em geral, bem como ações de sensibilização e desenvolvimento da cultura afro-brasileira. Grupos de estudo, debates, palestras, oficinas e outras atividades serão incentivadas para estimular a reflexão sobre questões raciais e incentivar a participação ativa da comunidade no processo de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Justificativa
O letramento racial é fundamental para combater o racismo estrutural, promover a inclusão e equidade, fortalecer a identidade e autoestima, desenvolver cidadãos críticos e preparar para a diversidade global. Essa abordagem educacional visa conscientizar, compreender e engajar as pessoas em relação às questões raciais, desconstruindo estereótipos e preconceitos. Ao educar sobre a história e cultura das diferentes raças, o letramento racial promove respeito, valorização da diversidade e igualdade de oportunidades. Além disso, capacita os indivíduos a analisar as estruturas de poder e contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Preparando-os para lidar com a diversidade global de forma sensível e colaborativa.
Público Alvo
De modo geral, sociedade civil, professores de escola municipais e estaduais, alunos e demais interessados na temática do letramento racial, pertencentes à comunidade externa ao campus Acopiara, podendo haver professores da rede municipal e estadual do entorno do campus. Para captar o público interessado no projeto de extensão Letramento Racial do NEABI no IFCE Campus Acopiara, utilizaremos os canais de comunicação mais acessíveis e abrangentes nos dias de hoje: os canais de comunicação internos do IFCE Campus Acopiara, como o site oficial, mural, e-mails institucionais, Instagram e grupos de WhatsApp, para disseminar informações sobre o projeto e suas atividades. Além disso, será disponibilizado formulário online para inscrição de membros da comunidade externa nas atividades do Núcleo. Para garantir a acessibilidade do projeto, as ações serão presenciais, mas, quando possível, será feita a transmissão online para outras pessoas possam participar, seja de algum encontro, palestra ou discussão de textos.
Objetivo Geral
Promover o debate sobre os principais conceitos vinculados ao letramento racial durante o período de vigência do projeto (setembro a dezembro), com encontros para discussões sobre temas raciais, palestras, oficias e outras ações, entre integrantes do NEABI e pessoas interessada para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, capacitando os participantes para reconhecer, valorizar e respeitar a diversidade racial e cultural.
Objetivo Específico
- Desenvolver a consciência crítica sobre as relações raciais e suas implicações na sociedade brasileira; - Capacitar os participantes a identificar e combater o racismo em todas as suas formas; - Fornece ferramentas teóricas e práticas para a promoção da equidade racial em diversos contextos sociais.
Metodologia
O projeto será desenvolvido por meio de várias ações, como reuniões quinzenais para a discussão de conceitos, por meio de debates reflexivos que permitirão desenvolver a consciência crítica e a compreensão sobre questões raciais, como também palestras, oficinas e eventos, como a Semana da Consciência Negra, em novembro de 2023. Para a participação do público externo, será feita uma ampla divulgação nos meios de comunicação do IFCE, como site, mural, Instagram do campus e do NEABI, grupos de Whatsapp etc.). Além desses, serão convidados a participar professores de escolas pertencentes ao município de Acopiara, envolvidos no processo de supervisionamento de estágio dos alunos do curso superior do campus. Ademais, será disponibilizado um link de formulário online para a inscrição dos participantes externos nas ações do projeto, para que tenhamos controle da participação deles. Ao longo das ações, o público participante deverá ser capaz de reconhecer e analisar as diferentes formas de racismo presentes na sociedade, promovendo uma postura antirracista. Para tanto, o processo de apresentação das ações sobre letramento racial iniciará com uma reunião de apresentação de conceitos-chave sobre raça, como a construção social da raça, estereótipos e discriminação racial. Os participantes são convidados a refletir sobre esses conceitos e como eles se manifestam na sociedade. Em seguida, será realizada a exploração de narrativas e experiências: são compartilhadas narrativas e experiências de pessoas racializadas, por meio de textos, filmes, depoimentos e outras formas de expressão artística. O objetivo é ampliar a empatia e a compreensão das vivências do outro, questionando estereótipos e preconceitos. Por fim, ao longo de cada ação, será dada ênfase à ação antirracista que deve ser enfatizada a importância da ação e do engajamento na luta contra o racismo. Os participantes são incentivados a identificar oportunidades de combater o racismo em seu cotidiano, seja por meio de ações individuais ou coletivas. A equidade racial é promovida em diferentes áreas, como educação, trabalho e saúde. Nesse contexto, serão realizadas reflexões individuais e em grupo, permitindo que os participantes compartilhem suas vivências e aprendizados. Esta prática metodológica valoriza a escuta ativa, o diálogo aberto e o respeito mútuo, criando um espaço seguro para o enfrentamento das questões raciais.