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Campus:
CAMPUS ARACATI
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Aracati no Passo da Acessibilidade Cultural
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Turismo
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aracati
Formas de Avaliação:
Participação
Pesquisa de Satisfação
Trabalho em grupo
Formas de Divulgação:
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Elsine Carneiro Falcao
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Afia Suely Santos da Silva de Almeida IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Albercílio Silvano dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
Ana Cristina de Lima e Souza Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2023 30/11/2023
André Luis Abreu Filho Comunidade Surda Integrante Sem vínculo Não 12 01/08/2023 30/11/2023
Bruna Ferreira do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 01/08/2023 30/11/2023
Charles Vasconcelos Vale IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 25/09/2023 30/11/2023
Denilson Felix Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 01/08/2023 30/11/2023
Elsine Carneiro Falcao IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Eveline Rodrigues da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 01/08/2023 30/11/2023
Francisco Ebson Gomes Sousa UFERSA- Universidade Federal Rural do Semi - Árido Integrante Sem vínculo Não 4 25/09/2023 30/11/2023
Luan Fernandes de França IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 01/08/2023 30/11/2023
Marcia de Negreiros Viana IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 30/10/2023 30/11/2023
Maria Eduarda Victorino da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 25/09/2023 30/11/2023
Tania Maria dos Santos Rocha IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A compreensão do meio ambiente como um conjunto humano, geográfico, histórico, cultural, físico e ético, é defendido há muito tempo dentro da consciência ambiental, por ser este ambiente espaço de ações recíprocas, ou seja, ele afeta e é afetado (Dias, 2008). Boullón (2002, p. 8), considera que “planejar bem o espaço é descobrir sem erro como é a realidade (nossa realidade), e ser capaz de imaginar aquilo que devemos agregar-lhe, para que sem perder seus atributos, adapte-se às nossas necessidades”. Nessa condição está a recente categoria do turismo inclusivo que busca acessibilizar com base na Lei, direitos igualitários relativo ao consumo de serviços e lugares por parte de pessoas com algum tipo de deficiência, compreendendo que para além do exercício dos conceitos de qualidade e sustentabilidade já postos no setor da hospitalidade, para o momento pós pandêmico, apresenta-se com urgência, agregar a busca pela inovação tecnológica e a promoção da acessibilidade igualitária a todos (MEDEIROS, at al, 2019).
Justificativa
No que diz respeito à acessibilidade em ambientes históricos urbanos de interesse turístico, esse é um tema pertinente e atual tendo em vista que em âmbito de Brasil, ainda existe a necessidade do trato desse tema dentro de uma racionalidade própria. Isso se justifica pelo fato de quase todo o país, ainda persistir muitas questões indefinidas em relação à teoria e a prática do assunto. O resultado disso é a urgência de compatibilizar a necessidade e as intervenções necessárias, em garantir maior inclusão e acessibilidade em destinos que tem por atrativo, paisagens culturais tombadas como patrimônio (SILVA, 2021).
Público Alvo
Comunidade de surdos e ouvintes
Objetivo Geral
O objetivo norteador do projeto é propor o acesso cultural inclusivo e acessível em espaços de patrimônio público urbano através de uma experiência de um city tour cultural (tour guiado em libras) a ser ofertado à comunidade surda e de ouvintes, tendo por atrativo as paisagens culturais urbanas do município de Aracati/CE.
Objetivo Específico
1- Promover a educação ambiental às comunidades surdas através do guiamento turístico na língua de sinais em ambientes de valor histórico e patrimonial. 2-- Inventariar e nomear signos relacionados a historicidade das paisagens culturais que se configuram como atrativos turísticos no setor da hospitalidade e do turismo para facilitar a compreensão da história através do uso da libras. 2- Ratificar o direito previsto em Lei aos portadores de necessidades especiais, relacionado ao uso fruto da recreação e lazer de forma igualitária nos espaços públicos.
Metodologia
Etapas das atividades: 1- Inicialmente haverá um levantamento histórico das informações a serem compiladas para a modelagem dos passos da acessibilidade que irão compor a rota cultural acessível. 2-Em seguida será feita a organização e interpretação dos dados para a linguagem em libras, objetivando o mapeamento da proposta em forma de roteiro através da ordenação de signos de acordo com o mapa territorial dos atrativos localizados no centro cultural urbano da cidade do Aracati. 3-Após a testagem do protótipo, o projeto será apresentado à escolas de surdos e ouvintes, inicialmente para o núcleo gestor escolar, momento em que será apresentado e explicado o objetivo do projeto que consiste em um guiamento turístico em uma rota específica previamente mapeada, cuja comunicação será feita em libras com o suporte dado pelos intérpretes do IFCE Campus Aracati. A atividade será desenvolvida através de uma caminhada a pé pela cidade, a ser feita numa rota cultural urbana da cidade do Aracati, com grupos formados por jovens ouvintes e não ouvintes oriundos das escolas visitadas que interagirão com os guias de turismo através dos profissionais habilitados para auxiliar na comunicação da linguagem de sinais. Antes desta prática, será feita uma palestra de explicação do projeto na própria escola, para esclarecer os objetivos e também proporcionar a ambientação dos participantes. Em seguida, será agendada a data de acordo com o aval da escola para o encontro do grupo de alunos com os facilitadores da proposta para posteriormente, ocorrer a experiência do tour guiado na linguagem de sinais com tradução simultânea para o português objetivando também atender o público ouvinte que esteja participando. O guiamento será feito a pé, seguindo os passos da história no centro histórico do Aracati. O guiamento em libras será feito em pequenos grupos compostos por surdos e ouvintes oriundos das escolas locais, acompanhados por bolsistas surdos do curso técnico em guia de turismo do IFCE Campus Aracati, sendo esses condutores assessorados por intérpretes de libras e professores. A atividade se desenvolverá dentro de um tempo máximo de duas horas que será feito através de caminhada cultural no centro patrimonial da cidade do Aracati. Também contará com um guia de turismo cadastrado pelo Ministério do Turismo, sendo este a proponente do projeto. Será um projeto desenvolvido com base no método de ensino e aprendizagem de grupos com procedimentos e técnicas aplicadas relacionadas a prática de guiamento regional. A previsão será de quatro a dez tours a serem programados a medida do interesse e disponibilidade das escolas visitadas. Pretende-se também divulgar a proposta na TV Sinal da região de forma a veicular, promover e despertar o interesse público municipal visando a continuidades do projeto. A avaliação será feita através de rodas de conversas imediatamente após o tour, podendo ou não ser aplicado questionário de avaliação.