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Campus:
CAMPUS CRATEUS
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
A Voz do Egresso: instrumento de tomada de consciência e intervenção na realidade
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
01/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Crateús
Independência
Ipaporanga
Nova Russas
Novo Oriente
Formas de Avaliação:
Relatório
Reunião
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Sistema acadêmico
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Jose Edivam Braz Santana
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Francisco Bruno de Souza Soares IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 01/08/2023 30/11/2023
George Bezerra Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 01/08/2023 30/11/2023
Jose Edivam Braz Santana IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Este projeto tem por objetivo geral mapear os egressos dos cursos de licenciatura (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Crateús com o intuído de analisar a situação profissional, impactos das experiências acadêmicas recebidas na formação inicial e expectativas em relação à formação continuada; assim como, integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em constante contato com o campus. Acompanhar os egressos possibilita à Instituição, além da coleta de informações a respeito das experiências profissionais que configuram suas trajetórias, no sentido de compreender os impactos dos seus cursos para o desenvolvimento econômico e social da região, nesse caso particular, dos Sertões de Crateús – CE; possibilita a (re)integração desses egressos a algumas rotinas do campus. Conhecer o perfil dos egressos e (re)integrá-los a algumas rotinas do campus é de grande relevância para a instituição formadora, uma vez que possibilita, dentre outros, ajustes no seu sistema de ensino e consolidação de vínculos com esses egressos e, por consequência, com a comunidade. Além de se constituir em uma das dimensões do Programa de Autoavaliação Institucional, determinado pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, lei nº 10.861 de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004), o acompanhamento dos egressos, está fortemente associado às dimensões referentes à missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), à comunicação com a sociedade, à responsabilidade social, especialmente quanto à inclusão social e ao desenvolvimento econômico e social, assim como à política para o ensino (pós-graduação, pesquisa e extensão) (MACHADO, 2010, p. 45-46) Dessa forma, preocupar-se com o acompanhamento e (re)integração de seus egressos constitui-se em “uma consciência crítica e uma capacidade de investigar, questionar e propor novos planejamentos e soluções, possibilitando a realização plena da sua função social” (SILVA et al., 2017, p. 295). Nesse sentido, este projeto está relacionado à atuação do Núcleo de Acompanhamento de Egressos do IFCE/Crateús e ao Edital 01/2023 – PROEXT, processo SEI de adesão nº 23293.000890/2023-10 e, de forma ampla, fornecerá informações acerca da situação dos egressos dos cursos de licenciatura ofertados nesse campus (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) e dos desafios enfrentados por estes, no que concerne à sua entrada e permanência no mundo do trabalho. Poderá ainda, favorecer a (re)integração desses egressos a algumas rotinas do campus e contribuir para o planejamento, (re)definição do Projeto Político Pedagógico e dos Projetos Pedagógicos dos Cursos em questão assim como, para uma redefinição didática, curricular e avaliativa da oferta de novos cursos, sobretudo de formação continuada.
Justificativa
Adotar uma política de acompanhamento de egressos, além de se constituir uma dimensão essencial no contexto da avaliação institucional, enquanto instrumento que propicia o (re)planejamento das ações implementadas pela instituição, se constitui, também, uma exigência da política nacional de avaliação das instituições de educação superior demandada pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Criado pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, a partir das diretrizes definidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES), e organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o SINAES tem por missão “avaliar a graduação valorizando aspectos indutores da melhoria da qualidade da educação superior e da formação acadêmica dos estudantes brasileiros” (BRASILIA, 2015, n.p.). Uma das dimensões da avaliação proposta por esse sistema é a “Política de atendimento aos estudantes”, da qual um dos indicadores de avalição é a “política de acompanhamento de egressos”. O uso desse indicador, revela, para além da obrigatoriedade instituída pela Lei nº 10.861/2004, um comprometimento da instituição com uma política de acompanhamento do aluno egresso, particularmente no que se refere à identificação das experiências profissionais que configuram as trajetórias desses egressos, sobretudo se/como estão inseridos no mundo do trabalho e contribuições para o desenvolvimento econômico e social não somente da cidade na qual a instituição está inserida, mas da região e do país; além de favorecer a possibilidade de (re)integração desses egressos a algumas rotinas institucionais. Dessa forma, o acompanhamento dos egressos constitui ferramenta relevante para avaliar a qualidade da educação ofertada por nossa instituição, de maneira particular, possibilidade de (re)aproximação, interação, comunicação e possível retorno desses egressos para a instituição, seja por meio de novos cursos graduação, atividades de pesquisa e/ou extensão e cursos de pós-graduação e/ou formação continuada.
Público Alvo
Egressos dos cinco cursos de licenciatura do IFCE/Campus Crateús (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) que tenham concluído seus cursos há, pelo menos, um ano (concluintes até 2021.2, haja vista o descompasso ano civil ano letivo causado pela pandemia de COVID-19).
Objetivo Geral
Mapear os egressos dos cursos de licenciatura (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE/Campus Crateús com o intuído de analisar a situação profissional, impactos das experiências acadêmicas recebidas na formação inicial e expectativas em relação à formação continuada; assim como, integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em constante contato com o campus.
Objetivo Específico
 Identificar, junto à Coordenadoria de Controle Acadêmico (CAA) – por curso de licenciatura, os estudantes egressos a cada ano, considerando aqueles que concluíram seus cursos até o ano de 2021.2 (um ano anterior ao início do levantamento dos dados), assim como dados de contatos relativos a esses estudantes;  Contatar, por meios diversos, os estudantes egressos dos cursos de licenciatura do IFCE/Campus Crateús (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física), apresentar o projeto em tela e solicitar a adesão/participação destes;  Identificar a situação funcional dos egressos dos cursos de licenciatura do IFCE/Campus Crateús (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física), o índice de ocupação, buscando estabelecer relação entre a atuação profissional e a formação inicial recebida;  Conhecer a opinião dos egressos dos cursos de licenciatura do IFCE/Campus Crateús (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) acerca da formação recebida, tanto técnico-profissional quanto ética e humana;  Utilizar a avaliação dos egressos dos cursos de licenciatura do IFCE/Campus Crateús (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) como subsídio para revisão dos Projetos Pedagógicos dos cursos de graduação em questão e proposição de cursos de formação continuada (atualização, aperfeiçoamento, especialização);  Manter registros atualizados de alunos egressos, por curso, possibilitando melhor comunicação e oferecimento de serviços institucionais a esse público, como: projetos de pesquisa e/ou extensão, programas e/ou cursos de formação continuada; assim como a participação destes em palestras, eventos institucionais e bancas de defesas de trabalhos de conclusão de curso;  Propiciar a participação de egressos em exercício da docência em atividades desenvolvidas no campus (como eventos), disciplinas e em reuniões/seminários dos programas de incentivo à docência: PIBID e PRP, por meio de relatos de experiências/vivências e/ou realização de palestras;  Favorecer a participação dos egressos (à sua escolha e conveniência) em oportunidades de formação continuada, projetos de pesquisa e/ou extensão, concursos/oportunidades de emprego a partir de informações compartilhadas via e-mails cadastrados, bem como no site da Instituição.
Metodologia
Esse projeto de acompanhamento de egressos visa, dentre outras, conhecer a inserção social dos licenciados dos cursos de Geografia, Música, Letras, Matemática e Física, ofertados pelo IFCE/Campus Crateús, no mundo do trabalho e impactos da formação recebida, por meio do mapeamento realizado, assim como, integrar esses egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em constante contato com o campus. A coleta e organização dos dados será realizada por meio de pesquisa de natureza qualitativa e características do enfoque quantitativo que, associados, poderão permitir uma apreensão mais fidedigna da realidade. Na pesquisa qualitativa “os dados recolhidos são “[...] ricos em pormenores descritivos relativamente a pessoas, locais e conversas, e de complexo tratamento estatístico” (BOGDAN; BIKLEN, 1994, p. 16), geralmente recolhidos em contexto naturais, em toda a sua complexidade; enquanto que o enfoque quantitativo fornecerá dados quantitativos no que se refere ao número de estudantes egressos em cada curso, alocação desses estudantes no mundo trabalho, dentre outros. Nessa perspectiva, o principal instrumento de coleta de dados se constitui de questionário online (disponível no Apêndice Único), por meio do Google Forms, elaborado com perguntas fechadas, nas quais o respondente não tem a possibilidade de expressar opiniões livremente, mas apenas selecionar dentre opções dadas aquela(s) que melhor se adequem ao seu perfil; e, perguntas abertas, nas quais os respondentes podem externar suas opiniões “livremente”. A partir das repostas a esse questionário a interpretação dos dados será desenvolvida a partir das seguintes categorias: perfil geral (faixa etária, ano de conclusão do curso, tempo de conclusão do curso); trajetória acadêmica/avaliação do curso e da instituição; informações profissionais. Metodologicamente, no que se refere à pesquisa, seguiremos as etapas abaixo:  1ª etapa: identificação, junto à Coordenadoria de Controle Acadêmico (CAA), por curso de licenciatura, dos estudantes egressos a cada ano, considerando aqueles que concluíram seus cursos até o ano de 2021.2 (um ano anterior ao início do levantamento dos dados), assim como dados de contatos relativos a esses estudantes;  2ª etapa: realização de contato, por meios diversos, dos estudantes egressos dos cursos de licenciatura do IFCE/Campus Crateús, apresentação do projeto em tela e solicitação da participação destes por meio do questionário de levantamento de dados (Google Forms);  3ª etapa: análise dos dados a partir das categorias elencadas anteriormente;  4ª etapa: organização de banco de registro de alunos egressos, por curso, a partir de categorias já mencionadas;  5ª etapa: comunicação dos resultados (CPA, DE, sociedade) no site institucional, para o e-mail dos participantes e seminário de integração dos egressos. Opcionalmente, os resultados da pesquisa desenvolvida poderão ser comunicados em eventos científicos (comunicações orais) e/ou em publicação de artigos em anais de eventos e/ou revistas científicas qualificadas. A partir dos dados levantados e paralelamente às atividades das 3ª à 5ª etapas da pesquisa, os egressos serão convidados a participar de atividades de (re)integração a algumas rotinas do campus, de acordo com a sua disponibilidade e conveniência, como as que seguem:  relatos de experiências/vivências e/ou realização de palestras nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado I e Projeto Social, ministradas pelo coordenador desse projeto e em reuniões/seminários dos programas de incentivo à docência: PIBID e PRP, para egressos em exercício da docência. Poderão também desenvolver essas mesmas atividades em outras disciplinas, de outros docentes do campus, desde que em comum acordo entre esses docentes e egressos;  relatos de experiências como ex-estudantes do campus, agora docentes (egressos em exercício da docência), para a comunidade acadêmica e demais participantes do “Universo IFCE”, evento realizado pelo campus no mês de setembro de 2023, por meio do “Stand das profissões”;  oportunidades de formação continuada, projetos de pesquisa e/ou extensão, concursos/oportunidades de emprego, à sua escolha e conveniência; a partir de informações compartilhadas via e-mails cadastrados, bem como no site da Instituição. Com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento das etapas de execução do projeto serão realizadas reuniões quinzenais entre coordenador(es) do projeto e bolsista(s), com vistas a alinhar ações, reorganizar rotas, analisar empecilhos no percurso das etapas. Como resultados esperados, apontamos: mapeamento do perfil dos egressos dos cursos de licenciatura do IFCE/Campus Crateús (Geografia, Música, Letras, Matemática e Física) com criação de banco de registro atualizado e (re)integração desses egressos à rotina do campus, seja por meio de projetos (extensão, pesquisa, outros) ou de cursos de formação continuada. Além desses resultados, esperamos também poder aguçar a reflexão, em âmbito institucional, acerca do planejamento de novas políticas em relação à formação (tanto inicial quanto continuada) dos estudantes dos cursos em questão; demanda de reformulação de PPC de cursos, novos cursos de formação continuada, dentre outros.