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Campus:
CAMPUS CANINDE
Tipo da Ação:
Evento
Título:
O LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA E ENSINO NO IFCE CAMPUS CANINDÉ: CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
28/08/2023
Previsão de Fim:
01/09/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
80
Carga Horária de Execução do Evento:
40
Local de Atuação:
Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Canindé
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Trabalho em grupo
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Minicurso
Palestra
Oficina
Nome do Responsável:
Antonia Dalia Chagas Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Antonia Dalia Chagas Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 28/08/2023 01/09/2023
Rauane da Silva Abreu IFCE Integrante Discente IFCE Não 10 28/08/2023 01/09/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Laboratório de Matemática e Ensino (LME) do Instituto Federal do Ceará, Campus Canindé, será usado como um espaço de atuação contínua, fundamentado em ciclos formativos. Esses ciclos visam contemplar tanto os alunos do curso de Licenciatura em Matemática quanto os professores da rede pública de Canindé, promovendo uma integração entre as atividades de ensino e pesquisa. Os participantes terão acesso a elaboração, analise e avaliação de materiais didáticos e atividades que possibilitem a melhoria na relação ensino/aprendizagem da Matemática.
Justificativa
O laboratório de Matemática desempenha um importante papel no estímulo à pesquisa e na promoção da interdisciplinaridade. Por meio desse evento os licenciandos e professores de Matemática de Canindé têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos, explorar novas metodologias de ensino e investigar questões relevantes no campo da Educação Matemática. Essas experiências contribuem para o desenvolvimento de uma postura crítica e reflexiva em relação ao ensino da Matemática, preparando os futuros professores e promovendo uma formação continuada, estreitando as relações entre as instituições formadoras e a comunidade escolar.
Público Alvo
O projeto beneficiará alunos egressos do curso de matemática e professores de matemática já atuantes no ensino básico.
Objetivo Geral
Contribuir para a melhoria da formação inicial e continuada de professores, promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão por intermédio do Laboratório de Ensino de Matemática (LME) do IFCE Campus Canindé.
Objetivo Específico
Fornecer aos professores e futuros professores de Matemática da rede pública estadual de Canindé subsídios teóricos, práticos e metodológicos com vistas a melhorar as práticas pedagógicas; Capacitar os professores em relação às metodologias alternativas para o ensino de Matemática; Realizar trocas de experiências entre os licenciandos em matemática e os professores da educação básica;
Metodologia
* Período de Inscrição: os interessados irão preencher um formulário de interesse, no link disponível nas plataformas de divulgação, que serão o instagram do Curso de Licenciatura em Matemática de Canindé (https://www.instagram.com/licenciaturamatifce_caninde/) para a comunidade interna/externa, bem como através de emails direcionados para os alunos (exclusivo para comunidade interna). As inscrições terão início em 25/07/23 (30 dias antes do início do projeto). * Relização das primeiras oficinas pedagógicas com o objetivo de proporcionar aos licenciandos e professores o conhecimento e vivências de metodologias para o ensino de Matemática; * Realizações de exposições dos materiais manipuláveis confeccionados durante as oficinas; * Realizar minicursos e palestras com o objetivo de capacitar os professores em relação às metodologias alternativas para o ensino de Matemática; * Realizar trocas de rodas de conversa entre os professores do curso de licenciatura em matemática, professores da educação básica e licenciando do curso de Matemática.