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Campus:
CAMPUS SOBRAL
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
English Club 13a Temporada
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Línguas Estrangeiras
Data de Início:
22/08/2023
Previsão de Fim:
05/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
5
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Pesquisa de Satisfação
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renato Barros da Costa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Edina Maria Araujo de Vasconcelos IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 22/08/2023 05/12/2023
Renato Barros da Costa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 22/08/2023 05/12/2023
Venilson Neves Carneiro Egresso do IFCE Campus de Sobral Integrante Sem vínculo Não 2 22/08/2023 05/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
A ação de extensão denominada "English Club" consiste numa oportunidade de prática de produção oral e escrita em língua inglesa. O projeto tem sido realizado desde o semestre letivo 2017.1, com êxito recorrente, e agora continua em sua DÉCIMA TERCEIRA temporada.
Justificativa
É em cursos de língua inglesa especializados que costumeiramente se desenvolvem as habilidades linguísticas produtivas – produção oral (falar) e produção escrita (redigir) – em contraste com o aprendizado escolar da língua, que tende a tradicionalmente focar apenas na habilidade de compreensão leitora (ler). No caso da participação do público externo que já estuda inglês nas escolas, este projeto do IFCE oferece a possibilidade de praticar conversação e escrita, além de leitura que já lhes é costumeiro. E o mesmo também é verdade para o público interno do projeto, em sua maioria alunos do IFCE Campus Sobral, cujas disciplinas obrigatórias de inglês também focam apenas na habilidade de leitura técnica. Desta forma, a ação de extensão English Club é a única iniciativa no campus até o momento que atua no desenvolvimento de habilidades linguísticas produtivas. Todo o projeto foi construído de modo a associar o desenvolvimento das habilidades comunicativas à prática em interações significativas, de cunho real ou simulado, elemento essencial ao desenvolvimento da proficiência linguística (JOHNSON & JOHNSON, 1999: 174). O English Club é um espaço em que o participante poderá realizar esse tipo de atividade como complementação ao seu estudo em alguma disciplina, curso de inglês, ou mesmo como uma forma de retomar uma prática suspensa.
Público Alvo
Alunos de outras Instituições de Ensino Superior, alunos de escolas de ensino médio ou técnico de Sobral e região, profissionais de quaisquer áreas (independentemente de vínculo com instituição de ensino), comunidade em geral. Desde a agosto de 2020, quando o projeto passou a ser realizado online, ampliou-se consideravelmente a participação, facilitando a inclusão de participantes da região adjacente a Sobral, bem como de cidades mais distantes.
Objetivo Geral
Propor atividades linguísticas para que os participantes possam desenvolver as habilidades comunicativas em língua inglesa
Objetivo Específico
1) Oferecer oportunidades de discussões de temas diversos para que os participantes possam desenvolver as quatro habilidades comunicativas – compreensão oral (ouvir), compreensão escrita (ler), produção oral (falar) e produção escrita (redigir) – em língua inglesa, com ênfase naquelas ditas produtivas (produção oral e produção escrita) 2) Fomentar a prática de habilidades paralelas às linguísticas, a exemplo de análise crítica e desenvoltura ao falar em público.
Metodologia
[CONCEITO DE CLUBE COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA E FUNCIONAMENTO GERAL] Uma característica que distingue o presente projeto das disciplinas regulares (componentes curriculares dos cursos técnicos e superiores do IFCE Campus Sobral) é a adoção da analogia com um “clube”. Nossa intenção é, com isso, tornar o ambiente um pouco menos formal e mais flexível do que uma aula tradicional, com o intuito de cativar não somente aqueles que estariam dispostos a incluir o English Club em sua rotina de estudos, mas também o público que tem dificuldade em estabelecer uma frequência regular, como é normalmente cobrado. Em um clube, vai quem quer, chega-se na hora que pode, deixa-se o local na hora pretendida. O participante é livre para aparecer quando quiser, aderindo às atividades (ou desistindo delas) em qualquer momento durante o andamento do projeto. Outra característica derivada do conceito de clube está mais ligada ao aspecto metodológico. O professor-facilitador ofertará semanalmente um ambiente favorável à interação significativa, de cunho real ou simulado, e toda a atividade será realizada em língua inglesa. Os conteúdos dos encontros não são pautados por uma sequência pedagógica pré-definida, como nas disciplinas regulares ou em cursos de inglês convencionais. A intenção com a diminuição de formalidade e o aumento de flexibilidade é permitir que a pauta de discussão seja construída de modo mais democrático, permitindo que os assuntos surjam também das necessidades dos participantes nos próprios encontros, em contraposição a uma pauta construída somente pelo olhar do professor, da instituição (ou do escritor do material didático adotado, como é comum em alguns cursos de idiomas). O que chamamos de “conceito de clube” (participação sem necessidade de frequência mínima obrigatória, possibilidade de horários livres de entrada e saída na reunião, e liberdade para adesão ao clube – ou desistência - a qualquer momento do projeto) tem estado presente frequentemente como avaliação positiva nas falas dos participantes ao fim de cada temporada do projeto. Para vários deles, o fato de ser um “clube” é fator determinante de sua participação nos encontros. Portanto, consideramos de suma importância a manutenção dessa flexibilidade. O único aspecto que foge levemente de tal tendência é um breve cadastro obrigatório para os participantes, que é feito através de uma ficha preenchida via Google Formulários, que coleta informações para compor um perfil básico dos participantes, a exemplo de dados cadastrais, origem (se estudante do IFCE, servidor, ou público externo), declaração de etnia, dentre outros dados. [CONTINUAÇÃO DO PROJETO EM MODALIDADE ONLINE] O projeto tem sido desenvolvido em modalidade online desde o final da 6ª temporada. Inicialmente, isto nos foi imposto pelas condições da pandemia de Covid-19 da época, mas devido ao impacto positivo da modalidade online na participação da comunidade nas atividades do projeto, decidiu-se, em diálogo com o coordenador de extensão do Campus Sobral, Prof. Fabiano Carneiro Ribeiro, e com a Profa. Daniele Maria Alves Teixeira Sá chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (DEPPI – Campus Sobral) continuar desta forma. Além disso, por repetidas vezes, as pesquisas de satisfação (incluídas nos relatórios finais de cada temporada) revelaram que a maioria dos respondentes não poderia continuar a atividade a não ser que continuasse de modo online. No caso do último relatório, quase todos os respondentes (91,7% - todos exceto um) escolheram a opção “Se fosse presencial, eu não poderia ter participado.” (O único que não respondeu assim escolheu a opção “Para mim, tanto faz”.) [CONTINUAÇÃO DO TRABALHO NAS OFICINAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL] A partir desta 12ª temporada do projeto, iniciamos um trabalho com a habilidade de produção escrita. A Profa. Edina Vasconcelos, também professora de língua inglesa do IFCE Campus Sobral, continuará compondo a equipe de execução e ficará a cargo do trabalho realizado com escrita, enquanto o Prof. Renato Costa, coordenador do projeto, continuará conduzindo as reuniões de conversação. O trabalho de produção escrita será realizado da seguinte forma: Os alunos que participarem de uma determinada reunião de conversação serão desafiados a produzir textos dentro da temática discutida no encontro. A partir de então, a Profa. Edina Vasconcelos trabalhará o melhoramento desses textos com cada um desses participantes, individualmente, dentro de uma perspectiva de escrita processual e recursiva. Trata-se de um trabalho articulado paralelamente às reuniões de conversação. Esta atividade é oriunda dos próprios participantes do English Club, como parte das sugestões colhidas através do questionário de pesquisa de satisfação aplicado na 11ª temporada. [SECRETARIADO] O secretariado do clube, que tem por funções auxiliar o Prof. Renato Costa durante as reuniões de conversação, gerenciando entrada e saída de participantes, bem como monitoração e interação no chat do Google Classroom, ficará a cargo do aluno egresso do IFCE Campus Sobral, Venilson Alves Carneiro, que é membro do English Club há vários anos e secretário do clube desde a 11ª Temporada. [AVALIAÇÃO] O processo de avaliação do projeto tem caráter contínuo. Do ponto de vista qualitativo, a cada encontro é dada a oportunidade para os alunos expressarem suas opiniões com relação àquela reunião específica. O diálogo aberto permite que haja feedback e aplicação de estratégias de melhoria paralelamente ao andamento da temporada vigente. Também, ao final de cada temporada, entra em pauta uma conversa mais demorada com o objetivo de levantar os méritos e gerar sugestões para a temporada seguinte. Este momento mais detalhado também incluirá uma pesquisa de satisfação por meio de um formulário lançado aos participantes através da ferramenta digital Google Formulários. Do ponto de vista quantitativo, há dois tipos de contagem. Primeiro, conta-se e registra-se os nomes dos participantes de cada reunião. É importante considerar, no entanto, que os números obtidos dessa contagem não necessariamente representam a quantidade de alunos frequentando regularmente o projeto, mas sim a quantidade de VISITAS que o English Club recebeu. Isso se explica pelo próprio desenho do projeto: participação sem necessidade de frequência obrigatória, horários livres de entrada e saída na reunião, e surgimento de novos participantes a qualquer momento da temporada. Além disso, há tanto participantes assíduos, como aqueles que vieram apenas uma vez. Por essas razões, por mais que pretendamos contabilizar o número simples de participantes distintos da temporada, insistiremos em contabilizar o número de visitas. Entendemos que isso acaba sendo mais coerente com a proposta do clube e acaba revelando dados úteis da frequência dos participantes. Mesmo assim, uma segunda contagem é feita, considerando apenas o número de participantes em si que frequentaram a temporada. [DIVULGAÇÃO] A divulgação do projeto (e dos English Club Seminars) será feita por meio das mídias sociais e site da Instituição, com o auxílio do Setor de Comunicação Social e Eventos do Campus Sobral. Também será feita, dependendo do surgimento de oportunidade, por meio de outras mídias locais, convites e outros meios disponíveis, a exemplo de uma matéria em vídeo pela TV diário, que cobriu a primeira reunião da primeira temporada, anos atrás, mas que, infelizmente, não se encontra mais à disposição. [BREVE REFERÊNCIA AO PROCESSO SEI No. 23257.000653/2023-87] Durante a 12ª Temporada da ação, a Coordenadoria de Extensão Local, bem como a Chefe do Departamento de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação do IFCE Campus Sobral, com ciência da coordenação do Projeto de Extensão English Club, solicitou o olhar da Comissão da ProExt no sentido de avaliar sugestões que vinham sendo feitas ao projeto através dos pareceres de validação das temporadas recentes. O INTUITO DA COORDENAÇÃO DO PROJETO ao incluir aqui esta breve menção É APENAS DEIXAR REGISTRADO que houve esta interlocução. O parecer da ProExt está detalhado no Processo SEI No. 23257.000653/2023-87. Nossa ideia era registrar esta menção no relatório final da 12ª Temporada. Não tendo sido possível, fica registrado aqui, na submissão da 13ª edição do projeto, repetindo, TÃO SOMENTE PARA REGISTRO E REFERÊNCIA.