Exibir Ação

Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Evento
Título:
PROLIMPICO 2023 2a Edição: Preparando professores, medalhando alunos
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Formação de Professores
Data de Início:
14/08/2023
Previsão de Fim:
18/08/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
200
Carga Horária de Execução do Evento:
30
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Online
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Prova
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
E-mail
Folder
Redes sociais
Convite
Atividades Realizadas:
Encontro
Apresentação
Mesa Redonda
Nome do Responsável:
Francisco Odecio Sales
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
ALLAN JÚNIOR DA SILVA COSTA Secretaria Municipal de educação - SME Fortaleza Integrante Sem vínculo Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Andre Teixeira Viana IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Annelise Maymone Secretaria de educação do Ceará - SEDUC CE Integrante Sem vínculo Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Carlos Daniel Chaves Paiva IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Carlos Henrique Lima de Moura IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/08/2023 18/08/2023
Clodomir Silva Lima Neto IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/08/2023 18/08/2023
Fábio Sampaio Mariano Secretaria de educação do Ceará - SEDUC CE Integrante Sem vínculo Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Francisco Odecio Sales IFCE Coordenador Docente IFCE Não 5 14/08/2023 18/08/2023
Helano dos Santos Campelo Rego IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/08/2023 18/08/2023
Hudson de Souza Felix IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/08/2023 18/08/2023
Iarli Barreto Leite Falcao Junior IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/08/2023 18/08/2023
Itala Iara Medeiros de Araujo IFCE Integrante Docente IFCE Não 1 14/08/2023 18/08/2023
Johnantan Pereira Gonsalves Secretaria de educação do Ceará - SEDUC CE Integrante Sem vínculo Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Kevin Cristian Paulino Freires IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Maria Aliciane Martins Pereira IFCE Integrante Discente IFCE Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Micael Campos da Silva Secretaria de educação do Ceará - SEDUC CE Integrante Sem vínculo Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Sonia Maria dos Anjos Secretaria Municipal de Educação - Sumaré RJ Integrante Sem vínculo Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Wesley Liberato Freire Secretaria de educação do Ceará - SEDUC CE Integrante Sem vínculo Não 20 14/08/2023 18/08/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Aperfeiçoamento de Professores Olímpicos – PROLÍMPICO tem como objetivo difundir a “cultura olímpica” e oferecer propostas de aplicação em sala de aula para professores de matemática e gestores de escolas de todo o Brasil. Abordando assuntos relativos às olimpíadas de matemática, o programa se divide em quatro níveis independentes englobando os níveis fundamental e médio. Cada edição do programa ocorre em módulo único durante uma semana, com aulas online transmitidas pelo Youtube e com sessões de exercicios e oficinas temáticas. O evento proposto é uma parceira entre o GEPEMAC, POTI Itapipoca, COI Itapipoca e IMPA visando formar professores da educação que atuam desde o 5º ano do ensino fundamental até a 3ª série do ensino médio na perspectiva da preparação olímpica
Justificativa
Mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas brasileiras proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos. Anualmente é possível participar de diferentes olimpíadas científicas, regionais, estaduais ou nacionais. As olimpíadas, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e instituições de ensino superior, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante. Para tal desafio é necessária uma formação continuada dos professores de Matemática (ou que ensinam Matemática) para potencializar esses resultados nos alunos. O evento proposta oportuniza não somente preparação técnica mas também reflexos acerca da relevância da matemática como ferramenta para exercício pleno da cidadania, além de estreitar e fortalecer as relações institucionais entre as secretarias municipais de educação, as escolas da rede estadual, escolas privadas e o IFCE Campus Itapipoca.
Público Alvo
Professores da educação básica da região e alunos de Licenciaturas em Matemática
Objetivo Geral
Fomentar a cultura olímpica entre professores da macrorregião do Vale do Curu através de uma formação continuada em Matemática Olímpica.
Objetivo Específico
Formar professores de Matemática nas vertentes de Matemática Olímpica, visando impacto positivo nos resultados em competições regionais e nacionais.
Metodologia
As inscrições ocorrerão via formulário entre os dias 01 e 05 de agosto. As atividades iniciam 14/08 e vão ate 18/08, com transmissão pelo canal do IMPA no Youtube e sessões de exercicios via Meet nas tardes dos dias 14 a 18 de agosto. Serão ofertadas oficinas temáticas e palestras relacionadas a nada um dos quatro niveis de forma sincrona. Os procedimentos metodológicos serão: 1. **Identificação de Professores Aptos:** Selecionar professores com experiência em ensino de Matemática e interesse em desafios de alto nível. 2. **Capacitação Inicial:** Realizar uma formação inicial, abordando os conceitos básicos das olimpíadas de Matemática e suas diferenças em relação ao currículo tradicional. 3. **Estudo de Provas Anteriores:** Analisar provas de olimpíadas passadas para entender a estrutura e os tipos de problemas apresentados. 4. **Desenvolvimento Conceitual:** Aprofundar os conhecimentos matemáticos dos professores em tópicos avançados, incentivando a pesquisa e a exploração. 5. **Metodologias de Ensino:** Apresentar diferentes abordagens de ensino, como resolução de problemas, raciocínio lógico e uso de tecnologias. 6. **Criação de Recursos:** Auxiliar os professores na elaboração de materiais didáticos e exercícios desafiadores para seus alunos. 7. **Acompanhamento e Feedback:** Realizar acompanhamento periódico dos professores em suas atividades de ensino e fornecer feedback para aprimoramento contínuo. 8. **Simulações de Olimpíadas:** Promover simulados para os professores aplicarem em suas salas de aula e prepararem os alunos para a competição. 9. **Rede de Apoio:** Estabelecer uma rede de compartilhamento de conhecimentos entre os professores para troca de experiências e estratégias bem-sucedidas. 10. **Participação em Olimpíadas:** Incentivar a participação dos professores em olimpíadas como observadores ou mesmo como aplicadores de provas. 11. **Avaliação e Revisão:** Avaliar periodicamente a eficácia da metodologia e fazer ajustes conforme necessário. Lembrando que uma formação contínua e atualização constante são fundamentais para garantir o sucesso dos professores e a preparação adequada dos alunos para olimpíadas de Matemática.