Exibir Ação

Campus:
CAMPUS MARACANAU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Acompanhamento de Egressos - 2023
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Profissional
Data de Início:
14/08/2023
Previsão de Fim:
11/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
1000
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Maracanaú
Formas de Avaliação:
Trabalho em grupo
Pesquisa de Satisfação
Frequência
Relatório
Questionário
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Site institucional
Sistema acadêmico
E-mail
Áudio
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Luis Jose Silveira de Sousa
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Cecília Maria Souza Santos IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 14/08/2023 11/12/2023
Luis Jose Silveira de Sousa IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 14/08/2023 11/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O Programa de Acompanhamento ao Egresso - PROAE foi definido na RESOLUÇÃO Nº 106, DE 26 DE NOVEMBRO DE 2018 (https://ifce.edu.br/proext/estagioseegressos/arquivos/regulamento-programa-de-acompanhamento-de-egresso-resolucao-106-de-26-de-novembro-de-2018.pdf) destaca a importância do egresso na política de avaliação da institução. Este programa está ancorado nos seguintes princípios: valorização profissional, relacionamento contínuo, educação continuada, compromisso e responsabilidade com a comunidade, avaliação e autoavaliação do profissional formado, continuidade e institucionalização. Alguns dos objetivos do PROAE são: I – Integrar os egressos à comunidade acadêmica, mantendo-os em permanente contato com o IFCE; II – Consolidar o vínculo com o egresso, por meio da criação e implementação de ações, tendo em vista o compromisso e a responsabilidade com a comunidade; III – Promover a realização de atividades extracurriculares de cunho técnico profissional, buscando a valorização do egresso; IV – Implementar e manter atualizado sistema de comunicação com os egressos, a partir de dados e registros atualizados; V – Construir indicadores para que seja verificado se as atividades desenvolvidas pelo egresso estão em consonância com os objetivos propostos pelo curso, visando o planejamento e replanejamento de ações a serem desenvolvidas pela Instituição, com vistas a sanar as fragilidades, manter e ampliar as potencialidades, a partir da: a) Opinião dos egressos sobre a formação recebida; b) Relação entre a ocupação e a formação profissional recebida; c) Avaliação das habilidades e competências previstas nas matrizes curriculares e efetivamente acumuladas pelos egressos do IFCE; d) Identificação do grau de aprendizagem técnico-profissional dos egressos. VI – Acompanhar a carreira profissional dos egressos, durante os dois primeiros anos de atuação profissional, verificando as principais dificuldades encontradas e propor ações e programas que possam contribuir para a sua inserção e manutenção no mercado de trabalho; VII – Estabelecer parcerias e divulgar oportunidades de emprego aos alunos formados colaborando para sua inserção no mercado de trabalho; VIII – Identificar demandas para cursos de graduação, pós-graduação e extensão; IX – Oportunizar aos egressos, sempre que possível, a sua participação em eventos e cursos promovidos pelo IFCE, contribuindo para a formação continuada; X – Utilizar os meios tecnológicos, notadamente o uso da rede mundial de computadores, como recurso para a manutenção do contato direto e imediato entre o IFCE e seus egressos; XI – Construir banco de dados capaz de informar as atividades profissionais desenvolvidas pelos egressos, contribuindo, para possíveis ajustes no curso, face às demandas do mundo do trabalho, de forma a: a) Identificar o índice de satisfação dos profissionais formados pela Instituição, o grau de compatibilidade entre a sua formação e as demandas da sociedade e do mundo do trabalho e as suas expectativas quanto à formação profissional continuada; b) Avaliar o desempenho institucional, por meio do acompanhamento da situação e desenvolvimento profissional dos egressos. XII – Estimular o corpo docente a manter contato com o egresso e orientá-lo, sempre que necessário, em oportunidades profissionais e em aspectos diversos de seu planejamento de carreira; XIII - Tornar o egresso uma referência para divulgação e valorização da Instituição, através da criação de um “Banco de Talentos”; XIV – Incentivar os formandos a realizarem encontros de caráter recreativo ou científico, dentro e fora do ambiente do IFCE e que conte com a participação dos docentes, corpo técnico-administrativo e direção. XV – Estabelecer parcerias com entidades associativas e de regulação profissional visando obter informações acerca do mercado de trabalho e das oportunidades de inserção profissional. Este projeto, em conformidade com o PROAE, objetiva avaliar, melhorar e ampliar os meios de acompanhamento permanente dos egressos dos cursos regulares do IFCE Maracanaú, além de disponibilizar um programa de formação complementar através de palestras, oficinas, ministradas por profissionais das áreas de formação do campus, voltadas principalmente para os egressos dos cursos do IFCE - Maracanaú. Essas ações se concentrarão principalmente nos egressos que se formaram nos dois últimos anos, visando fazer um acompanhamento mais próximo desses alunos. Para tal, será realizado contato com todos os egressos dos cursos regulares do IFCE Maracanaú, com atenção especial aos que se formaram nos dois últimos anos. Uma das primeiras atividades desse projeto consiste em filtrar todos dados sobre os egressos para saber o número exato de concluintes por curso e por ano. O próximo passo será contactar todos os egressos dos cursos regulares. Uma vez contactados, serão aplicados formulários adequados para obtenção de informações sobre suas atuações profissionais e sobre a importância de suas formações nos cursos do IF Maracanaú em suas carreiras. As informações obtidas farão parte de um banco de dados que será compartilhado com as coordenações dos cursos e com a direção de ensino do campus para auxiliar em intervenções nos PPC’s dos cursos. Essas informações também serão compartilhadas com a direção geral para tomadas de decisões nas avaliações institucionais. Por fim, mas não menos relevante, além das palestras, minicursos/oficinas que serão disponibilizados aos egressos, será também implementado um programa de encontro com os egressos visando conhecer suas atuações no mercado de trabalho, através de depoimentos que serão gravados em vídeos curstos e divulgados através das mídias sociais do campus.
Justificativa
De acordo com o PROAE, o IFCE entende que a aprendizagem é um processo contínuo, através do qual o egresso amplia e fortalece as relações com a Instituição. “Tais relações permitem à Instituição avaliar se e renovar-se permanentemente. Por isso, o egresso deve ter espaço importante no processo de Avaliação Institucional. A intenção é que todos os egressos participem dessa interação, construindo um espaço de desenvolvimento profissional e de atualização científica”. Para tornar esta interação possível, no campus de Maracanaú, propõe-se o conjunto de atividades descritas neste projeto que consiste, em suma, a continuidade de uma política de acompanhamento de egressos já implementada mas que precisa ser permanentemente renovada, repentindo ações que consistem em fazer enquente com os egressos, apresentando ações novas como minicurso, palestras, trazendo o egresso para colaborar com a instituição com a sua experiência profissional atual. Como ação de impacto mais direto na carreira dos egressos atuais, será dado continuidade ao programa de mini cursos/palestras/oficinas destinadas aos egressos sobre temas que sejam de relevância para sua atuação profissional, segunda suas próprias opinições. As opiniões dos egressos serão obtidas por meio de enquetes. Além do mais, os egressos irão contribuir com suas experiências profissionais que serão apresentadas para os demais membros da instituição.
Público Alvo
Todos os egressos do IFCE Maracanaú, com ênfase nos egressos que concluiram cursos nos dois últimos anos.
Objetivo Geral
Estabelecer um vínculo com os egressos do campus através da oferta de formação continuada para os ex alunos, bem como manter esses alunos em colaboração com a instituiçã através de suas experiências profissionais.
Objetivo Específico
- Contactar e estabelecer vínculo com o máximo possível de egressos do campus. - Elaborar e submeter formulários de pesquisa junto aos egressos para acompanhar suas carreiras e obter informações sobre a qualidade de suas formações; - Elaborar cursos voltados para qualificação contínua dos egressos do campus; - Fornecer suporte para os colegiados, diretoria de ensino e diretoria geral com vistas a melhorar a qualidade dos cursos do campus; Estabelecer um programa de formações ministradas por profissionais do mercado de trabalho, para os egressos do campus.
Metodologia
ETAPA I Nesta etapa o bolsista, sempre acompanhado pelo orientador, irá explorar o banco de dados dos concluintes do campus, desde de sua inauguração, separando os egressos por curso e em seguida entrará em contato, utilizando-se dos meios de comunicação obtidos no banco de dados do acadêmico e/ou em outros bancos, caso seja necessário. Neste primeiro momento, será fornecido o email institucional do sistema de acompanhamento de egressos e o link do grupo de WhatsApp dos egressos do campus, bem como, os egressos serão convidados a seguir as redes sociais do campus, principalmente a página no linkedin que deverá ser um dos principais canais de interação com os egressos. ETAPA II A segunda etapa consiste em aplicar formulário junto aos egressos com o objetivo de obter informações sobre atuação profissional, sobre a importância de sua formação na sua atuação profissional e também sobre a necessidade de qualificação extra. Neste formulário será solicitado sugestões dos egressos que possam melhorar nossos cursos. Eles também serão solicitados a sugerir cursos que possam aprimorar suas qualificações. Por fim, os egresso também serão convidados a colaborar com o campus, contando suas experiências profissionais e a importância de sua formação para sua atuação profissional. Estes dados serão repassados aos colegiados/coordenações dos cursos, DIREN/CTP para que sejam debatidas ações que possam auxiliar nossos egressos. Serão realizadas reuniões com estes setores para receber feedback sobre ações que possam melhorar o acompanhamento dos egressos e que possam ser implementadas para aprimorar a contínua formação dos egressos. Ainda nesta etapa os egressos serão informados do programa de palestras/minicursos e serão convidados a participar,trazendo sugestões que possam melhorar essas ações. As palestras ocorrerão nos meses de setembro, outubro e novembro. ETAPA III Na terceira e última serã realizadas as entrevistas com os egressos sobre suas atuações profissionais, produzidos vídeos e divulgados para toda comunidade acadêmica.