Exibir Ação

Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Aula exposição: o cenário literário contemporâneo no Brasil
Área Temática:
Cultura
Linha de Extensão:
Literatura
Data de Início:
01/09/2023
Previsão de Fim:
22/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
40
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Formas de Avaliação:
Debate
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Midia da Silva Borges Gomes
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Midia da Silva Borges Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 01/09/2023 22/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Ensino Médio Manuel Sátiro Não
Escola Estadual de Educação Profissional Francisca Rocha Silva Não
Escola de Ensino Médio Francisco Jaguaribe Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto tem como objetivo aproximar os alunos concluintes do Ensino Médio do cenário literário atual do país, por meio de uma aula/exposição, na qual serão apresentados os principais eventos e prêmios literários do país – com os vencedores das últimas edições; a composição atual da Academia Brasileira de Letras (ABL), bem como seu papel dentro do cenário literário; e as principais obras lançadas no país nos últimos anos. A seleção dos títulos ocorrerá mediante diferentes critérios: premiação, crítica especializada, vendagem. Ocorrerá também a exposição dos principais autores cearenses da atualidade.
Justificativa
Apesar do contado com o texto literário ocorrer desde o início da vida escolar (e em alguns casos, até antes), é no Ensino Médio que o aluno passa a estudar Literatura. Esse estudo parte do conceito e sua concepção enquanto arte. Com isso, a Literatura Brasileira passa a ser estudada de forma sistemática e cronológica. Entretanto, esse estudo contempla movimentos e obras que se consolidaram e entraram para os cânones, o que só é possível ocorrer anos após sua publicação. Essa distância temporal se justifica pelo fato de ser necessário se estudar e analisar melhor as características e o impacto social desses movimentos. Dessa forma, o conteúdo de Literatura presente na grade abrange, de uma forma geral, até o final da década de 90. Todavia, muitas vezes, isso faz com que o aluno encare a Literatura Brasileira como algo distante de sua realidade. É notório que a ampliação do acesso à internet e o uso das redes sociais têm colaborado para a divulgação dos autores contemporâneos; contudo, eles acabam sendo ofuscados por autores estrangeiros, haja vista estes possuírem maior visibilidade na mídia, o que reflete em mais espaço no mercado editorial nacional. Diante disso, esse projeto se propõe a ser um espaço de divulgação do cenário literário brasileiro, oportunizando aos alunos do 3º ano acompanhar o desenvolvimento cronológico do que foi por ele estudado durante o Ensino Médio, conhecendo autores nacionais contemporâneos, o que possibilitará maior identificação, já que a Literatura é uma “fotografia” que capta as motivações, os anseios e as inquietações do indivíduo em um determinado espaço e tempo, mesmo que muitas dessas questões sejam universais. Em suma, o intuito desse projeto é fomentar o contato com a literatura produzida atualmente no país.
Público Alvo
Alunos do 3° ano do Ensino Médio das escolas de Jaguaruana-CE.
Objetivo Geral
Apresentar o atual cenário literário do país.
Objetivo Específico
- Expor instituições e eventos literários. - Conhecer autores e obras contemporâneas. - Desenvolver o interesse pela Literatura Brasileira contemporânea.
Metodologia
A fase inicial do projeto é a realização de pesquisas sobre autores e obras contemporâneas – incluindo os autores cearenses; principais prêmios literários nacionais e os vencedores das últimas edições; e os atuais componentes da Academia Brasileira de Letras (ABL). Após as pesquisas, será confeccionado o material para a exposição revelação de material fotográfico, confecção de cartazes, impressão de materiais e aquisição de algumas obras. Dada a devida pesquisa e elaboração do material, será executada a fase me montagem da exposição. A mesma constará de uma galeria com fotos e nomes dos atuais membros da ABL; mural com a apresentação dos principais eventos e concursos literários do país, com os vencedores das últimas edições (autores e obras), bem como dos principais eventos literários do Ceará e autores regionais; e exposição de obras contemporâneas: algumas mediante a apresentação do livro físico e outras com a apresentação de material impresso de suas capas e contracapas, a fim de possibilitar o manuseio e leitura de suas sinopses, proporcionando o contato físico com as obras. O objetivo é que isso gere identificação dos alunos com as obras e, assim, desperte o interesse para novas leituras. Por fim, será realizada a aula exposição. Esse momento contemplará também uma roda de conversa sobre o cenário literário nacional, contando com a participação dos professores de Língua Portuguesa das escolas. A exposição ficará montada durante cinco dias para oportunizar que todas as turmas de 3º ano sejam contempladas. Vale destacar que, a fim de melhor atender as escolas, serão feitas visitas a essas instituições com o intuito de realizar o convite e o agendamento para a exposição. Dessa forma, a exposição poderá ser incluída no calendário da escola e no planejamento da disciplina de Língua Portuguesa. A necessidade do agendamento se dá em virtude do espaço físico destinado à exposição, bem como da forma que a mesma esta foi desenvolvida para ser apresentada ao público. Sendo assim, para melhor atender aos visitantes, será contemplada uma turma por vez. Salienta-se que após o agendamento das turmas que compõem o público-alvo do projeto, serão destinados horários para o público interno. Essa ação ocorre por se entender que será mais uma oportunidade de divulgar e promover a Literatura Brasileira contemporânea: objetivo geral desse projeto. A divulgação para o público interno ocorrerá através de aviso nas salas de aula e afixação de material de divulgação nos murais do campus. A visita a aula exposição iniciará com a recepção da turma convidada. Essa recepção ocorrerá em uma sala de aula convencional (com cadeiras dispostas para todos os participantes). Nesse momento, será feita uma breve apresentação do projeto, além de uma roda de conversa sobre o cenário literário contemporâneo e como ele se relaciona com os movimentos literários estudados pelos docentes. Espera-se que também seja um momento para troca de experiências de leituras entre os participantes. Em seguida, os alunos serão direcionados ao espaço destinado à exposição. Lá será dado um tempo para que eles possam conhecer os ambientes que compõem a exposição, sendo incentivado que eles façam a leitura de textos e obras disponíveis. Após esse momento, haverá uma fala final, pela coordenadora do projeto. Será aberto também espaço para a fala do professor que acompanha a turma, bem como dos alunos. Na saída, os alunos e o professor da turma serão convidados a deixar um breve comentário, por escrito, das suas impressões da aula exposição, para isso eles receberam o material (papel e caneta). Essa medida visa poder se fazer, posteriormente, uma análise do impacto do projeto. Contudo, essa ação se dará de forma espontânea, não havendo a obrigatoriedade do visitante realizá-la; haja vista não ser o propósito do projeto fazer nenhum tipo de aferição quanto ao conteúdo apresentado na exposição, a fim de não se gerar nenhum constrangimento e, consequentemente um empecilho a participação das escolas, já que as turmas possuem um professor titular da disciplina de Língua Portuguesa. O intuito do projeto é apenas somar ao que se foi trabalhado durante todo o ano letivo dos alunos e promover a Literatura Brasileira.