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Campus:
CAMPUS TAUA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Políticas públicas de acesso ao ensino médio integrado ao ensino profissional tecnológico do IFCE Campus Tauá
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Acessibilidade
Data de Início:
06/09/2023
Previsão de Fim:
20/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
70
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Tauá
Formas de Avaliação:
Participação
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Áudio
E-mail
Folder
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Denise Silva do Amaral Miranda
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Karen Gomes Barros IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 06/09/2023 20/12/2023
Denise Silva do Amaral Miranda IFCE Coordenador Docente IFCE Não 6 06/09/2023 30/11/2023
Jobson Vital Costa IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 06/09/2023 20/12/2023
Sharlene Pereira Alves IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 4 06/09/2023 20/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Projeto criado no intuito de colaborar na acessibilidade e inclusão das pessoas com deficiência ao ensino médio integrado do IFCE Campus Tauá, por meio da divulgação do NAPNE - IFCE Tauá -, das políticas de acessibilidade e inclusão, incluindo o uso de tecnologias assistivas e recursos humanos no atendimento às necessidades tangentes a esse público.
Justificativa
O município de Tauá se destaca na região dos Inhamuns, sertão central do estado, por figurar como pólo econômico e estudantil. A estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam uma população de 59.259 habitantes em 2021. Conforme dados fornecidos pelo IBGE, no Ceará, quase 28% da população apresenta alguma deficiência. Tauá destaca seu protagonismo regional por desenvolver ações inclusivas com a finalidade de assegurar o ingresso e permanência de discentes com deficiência em sua rede de ensino. Desde o início das atividades, tem desenvolvido em parceria com órgãos do município para atuar na acessibilidade de pessoas com deficiência. O município conta também com uma Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) bastante atuante, cujos serviços prestados à comunidade tauaense e de toda região ao longo dos anos vão muito além do simples atendimento de seus estudantes. Nesse cenário, o campus Tauá também se destaca dentro do IFCE por seu pioneirismo em desenvolver ações inclusivas. Em que pese o fato da nossa instituição, desde sua fundação, propor-se a trabalhar, em uma perspectiva inclusiva, o ingresso de estudantes com deficiência só ocorreu a partir de 2019, com a matrícula de 01 (um) discente com transtorno do espectro autista, e 01 (um) com deficiência visual. Receber esse público, porém, foi desafiador para o campus em virtude de uma natural ausência nas ações inclusivas em face da não existência de uma demanda nesse sentido. Dentre as potenciais dificuldades institucionais que podem ocasionar a evasão de alguns desses discentes no campus, podemos citar: falta de intérpretes da Libras, barreiras arquitetônicas severas na unidade, despreparo docente, indisponibilidade de uma sala para o NAPNE, materiais escassos e uma composição que, embora contasse com professores e discentes atuantes, carece de profissionais especializados para assistir às diversas especificidades. No entanto, os obstáculos acima apresentados se colocaram como desafios ao Napne que, desde então, tem se empenhado em conduzir um processo de revitalização de alguns projetos e implementação de novas ações direcionadas ao novo contexto educacional vivenciado pelo campus Tauá.
Público Alvo
A comunidade beneficiada consistirá em alunos do ensino fundamental que visam acesso ao ensino médio profissional. A amostra estimada será composta por aproximadamente 80 pessoas.
Objetivo Geral
Contribuir para o acesso de pessoas com deficiência ao ensino médio integrado do IFCE Campus Tauá.
Objetivo Específico
Proporcionar o conhecimento sobre cotas para pessoas com deficiência à comunidade escolar. Analisar e apresentar dados referentes ao acesso por cotas para pessoas com deficiência no IFCE Campus Tauá.
Metodologia
Inicialmente, será apresentado para a direção do campus o trabalho, seus objetivos, participantes envolvidos, etapas de execução, resultados esperados. Nessa reunião, também será solicitado convite para parceria com escolas de ensino fundamental. A partir da autorização para realizar o trabalho, proceder-se-á ao levantamento de dados relacionados ao ingresso estudantil no ensino médio, por meio de pesquisa documental às bases de dados do IFCE. Além disso, ocorrerá a parceria com instituições externas, acompanhada de reuniões com ambas as representações para apresentação do projeto e agendamento de palestras. A equipe apresentará os resultados do levantamento para os sujeitos da pesquisa mediante palestras agendadas nas escolas participantes. Em seguida, haverá a divulgação das ações de acessibilidade e inclusão do IFCE Campus Tauá, explicitando a aplicabilidade da lei de cotas para acesso ao ensino médio integrado na instituição.