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Campus:
CAMPUS AVANÇADO DE JAGUARUANA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Oficina de Redação
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Alfabetização, Leitura e Escrita
Data de Início:
04/03/2024
Previsão de Fim:
02/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
15
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
35
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
Nenhum
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Jaguaruana
Formas de Avaliação:
Participação
Debate
Trabalhos Escritos
Frequência
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Samuel Levi Silva de Oliveira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Midia da Silva Borges Gomes IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 04/03/2024 01/12/2024
Samuel Levi Silva de Oliveira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 3 02/12/2024 02/12/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Escola de Ensino Médio Manuel Sátiro Sim Acordo de cooperação 23255.006621/2023-13
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto visa aprimorar as competências necessárias para o bom desenvolvimento de texto dissertativo-argumentativo (Redação), que contemplam aspectos linguísticos, argumentativos e estruturais do gênero textual.
Justificativa
O Brasil conta com alguns programas de avaliação do ensino, cujos resultados servem como direcionamento para as ações governamentais na área educacional. Nesse contexto, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) tem se solidificado como uma importante ferramenta de verificação da condição do ensino e aprendizagem no país. Soma-se a isso o fato do Enem, ao longo dos anos, ter adquirido uma nova funcionalidade e hoje figurar como o principal instrumento de ingresso às instituições de ensino superior. Uma das propostas de avaliação utilizada pelo Enem é a produção textual, na qual são avaliadas as capacidades de escrita, argumentação e de se formular uma proposta viável para solucionar problemas da sociedade contemporânea. Dentro desse cenário, cabe destacar que, em virtude da heterogeneidade da nossa sociedade, os resultados apresentados no Enem muitas vezes apresentam discrepâncias, principalmente, entre as escolas da rede particular e pública de ensino. Desse modo, um melhor desempenho na prova de redação pode oportunizar aos alunos da rede pública maior competitividade no ingresso nas instituições de ensino superior. Assim, uma melhor capacitação linguística beneficiará não apenas os alunos, mas também as instituições de ensino que os receberão, seja esta de ensino superior ou mesmo de nível técnico, categorias em que o IFCE se enquadra.
Público Alvo
Alunos matriculados no 1º ano do Ensino Médio da Escola de Ensino Médio Manuel Sátiro, em 2024.
Objetivo Geral
Desenvolver as competências para a produção de um texto dissertativo-argumentativo.
Objetivo Específico
Aprimorar conhecimentos e recursos linguísticos. Aperfeiçoar a capacidade de compreensão leitora. Compreender a estrutura e a funcionalidade de um texto dissertativo-argumentativo. Desenvolver as estratégias argumentativas Praticar a escrita do gênero textual Redação.
Metodologia
O projeto ocorrerá por meio de um Acordo de Cooperação entre o IFCE (campus Jaguaruana) e a Escola de Ensino Médio Manuel Sátiro. O acordo prevê a implantação de um curso de FIC (Formação Inicial e Continuada), que contemplará as turmas do 1º ano do Ensino Médio, do ano letivo de 2024. A proposta é que o projeto se desenvolva ao longo de três anos (2024-2026), a fim de que se possa trabalhar as mais diferentes competências necessárias para um bom desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo. Tal ação se justifica pelo fato de ao ingressar no Ensino Médio, uma grande parcela dos alunos da rede pública apresentarem defasagem na aprendizagem. Com isso, o projeto volta-se para o acompanhamento dos alunos participantes (matriculados em 2024 no 1º ano) durante os três anos do Ensino Médio. O objetivo é que se possa trabalhar cada aluno em suas dificuldades, além de poder acompanhar o seu progresso, buscando capacitá-lo a realizar a prova de redação do Enem, que é um instrumento oficial de avaliação do ensino, bem como, um mecanismo de ingresso no ensino superior. Dessa forma, pretende-se ao término de execução do projeto realizar o acompanhamento das médias obtidas na prova de redação do Enem dos alunos participantes do projeto, mantendo-se o sigilo em relação ao desempenho individual dos alunos. O projeto será executado em um encontro semanal, com duração de 3 horas, totalizando 60 semestrais. O mesmo ocorrerá no contraturno, de forma a não interferir no calendário escolar, e nas dependências do IFCE, campus Jaguaruana. O planejamento das atividades a serem executadas a cada semestre será desenvolvido a partir do diagnóstico de aprendizagem da turma. Cabe destacar que a escola, por meio da Secretaria Estadual, tem ferramentas para a avaliação da aprendizagem e que a mesma é realizada no início do ano letivo. Os dados obtidos nessa avaliação ajudaram a nortear quais conteúdos e competências serão trabalhados na recomposição da aprendizagem. O intuito é de partir do conhecimento mais básico a fim de que nos semestres seguintes, se possa trabalhar o gênero textual Redação, haja vista o processo de produção textual requerer e acionar diferentes recursos, habilidades e competências linguísticas. Após a recomposição da aprendizagem, os encontros serão voltados a apresentação e estudo da estrutura textual da redação e aspectos linguísticos, bem como para a produção textual. Isso ocorrerá a partir da exposição de propostas de redação abordando temas relevantes para a sociedade contemporânea. Além disso, os encontros contemplarão a exposição de como se organiza o Estado brasileiro em áreas estratégicas como saúde, segurança e educação. Essa medida tem por finalidade capacitar o aluno a compreender como essas áreas se estruturam, que instituições elas englobam, qual embasamento legal as orienta e que papéis as entidades da federação desempenham em cada uma dessas áreas. Com isso, espera-se capacitar o aluno a construir, em seu texto, propostas mais embasadas e viáveis; e fora isso, se posicionar como sujeito mais consciente, crítico e ativo em nossa sociedade.