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Campus:
CAMPUS TABULEIRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Relações étnico-raciais na escola: Um fio condutor para uma sociedade antirracista e menos desigual
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
18/08/2023
Previsão de Fim:
31/12/2024
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
200
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2024 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Alto Santo
Jaguaribara
Tabuleiro do Norte
Formas de Avaliação:
Participação
Frequência
Formas de Divulgação:
Cartaz
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Renivaldo Sodre de Sena
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Anderson Erik Ribeiro da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 18/08/2023 10/08/2024
Antonio Carlos Maia da Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 18/08/2023 10/08/2024
Camila Araujo Pinheiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 18/08/2023 10/08/2024
Clara Bezerra Nunes Barros IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2023 10/08/2024
Jacira Andrade da Costa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 05/11/2024 31/12/2024
John Vítor Fernandes do Amaral IFCE Integrante Discente IFCE Não 2 20/08/2024 20/12/2024
Jonathas Sales de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 19/08/2024 31/12/2024
Julio Pio Monteiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 18/08/2023 10/08/2024
Marcelo Marques Fernandes Almeida IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 3 18/08/2023 10/08/2024
Maria Joceli Noronha de Andrade IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2023 10/08/2024
Renivaldo Sodre de Sena IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 18/08/2023 31/12/2024
Rodolfo Anderson Damasceno Gois IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 18/08/2023 10/08/2024
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Secretaria de Educação de Tabuleiro do Norte Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O racismo no Brasil se apresenta em todos os espaços e instituições sociais de com várias faces e de maneira eficiente. O chamado racismo estrutural (ALMEIDA, 2019), racismo institucional e racismo recreativo (GONÇALVES, 2019) permeiam a sociedade brasileira, oprimindo e segregando a população negra. A escola é talvez o primeiro espaço onde a criança vive o racismo e, portanto, um espaço onde deve se promover educação antírracista. Uma pesquisa divulgada no dia 27 de julho de 2023 pelo Ipec mostra a percepção do racismo do Brasil. Pelos dados, 81% dos entrevistados concordam que o Brasil é um país racista, mas somente 37% aprenderam sobre o tema na escola. Metade dos consultados já presenciaram alguma situação de racismo, no entanto apenas 11% afirmam que têm atitudes ou práticas racistas. A pesquisa mostrou ainda que 38% das vítimas de racismo disseram que a violência aconteceu na escola, na faculdade ou na universidade. E mais, 44% acredita que o racismo é o principal fator da desigualdade racial. A pesquisa é mais um conjunto de dados que ajuda a descrever o quanto o Brasil é um país racista e assinala a necessidade de promoção da educação antirracial nas escolas. Outra temática de fundamental importância é a questão indígena. Não obstante o conhecimento difundindo é comum encontrar associações e falas equivocadas se referindo aos povos indígenas. O ensino da cultura e história dos povos indígenas e dos povos africanos é obrigatório nas escolas devido às leis 10.639/03 e 11645/08. No entanto, as referidas leis encontram diversas barreiras em seu cumprimento nas escolas do Brasil, e a temática das relações étnicos-raciais não é ensinada adequadamente ou, em muitas escolas, nem sequer apreciam a temática. Portanto, um projeto em escolas que trate das questões tem grande relevância. O presente projeto propõe algumas ações na escola e comunidade que contribua com a temática. É as "Relações étnico-raciais na escola: Um fio condutor para uma sociedade antirracista e menos desigual".
Justificativa
Os dados mostram que os números de projetos de combate ao racismo nas escolas vem diminuindo. Caiu de 75% em 2011, para cerca de 50% das escolas em 2021. Levando em consideração as consequências drástica do racismo que segrega, mata e violenta, é imprescindível falar do tema nas escolas. Os dados da pesquisa apontada acima corroboram: muitas pessoas nunca estudaram questões étnico-raciais. Nas escolas o tema não é abordado ou, quando abordado, é feito de maneira rasa ou incorreta. Assim, o projeto vai contribuir com educação para as relações étnico-raciais em escolas de Tabuleiro do Norte e região. Além disso, o projeto contribuirá com a formação de professores no referido tema.
Público Alvo
Estudantes do ensino fundamental e médio de escola do município de Tabuleiro do Norte, professores da rede municipal de ensino de Tabuleiro do Norte.
Objetivo Geral
Contribuir com a educação antirracista nas escolas.
Objetivo Específico
-Propor atividades pedagógica antirracista; -Discutir o racismo no Brasil nas dimensões estrutural e institucional; -Debater o racismo recreativo; -Discutir questões de cor, raça e etnia; - Trabalhar questões sobre os povos indígenas; -Apresentar elementos da história e da cultura indígena, negra e afro-brasileira.
Metodologia
Será realizado um conjunto de ações para atingir os objetivos do projeto. Serão realizadas oficinas pedagógicas nas escolas participantes com a temática em questão. Os temas serão abordados a partir de diversos recursos, a citar: vídeos, músicas, danças, teatro e exposição; Todas as atividades contará com protagonismo dos estudantes. Ao final das oficinas os estudantes serão convidados a produzir um material (podcast, material audiovisual, desenhos etc) que contribua para educar a população racialmente. Serão realizadas no IFCE sessões o chamado "Cine Neabi" com seleção de filmes que tratam das questões étnico-raciais. No final do cine haverá debate e discussão do conteúdo. Realização de Palestras e mesas redondas com a participação de convidados e direcionadas a professores da rede pública municipal de ensino de Tabuleiro do Norte. Produção de uma revista em quadrinhos tratando da temática, com a finalidade de promoção da educação antirracista com uma linguagem fácil para a comunidade. A revista será produzida pelos bolsistas em conjunto com a comunicação do campus.