Exibir Ação

Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NA TRILHA COM O NEABI: um intercâmbio de saberes e conhecimentos entre o NEABI IFCE Baturité e as comunidades e povos tradicionais do Maciço de Baturité
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Redenção
Palmácia
Pacoti
Ocara
Mulungu
Itapiúna
Guaramiranga
Capistrano
Baturité
Barreira
Aratuba
Aracoiaba
Acarape
Formas de Avaliação:
Trabalhos Escritos
Trabalho em grupo
Reunião
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Convite
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Vladia da Silva Souza
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Annalies Barbosa Borges IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Antonia Beatriz Silva Lourenco IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/08/2023 30/11/2023
Glaucilene Lima Maia Pinheiro IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Tatiana Santos da Paz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Vladia da Silva Souza IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.600,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Encargos Patronais 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Material de Consumo 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “NA TRILHA COM O NEABI: um intercâmbio de saberes e conhecimentos entre o NEABI IFCE Baturité e as comunidades e povos tradicionais do Maciço de Baturité" é uma ação de pesquisa e extensão que visa auxiliar os processos de difusão de conhecimentos, fazeres e saberes das comunidades e povos tradicionais da região do Maciço de Baturité, no Ceará, através de um intercâmbio entre os integrantes da comunidade interna e externa do IFCE Baturité, com enfoque na promoção da equidade racial e dos Direitos Humanos, tendo como perspectiva a superação do racismo e outras formas de discriminações.
Justificativa
Diante de uma sociedade marcada por discursos de ódio e preconceito e, ainda, muito imersa no mundo da desinformação, a proposta é fomentar o debate, a reflexão e a difusão do conhecimento sobre as comunidades e povos tradicionais, no âmbito das relações étnico-raciais. O presente projeto de extensão, portanto, coaduna com os estudos de Nilma Lino Gomes que salienta a importância de os espaços educacionais serem território de debate sobre a diversidade epistemológica do mundo, atuando como articuladores da teoria e da prática, articulando conhecimento científico e os outros conhecimentos produzidos pelos sujeitos sociais em suas realidades sociais (GOMES, 2012). Dessa forma, as ações aqui previstas tem em vista a promoção de ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil (Lei nº 10.639/2003), o diálogo com as questões indígenas, respaldado na Lei nº 11.645/2008 e a aplicação das diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão,. Entendemos a importância e urgência da necessidade de visibilizar narrativas artístico-culturais produzidas pelas populações negras e indígenas, especialmente as de autoria dos estudantes do campus IFCE Baturité e comunidade vizinha. Com isso, ao desenvolver esse projeto, buscamos contribuir com o questionamento da persistente colonialidade ainda presente nos currículos que marginaliza os conhecimentos originados nesses grupos.
Público Alvo
comunidades e povos tradicionais do Maciço de Baturité
Objetivo Geral
Promover um intercâmbio entre o Neabi e a comunidade interna e externa do campus IFCE-Baturité, visando difundir e estabelecer uma troca entre as ações do Neabi e os movimentos políticos, culturais e étnico-raciais das comunidades e povos tradicionais do Maciço de Baturité.
Objetivo Específico
Realizar visitas técnicas até as comunidades e povos tradicionais do Maciço de Baturité a fim de incentivar a criação de grupos de convivência da cultura afro-brasileira, indígena e quilombola. Viabilizar uma troca entre o IFCE campus Baturité e comunidades, povos tradicionais e movimentos étnico-raciais do Maciço de Baturité, através de vivências, debates e reflexões sobre a cultura e sabedoria desses povos. Elaborar material informativo audiovisual, tais como podcasts, portfólios e exposições fotográficas como produto final deste projeto, a fim de promover a difusão e valorização do conhecimento da história e cultura desses povos.
Metodologia
O projeto tem como área de abrangência a Região do Maciço de Baturité, nesse sentido, os membros participantes realizarão reunião de planejamento estratégico para definir quais comunidades serão visitadas, as ações do Neabi a serem desenvolvidas nesses espaços e como se dará a produção do mosaico de informações que constarão no produto final. Após o planejamento inicial, partiremos para a montagem dos grupos de convivência. Esses grupos serão compostos pelos integrantes do projeto de extensão e uma porcentagem a ser definida de membros do Neabi e comunidade interna do Campus. A composição desses grupos terá um caráter rotativo entre os integrantes do Neabi e a comunidade interna do campus, para que se possa promover uma diversidade de membros participantes. A bolsista do projeto será responsável por estabelecer o elo entre os grupos de convivência e as comunidades visitadas, coletar os dados e participar da elaboração dos produtos finais. O momento de troca entre o campus IFCE Baturité e as comunidades, povos tradicionais e movimentos étnico-raciais será viabilizado a partir da promoção de rodas de conversas e atividades artístico-culturais, estabelecendo momentos de fala e escuta das vivências e sabedorias desses povos. Após a definição dos grupos de convivência, realização das visitas técnicas e viabilização dos momentos de troca entre o IFCE Baturité e as comunidades selecionadas, partiremos para a construção dos produtos finais que se dará por meio da elaboração de um portfólio gráfico, gravação de dois podcast e exposição de fotos. O portfólio gráfico, produzido através da ferramenta CANVA, e a exposição fotográfica a ser realizada no campus serão instrumentos de confluência do projeto e trarão informações e ilustrações sobre todo seu desenvolvimento e as experiências imersivas realizadas pelos grupos de convivência. Os podcasts simbolizarão um espaço de diálogo e fala dos integrantes do projeto com os representantes da comunidades visitadas, de forma a difundir, através das plataformas digitais, seus saberes, culturas e conhecimentos. Esperamos que esse produto fique como um material para a interação e integração a ser disponibilizado para o público.