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Campus:
CAMPUS CEDRO
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Neabi Itinerante: formação étnico-racial nas escolas cedrenses
Área Temática:
Direitos Humanos e Justiça
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
15/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
150
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Cedro
Formas de Avaliação:
Frequência
Relatório
Participação
Formas de Divulgação:
Redes sociais
E-mail
Cartaz
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Livya Lea de Oliveira Pereira
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ailton Pinheiro Moreira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 15/12/2023
Antonio Denilson Costa Silva IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/08/2023 08/12/2023
Cinthia Thamiris Fernandes IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 15/08/2023 15/12/2023
Diego Bandeira de Oliveira IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 15/12/2023
Fernanda Custodio Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 15/12/2023
Livya Lea de Oliveira Pereira IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 15/12/2023
Marcelo Alencar Leite IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 08/12/2023
Talita Ferreira da Silva de Brito Arruda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 15/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2.800,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O presente projeto, intitulado Neabi Itinerante: formação étnico-racial nas escolas cedrenses, será um ciclo de formação para a Educação em Relações Étnico-raciais que abordará dentro da temática, pontos como racismo estrutural, racismo institucional, racismo recreativo, a Lei de Cotas (12.711/2012) e a história e cultura afrobrasileira e indígena, em escolas municipais e estaduais do município de Cedro.
Justificativa
Segundo Silvio Almeida (2019), o racismo é um elemento que integra a organização econômica, cultural e política da sociedade e que, portanto, é estrutural, de modo que suas práticas discriminatórias e excludentes, privilegiam um grupo em detrimento de outro. No Brasil pessoas negras e indígenas constituem os grupos que são discriminados, enquanto pessoas brancas são privilegiadas. Dessa forma, o racismo fornece o sentido, a lógica e a tecnologia para a reprodução das formas de desigualdade e violência que moldam a vida social contemporânea (Almeida, 2019). Assim, é necessário que haja uma mudança na estrutura da sociedade, de modo que tenhamos uma sociedade mais justa e igualitária. Porém, essa mudança depende, antes de tudo, de educação e letramento racial, para que a população tome consciência de tal problema e adote posturas e práticas antirracistas. Nas últimas décadas, o Brasil tem ampliado consideravelmente a discussão dos problemas que abarcam questões raciais e sociais, assim como foram implementadas políticas públicas para sanar os problemas gerados em função da discriminatória formação sócio histórica brasileira. Como exemplo dessas políticas, apresentam-se a aprovação da Lei 10.639 de nove de janeiro de 2003 (LEITE, 2017). Essa lei alterou a Lei 9.394/1996 das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornando obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio de todo o país. Bem como a Lei 11.645/2008, torna obrigatório o ensino da história e cultura indígena. Além da aplicação do sistema de cotas de vagas para afrodescendentes e indígenas em universidades públicas brasileiras (LEITE, 2017). Conhecer a história nos permite entender a nossa cultura, nossas raízes e vislumbrar um mundo mais justo, com igualdade social entre todos. Discutir e refletir a importância da cultura afro-brasileira e indígena na construção da nossa identidade e o resgate do quilombo e respeito aos povos originários, nos permite aprofundar a compreensão desses grupos discriminados enquanto sujeitos históricos e localizá-los como agente de luta de classes no âmbito da sociedade que teve por base a escravidão (FLEISCHER, 2001).
Público Alvo
Alunos e servidores (professores, técnicos administrativos e terceirizados) das escolas municipais e estaduais do município de Cedro.
Objetivo Geral
Organizar e aplicar um ciclo de formação para educação em relações étnico-raciais em escolas municipais e estaduais do município do Cedro, bem como no IFCE - Campus Cedro.
Objetivo Específico
Apresentar o Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indigena (NEABI) do Campus-Cedro; Convidar a comunidade interna e externa à participar das ações do NEABI; Realizar rodas de conversa sobre a diversidade étnico-racial, com foco no letramento racial; Discutir a Lei de Cotas e as bancas de heteroidentificação.
Metodologia
O Projeto Neabi Itinerante: formação étnico-racial nas escolas cedrenses, será realizado entre o período agosto a novembro no município de Cedro, CE. Será realizado um levantamento das escolas municipais e estaduais do município de Cedro, CE, através do site da Secretaria de Educação e outras plataformas digitais. Em seguida, serão selecionadas as escolas municipais com séries finais do ensino fundamental (6° ao 9° ano) e todas as escolas estaduais (oferta de ensino médio). As escolas selecionadas serão contatadas e convidadas a participar do Projeto Neabi Itinerante. As instituições que aceitarem participar terão as visitas agendadas dentro do cronograma de execução do projeto, incluindo o próprio IFCE - Campus Cedro. A intenção é que haja uma visita mensal por escola convidada. Serão organizadas rodas de conversa que abordarão os seguintes pontos dentre a temática relações étnico-raciais: racismo estrutural, racismo institucional, racismo recreativo, a Lei de Cotas (12.711/2012) e a história e cultura afro-brasileira e indígena. A cada visita, do ciclo de formação, será aplicado um questionário de avaliação da ação para os participantes do projeto, que poderá fomentar outras ideias de ações sobre a temática. Por fim, será elaborado e submetido na Plataforma SigProext e através de processo aberto na plataforma SEI (Sistema Eletrônico de Informações) um relatório final sobre a execução do projeto.