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Campus:
CAMPUS BATURITE
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
NEABI ITINERANTE: diálogos sobre pertença étnico-racial nas escolas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
100
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
500
Local de Atuação:
Urbano-Rural
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Aratuba
Redenção
Palmácia
Pacoti
Ocara
Mulungu
Itapiúna
Guaramiranga
Capistrano
Baturité
Barreira
Aracoiaba
Acarape
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Articulações institucionais
Convite
Redes sociais
Site institucional
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Annalies Barbosa Borges
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Annalies Barbosa Borges IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Sabrina Nogueira Rodrigues IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/08/2023 30/11/2023
Tatiana Santos da Paz IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Vladia da Silva Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0,00
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0,00
Material de Consumo 0,00
Equipamento e Material Permanente 0,00
Encargos Patronais 0,00
Diárias - Pessoal Civil 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0,00
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 1.600,00
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O projeto “NEABI itinerante: diálogos sobre pertença étnico-racial nas escolas" é uma ação de extensão e pesquisa que visa auxiliar escolas da região do Maciço Baturité na compreensão do que é o processo de heteroidentificação e sua relação com a lei de cotas, enfatizando sua importância histórica e social. Além disso, através de ações educativas e diálogos com as comunidades escolares, refletir sobre o papel das escolas como lugar de formação sócio-cultural, inclusive sendo destacada sua contribuição no processo de construção das identidades sociais e étnico-raciais. Por fim, as ações previstas no desenvolvimento do projeto também auxiliarão as escolas participantes na construção de medidas de superação do racismo e outras formas de discriminações, para assim contribuir com processos positivos de identificação da sua pertença étnico-racial.
Justificativa
Para que o acesso à educação se torne mais justo e por ainda sermos uma sociedade marcada por discursos de ódio e preconceito e, ainda, muito imersa no mundo da desinformação, a proposta é fomentar o debate, a reflexão e a difusão do conhecimento sobre os sentimentos de pertença étnico-racial e identidade. Diante de uma sociedade racista que subalterniza os marcadores identitários negros e indígenas, compreendemos que as pessoas com estas pertenças etnico-raciais busquem associação com um modelo de identidade que reflita o ideal da brancura. De acordo com Souza (1983), o sujeito negro ao perceber a não existência de uma concepção positiva de si para se construírem laços identificatórios, tende a associar-se a um modelo de identidade dominante. Assim, na ausência desta concepção positiva de negritude, é importante a associação desses sujeitos aos trabalhos políticos e subjetivos de criar uma nova identidade, passível de viabilizar uma identificação positiva. Tornar-se negro/a seria uma saída possível ao sofrimento que é fruto do racismo e que exige, como condição de cura, a construção de uma nova identidade. Diante disso, o presente projeto busca estimular a promoção de espaços educacionais que combatam a propagação de violências física e simbólicas contra os corpos negros e indígenas, diante da lenta ampliação e ainda restritas políticas públicas antirracistas. Além disso, promover a cientização e a compreensão do processo heteroidentificação é fundamental para o desenvolvimento das políticas públicas, que são concebidas com base em dados estatísticos. Na esfera social, a heteroidentificação permite ainda recorrer e assegurar direitos, como é no caso das cotas para universidades e instituições federais de ensino técnico de nível médio e de concursos públicos. Dessa forma, as ações aqui previstas tem em vista a promoção de ações afirmativas sobre Africanidade, Cultura Negra e História do Negro no Brasil (Lei nº 10.639/2003), o diálogo com as questões indígenas, respaldado na Lei nº 11.645/2008 e a aplicação das diretrizes curriculares que normatizam a inclusão das temáticas nas áreas do ensino, pesquisa e extensão.
Público Alvo
Estudantes, docentes, gestores e trabalhadores da educação das escolas da região do Maciço de Baturité
Objetivo Geral
Promover a compreensão do processo de heteroidentificação a fim de fortalecer os conceitos de identidades e direitos, rompendo com imagens negativas contra negros(as) e povos originários e ampliando o acesso a informações sobre as diversidades do Maciço de Baturité.
Objetivo Específico
Identificar como as comunidades escolares selecionadas constroem narrativas e produzem imagens de si e dos outros, numa perspectiva étnico-racial. Verificar quais marcas de representação étnico-raciais essas escolas narram e/ou produzem. Realizar ações educativas de combate ao racismo e às discriminações, bem como de compreensão de que a sociedade é formada por pessoas que pertencem a grupos etnico-raciais distintos, com culturas e histórias próprias.
Metodologia
O projeto tem como área de abrangência escolas da Região do Maciço de Baturité, nesse sentido, os membros participantes realizarão reunião de planejamento estratégico para definir quais escolas serão contempladas e as ações do Neabi a serem desenvolvidas nesses espaços. O projeto possui como público-alvo as escolas de Ensino Médio localizadas na cidade de Baturité. O trabalho é organizado em três fases: na fase 1 ocorre a seleção das escolas para execução das atividades; a fase 2 corresponde a preparação da Intervenção Pedagógica nas Escolas, delimitando o problema sobre o qual pretendemos atuar e elaborando estratégias de ação a serem desenvolvidas; na fase 3 acontece a execução, com a ida às escolas para a realização das oficinas, debates e outras atividades definidas na fase de preparação. Durante a fase 2, identificaremos as narrativas construídas nas comunidades escolares selecionadas. Esse processo ocorrerá por meio de sondagens, utilizando técnicas de pesquisas como aplicação de questionários e realização de rodas de conversas, a fim de identificar como a comunidade escolar entende e trata as questões étnico raciais. As rodas de conversas e propostas de intervenção nas escolas também darão margem para identificar quais marcas de representação étnico-raciais essas escolas narram e/ou produzem. A partir da fase de sondagem, daremos início à fase 3 com a execução das estratégias de intervenção formativas de combate ao racismo e às discriminações. Nesse momento, teremos palestras, ciclos de debates e reflexões sobre a construção de sociedades e instituições com justiça social.