Exibir Ação

Campus:
CAMPUS IGUATU
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Química no Cotidiano: Aprendendo, fabricando e explorando
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Metodologias e Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
20
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
40
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
-
Programa Institucional
-
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Iguatu
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Frequência
Prova
Seminário
Formas de Divulgação:
E-mail
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Benjamim Henrique de Lima e Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Amanda de Sena Gusmão EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 4 15/08/2023 31/12/2023
Benjamim Henrique de Lima e Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 31/12/2023
Emily Vitoria de Brito IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/08/2023 31/12/2023
Gleucia Maria de Sousa Lima EEMTI Filgueiras Lima Integrante Sem vínculo Não 2 15/08/2023 31/12/2023
Lucas Rodrigues de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 4 15/08/2023 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
EEMTI Filgueiras Lima Não
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 0.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Trata-se de um projeto de extensão com finalidade de promover a química presente no cotidiano dos alunos e alunas, tornando o ensino mais envolvente, prático e significativo. Será desenvolvido na EEMTI Filgueiras Lima, na cidade de Iguatu, mediante atividades de regência, oficinas de fabricação de produtos químicos e práticas experimentais.
Justificativa
Ao abordar os conteúdos químicos dos produtos encontrados no cotidiano, seus processos de fabricação, tratamento, preparo e análise, o ensino rompe as barreiras da escola e passa ter significado na vida dos alunos e alunas. Esse tipo de abordagem desperta o fascínio e curiosidade nos alunos e proporciona-lhes aprendizado significativo e prático, além de construir e fortalecer a percepção de que a ciência química está presente em sua vida cotidiana e em diferentes setores industriais. Já foi bastante relatado que quando os conceitos químicos estão relacionados a situações concretas do cotidiano dos alunos, mostrando-se como a química está presente em suas vidas, os discentes tendem a demonstrar mais interesse e motivação para o estudo, e a aprendizagem, a ocorrer de forma significativa (PASSOS, VASCONCELOS E SILVEIRA, 2022) As oficinas de fabricação de produtos químicos possibilitarão colocar em prática conceitos teóricos que normalmente são aprendidos em sala de aula de forma menos dinâmica. Esse tipo de atividade não apenas ajudará na visualização de conceitos abstratos e assimilação dos conteúdos, mas também permitirá que o aluno veja a química como uma aliada, como uma tecnologia a serviço da melhoria da vida em sociedade. Outro benefício será o desenvolvimento nos alunos e alunas de habilidades adequadas para manuseio de substâncias e procedimentos experimentais, possibilitando que se familiarizem com o rigor técnico dos procedimentos químicos. Adicionalmente, essa vivência mostrará na prática o dia a dia de profissionais que trabalham com química em diferentes setores, ampliando e modificando a visão dos alunos sobre essa ciência fascinante, e até estimulando o interesse em seguir carreira na área – possivelmente até no curso de licenciatura em química ofertado pelo IFCE do campus de Iguatu. Em relação aos licenciandos em química integrantes deste projeto, ao participarem de situações educativas focadas na aplicação da química à vida cotidiana dos alunos e alunas do ensino médio, eles poderão, mediante vivência prática, incorporar aos seus saberes pedagógicos, metodologias e estratégias didáticas alinhadas com as melhores teorias de ensino de química contemporâneas. Uma outra contribuição para a futura atuação docente dos licenciados integrantes deste projeto é aquisição de competências para selecionar, organizar e adaptar, ou seja, transpor didaticamente, conhecimentos científicos da química para serem lecionados em turmas do ensino médio. Por fim, merece ser destacado que esta experiência irá ainda reforçar nos licenciando o hábito de procurar estabelecer contato com a comunidade e buscar promover e produzir um conhecimento que lhe seja útil e relevante.
Público Alvo
Alunos e alunas de ensino médio da escola EEMTI Filgueiras Lima, Iguatu - CE.
Objetivo Geral
Promover a aprendizagem dos alunos sobre os conteúdos químicos de produtos encontrados no cotidiano, mediante realização de experimentos, oficinas de fabricação de produtos químicos, visitas técnicas e aulas expositivas dialogadas.
Objetivo Específico
- Identificar os componentes e processos químicos presentes em produtos do cotidiano; - Fabricar produtos químicos de forma segura - Aplicar os conhecimentos químicos em situações reais - Perceber a Química como parte integrada e indissociável da vida, como uma linguagem transformadora e indispensável na formação de cidadãos conscientes e criativos.
Metodologia
As ações serão realizadas em encontros semanais de 2h, no período da manhã. O projeto ocorrerá dividido em temáticas. Cada temática será abordada e trabalhada, inicialmente,  mediante uma aula sobre os conceitos químicos relacionados ao tema, fazendo-se uma conexão com o que se é estudado em sala de aula regular. Como recursos didáticos, nessas aulas poderão ser utilizados projeção de slides, exibição de filmes e documentários e palestra com profissionais da área. Em seguida às aulas, serão desenvolvidas as atividades práticas e experimentais, em formas de oficinas de fabricação de produtos químicos, práticas experimentais analíticas e visitas técnicas. Evento inicial: Uma mostra de experimentos químicos visualmente atrativos com fim de motivar e despertar o interesse dos estudantes pela química. Na próxima semana se iniciará as aulas e oficinas do projeto divididas por temáticas. Temática 1 - PRODUTOS DE LIMPEZA E DE HIGIENE. Serão realizadas: Uma aula expositiva dialogada de 2h sobre os princípios químicos e ambientais envolvidos no uso e na produção de produtos de limpeza e de higiene pessoal. Uma oficina experimental, com duração de 3 semanas, e carga-horária de 6h, dividida em: - 2h de extração de óleos essenciais e produção de perfumes e desinfetante. - 2h de produção de sabão, sabonete e detergente - 2h de produção álcool em gel, Creme dental e alvejantes clóricos   Temática 2 – COMBUSTÍVEIS. Serão realizadas: Uma aula de 2h sobre sobre princípios químicos e ambientais envolvidos no uso e produção de combustíveis. Uma oficina experimental, com duração de 2 semanas, e carga-horária de 4h, dividida em: - 2h de produção de biodiesel - 2h de preparo e produção de etanol Temática 3 - QUALIDADE DA ÁGUA. Será realizados: Uma aula de 2h sobre a problemática da poluição da água, com exibição de documentário "Caminhos das águas - Desta água não beberei" Uma visita técnica de 4h à estação de tratamento de água de Iguatu e à empresa “Água ideal” Uma oficina experimental, com duração de 2 semanas, dividida em: - 2h sobre controle analítico de água - 2h de construção em laboratório de miniestação para tratamento de água. Temática 4 - QUÍMICA FORENSE. Será trabalhado os aspectos químicos das perícias criminais na análise de cenas de crime: Uma palestra ministrada por profissional da área sobre as atividades química forense, seguida de discussão e momento para tirar dúvidas. - Oficina sobre análise química forense de 2h Por fim, como encerramento do projeto, será feita uma mostra pública na escola dos produtos desenvolvidos no projeto.