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Campus:
CAMPUS CAMOCIM
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
"Será que marco AC ou PPP?": reflexões sobre a política de cotas raciais no ingresso em instituições públicas de Ensino Superior do Brasil e orientações sobre o processo de heteroidentificação.
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Diversidade Étnico-racial
Data de Início:
15/08/2023
Previsão de Fim:
30/11/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
30
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NEABIs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Camocim
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Redes sociais
Articulações institucionais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Maria Aline da Silva
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Maria Aline da Silva IFCE Coordenador Docente IFCE Não 4 15/08/2023 30/11/2023
Mariana Costa do Nascimento IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 15/08/2023 30/11/2023
Renata Martins Amaral IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 15/08/2023 30/11/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
Ao concluírem o Ensino Médio, os estudantes estão aptos a ingressarem em cursos de graduação em instituições de ensino superior (IES) públicas, mediante aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entretanto, os relatos de estudantes com dúvidas frequentes acerca dos procedimentos que envolvem o preenchimento da opção de ingresso via ampla concorrência (AC) ou por meio de cotas raciais para pessoas pretas e pardas (PPP) requer atenção. Nesse cenário de dúvidas e falta de conhecimento, é bastante comum pessoas brancas se inscreverem para cotas raciais. Entendemos, portanto, que refletir sobre a política de cotas raciais e promovermos espaços de orientação sobre o processo de heteroidentificação nas escolas se apresenta como um dos caminhos para minimizarmos os equívocos ainda presente nesse processo. Nesse sentido, a proposta desse projeto de extensão é buscar atuar junto as escolas públicas de Ensino Médio, promovendo, através de oficinas, discussões em torno das temáticas apresentadas.
Justificativa
Haja vista que a opção por uma das modalidades de concorrência aos tipos de vagas, AC ou PPP, implica em todo o processo seletivo, podendo, inclusive, afetar de forma prejudicial os candidatos, parece fundamental que haja orientação competente nesse processo. Entretanto, é notório as dificuldades enfrentadas por algumas escolas. Estas, apresentam carência de pessoal com considerável conhecimento da pauta étnico-racial, das políticas de cotas raciais e dos procedimentos que envolvem o processo obrigatório de heteroidentificação, o que torna cada vez mais profícuo promover discussões que cooperem com esse processo. Desse modo, partindo de reflexões acerca de ações afirmativas voltadas para as cotas raciais – criadas como uma forma de reparar uma dívida histórica com grupos sociais que foram sistematicamente excluídos e marginalizados – pretende-se minimizar os equívocos durante o processo de ingresso nas IES. Reiteramos, portanto, o quanto é necessário discussões em torno dessa temática, bem como promover orientações nas escolas, sobre quem tem direito a participar das cotas raciais e dos processos que envolvem a heteroidentificação. É importante salientar ainda que o presente Projeto de Extensão, é o desdobramento de discussões já realizadas no Instituto Federal do Ceará (IFCE)/ campus Camocim, promovida pelo Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI). Acreditamos, portanto, que possamos contribuir com as escolas de Ensino Médio da região, trazendo em evidência a história de lutas travadas pelo povo negro na busca por igualdade no acesso aos bens e aos serviços ofertados pela sociedade brasileira.
Público Alvo
Coordenadores, professores e estudantes do 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do município de Camocim.
Objetivo Geral
Promover discussões sobre a política de cotas raciais e os processos de heteroidentificação nas escolas públicas de Ensino Médio do município de Camocim.
Objetivo Específico
- Mapear as escolas públicas que ofertam o 3º ano do Ensino Médio no município de Camocim; - Realizar oficinas nas turmas de 3º ano do Ensino Médio sobre as temáticas de cotas raciais e processos de heteroidentificação; - Promover diálogos sobre a importância da política de cotas raciais e sua efetivação; - Informar sobre os processos de heteroidentificação e a importância das bancas na efetivação da política de cotas raciais; - Orientar coordenadores, professores e estudantes a cerca de quem tem direito a se inscrever pelas cotas raciais.
Metodologia
Utilizaremos, inicialmente, a pesquisa bibliográfica, como uma forma de aproximação da literatura que trata da temática do projeto, selecionando as obras que servirão de aporte teórico para a realização da etapa seguinte do projeto, qual seja: a intervenção na escola. Esta intervenção acontecerá através da oferta de oficinas nas turmas de 3º ano do Ensino Médio de escolas públicas do município de Camocim e trarão as discussões sobre a política de cotas raciais e as bancas de heteroidentificação. As oficinas discorrerão sobre a temática apresentada, propondo ainda uma simulação do processo de inscrição pelas cotas e do processo de aferição das bancas de heteroidentificação. Será realizado um mapeamento das escolas de ensino médio que ofertam o 3º ano no município de Camocim, tendo em vista que é nessa série que ocorrem as inscrições para as chamadas públicas dos cursos superiores. Em seguida, será contatada as escolas, sugerido uma visita para apresentação da proposta do projeto, e por fim, realizada a escolha da(s) escola(s) onde será desenvolvido. O acompanhamento e a avaliação serão feitos por meio de relatórios (descritivos e reflexivos) das atividades realizadas. Por fim, a culminância do projeto e seus resultados acontecerá dentro da programação do Novembro Negro, evento promovido anualmente pelo NEABI campus Camocim, e que se propõe a discutir temáticas relacionadas as questões étnicos-raciais. Na ocasião, serão convidadas a comunidade acadêmica, as escolas onde o projeto foi desenvolvido e a comunidade externa, contribuindo assim para difusão do Neabi e das atividades desenvolvidas por ele.