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Campus:
CAMPUS FORTALEZA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
Rodas de conversa sobre representatividade, inclusão e vivência dos alunos PCDs e seus familiares no IFCE - Campus Fortaleza
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
18/08/2023
Previsão de Fim:
18/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
10
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
30
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Fortaleza
Formas de Avaliação:
Participação
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Folder
Site institucional
Redes sociais
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Ana Leticia Bezerra Moura IFCE Integrante Discente IFCE Não 12 18/08/2023 18/12/2023
Joao Cesar Abreu de Oliveira Filho IFCE Coordenador Docente IFCE Não 2 18/08/2023 18/12/2023
Mardonio Silvino dos Santos IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 18/08/2023 18/12/2023
Nadia Maria Fonseca Campos Ribeiro IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 2 18/08/2023 18/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O referido projeto de extensão visa abordar as questões da representatividade, inclusão e vivências dos alunos PCDs e seus familiares dentro dos espaços educacionais do IFCE – Campus Fortaleza. A proposta se situa dentro do universo da representatividade nos espaços educacionais, especialmente no campo das artes e lazer, onde os sujeitos com deficiência possuiu pouca ou nenhuma representação dentro desse universo. Sabe-se que nos últimos anos tivemos importantes conquistas na educação publica brasileira, principalmente em virtude das políticas de cotas e da educação inclusiva que ganhou bastante espaço dentro das instituições, porém é muito pouco diante do universo desses sujeitos em nossa sociedade.
Justificativa
O referido projeto de extensão se justifica dado a necessidade de se conhecer melhor o universo da inclusão, representatividade e vivências de estudantes e familiares dentro do IFCE – Campus Fortaleza, a partir das inquietações, problemáticas, desafios e possibilidades enfrentada por esses sujeitos dentro dos espaços educacionais, no intuito de incidir objetivamente para propor alternativas e solução pra os alunos com deficiência e seus familiares dentro do universo do IFCE, campus Fortaleza, como a propositura de curso FIC para o país de alunos com deficiência, cursos de formação e capacitação para esses sujeitos, bem como a realização de rodas de conversas sobre a temática da inclusão e representatividade. Tendo em vista também que segundo dados do acadêmico temos hoje em media cerca de 100 alunos com deficiência matriculados no campus Fortaleza e que muitos destes são acompanhados diariamente por seus país que passam o dia no campus, muitas vezes ociosos aguardando seus filhos e dando auxílio e assistência. A inflexão, no entanto é tentar compreender um pouco o universo desses pais e promover atividades formativas, de capacitação com a finalidade de auxiliar na formação da educação familiar e na compreensão do universo da pessoas com deficiência (PcD).
Público Alvo
Familiares e alunos com deficiência, associações de pais, movimentos sociais de pessoas com deficiência;
Objetivo Geral
- Compreender o papel da representatividade no processo de inclusão das pessoas com deficiência dentro dos espaços educacionais do IFCE – Campus Fortaleza, no intuito de incidir para problematizar e solucionar problemas identificados por esses sujeitos
Objetivo Específico
-Identificar e mapear os alunos matriculados e seus familiares no IFCE - campus Fortaleza; - Compreender as principais dificuldades, problemáticas, desafios e possibilidades enfrentadas pelos alunos PCDs e seus familiares dentro do IFCE; - Realizar a partir de rodas de conversa com alunos e familiares os principais desafios da falta de representatividade, inclusão e vivências dentro do IFCE para os alunos PCDs -Criar cartilha e rede de apoio para alunos e pais com deficiência no âmbito do IFCE - Campus Fortaleza
Metodologia
Como metodologia operacionalizante será realizada diversas rodas de conversas com alunos e familiares do IFCE – Campus Fortaleza sobre as temáticas da representatividade, inclusão e os desafios enfrentados por esses sujeitos dentro dos diversos espaços do IFCE. Durante a realização das rodas de conversa será realizado um diagnostico rápido participativo sobre os principais desafios e possibilidades desses sujeitos dentro da instituição e os caminhos percorridos pelos mesmos no intuito de mapear e possibilitar um espaço educacionais mais plural e diverso com maior representatividade, acessibilidade e inclusão e propor alternativas e caminhos para superar essas questões, como a operacionalização de cartilhas, folders, palestras, cursos e leitura de textos sobre a temática;