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Campus:
CAMPUS ITAPIPOCA
Tipo da Ação:
Projeto
Título:
CINE NAPNE: ciclo de debates anticapacitistas
Área Temática:
Educação
Linha de Extensão:
Educação Inclusiva
Data de Início:
24/08/2023
Previsão de Fim:
31/12/2023
Nº mínimo de pessoas beneficiadas:
50
Nº máximo de pessoas beneficiadas:
100
Local de Atuação:
Urbano
Fomento:
Edital 01/2023 – Edital para seleção de bolsistas de extensão para os programas/núcleos e projetos institucionais - Inativado
Programa Institucional
NAPNEs
Modelo de Oferta da Atividade:
Presencial
Municípios de abrangência
Itapipoca
Amontada
Uruburetama
Trairi
Umirim
Tururu
Formas de Avaliação:
Participação
Questionário
Relatório
Frequência
Reunião
Trabalho em grupo
Debate
Trabalhos Escritos
Formas de Divulgação:
Cartaz
E-mail
Site institucional
Redes sociais
Articulações institucionais
Sistema acadêmico
Convite
Atividades Realizadas:
Nome do Responsável:
Andre Magri Ribeiro de Melo
Equipe:
Nome Instituição Categoria Vínculo Receberá bolsa? Horas Semanais Dedicadas Início da Participação Fim da Participação
Andre Magri Ribeiro de Melo IFCE Coordenador Técnico Administrativo IFCE Não 12 24/08/2023 31/12/2023
Eduardo de Olivindo Cavalcante IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Everton Cruz Sampaio IFCE Integrante Discente IFCE Sim 12 24/08/2023 21/12/2023
Francisco Maykon Rodrigues dos Santos IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Jefferson Maia de Sousa IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Luzinete Larisse Morais Oliveira IFCE Integrante Técnico Administrativo IFCE Não 6 24/08/2023 31/12/2023
Marcelo Anderson da Costa Holanda IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Maria Clara Duarte Mesquita IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Symon Tiago Brandao de Souza IFCE Integrante Docente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Tamires Teixeira Lucas IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Yasmin Monike Duarte de Sousa IFCE Integrante Discente IFCE Não 3 24/08/2023 31/12/2023
Parcerias:
Instituição Parceira Parceria Formalizada? Instrumento Utilizado Número do Instrumento
Orçamento:
Conta Valor
Passagens e Despesas com Locomoção 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Jurídica 0.0
Outros Serviços de Terceiros - Pessoa Física 0.0
Material de Consumo 0.0
Equipamento e Material Permanente 0.0
Encargos Patronais 0.0
Diárias - Pessoal Civil 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Pesquisadores 0.0
Bolsa - Auxílio Financeiro a Estudantes 2800.0
Vínculos:
Ação Tipo
Apresentação
O CINE NAPNE: ciclo de debates anticapacitistas é um projeto de extensão, articulado às dimensões do ensino e da pesquisa, que pretende fomentar, sistematizar e fortalecer o debate teórico-prático sobre a inclusão de pessoas com deficiência, altas habilidades/superdotação, mobilidade reduzida e/ou outras necessidades específicas em espaços educacionais (escolares ou não) por meio de sessões públicas de exibição de filmes, documentários e outras produções audiovisuais. As atividades do grupo estarão integradas à política institucional de acessibilidade e inclusão vigente no IFCE e enfatizarão a cultura do reconhecimento e da convivência solidária, ética e respeitosa com as diferenças. Espera-se, com isso, contribuir para identificar, compreender, problematizar e superar barreiras arquitetônicas, tecnológicas, educacionais e atitudinais que violem o direito à educação e à vida digna.
Justificativa
O projeto CINE NAPNE: ciclo de debates anticapacitistas dedica-se à exibição e debate públicos de produções audiovisuais no campo da educação inclusiva e anticapacitista e justifica-se pelas fragilidades nos processos de formação inicial de diferentes profissionais - entre eles, os da educação - para atender adequadamente, em espaços educacionais (escolares ou não), crianças, jovens e adultos com necessidades específicas. Embora o campus ainda não tenha desenvolvido pesquisas que sistematizem essa situação, pode-se inferi-la das falas frequentes de sujeitos e movimentos sociais da comunidade externa - a exemplo da Associação da Diversidade de Itapipoca e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência - e dos próprios educadores do IFCE Campus Itapipoca acerca do despreparo e das lacunas em seus processos formativos quanto a questões relacionadas à inclusão das pessoas com deficiência. Importa ainda mencionar que, além da LDB nº 9.394/96, há dois instrumentos legais basilares à educação brasileira e à garantia de direitos à população PCD: Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 (conhecida como Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência) e a Resolução nº 2, de 11 de setembro de 2011, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Outro dado central à proposição do projeto em questão diz respeito à constatação feita pela equipe multidisciplinar, coordenações de curso e docentes, além do NAPNE, de que as condições precárias de acessibilidade à população PCD no campus conformam um fator decisivo para a ausência destes sujeitos em nossa comunidade. Embora reconheça-se que a formação continuada de profissionais da educação e/ou outros interessados no assunto, sozinha, não seja suficiente para promover a inclusão de pessoas com necessidades específicas, é certo que sem tempo de estudo, aprendizagem, diálogo, problematização e planejamento dificilmente construiremos escolas e outros espaços educativos anticapacitistas e comprometidos com projetos de sociedade democráticos, inclusivos e onde as diferenças sejam tratadas face à sua potência de inventar e recriar modos de vida singulares, em movimento e abertos à permanente ressignificação.
Público Alvo
O público-alvo prioritário do CINE NAPNE são os diferentes profissionais da educação de Itapipoca e de municípios da macrorregião do Litoral Oeste/Vale do Curu, atuantes em escolas e/ou outros espaços educativos, interessados em questões relacionadas à educação inclusiva e ao anticapacitismo. Pretende-se, a princípio, atingir uma audiência média de 50 pessoas, com possibilidade de ampliação, a depender da demanda e das condições objetivas de atendimento por parte do campus. Embora o foco do grupo seja a relação entre educação, acessibilidade, inclusão e anticapacitismo, com ênfase em produções artísticas audiovisuais, outros profissionais e/ou pessoas interessadas nesses temas, mas que não trabalhem em espaços educativos, também poderão participar, se houver vagas.
Objetivo Geral
Exibir e discutir coletivamente produções artísticas audiovisuais sobre questões relacionadas à educação, à inclusão, à acessibilidade e ao combate a condutas e estruturas capacitistas na escola e em outros territórios educativos.
Objetivo Específico
a) Buscar secretarias municipais de educação, CREDE, escolas, centros educativos e outras instituições/organizações para levantar demandas específicas do público-alvo do projeto, com foco na educação inclusiva e anticapacitista; b) Dialogar com os profissionais e demais sujeitos interessados sobre os objetivos do CINE NAPNE e definir, em conjunto, dinâmicas de desenvolvimento, roteiros de debate, definição das produções audiovisuais e horizontes teórico-metodológicos da ação; c) Assistir filmes, documentários e outros artefatos audiovisuais que tratem, de modo crítico e preferencialmente interseccional, diferentes aspectos teóricos, metodológicos e legais da educação inclusiva e anticapacitista, em especial a partir da experiência de vida e/ou produção intelectual de pessoas com deficiência; d) Produzir, durante o projeto, relatos de experiência sobre as atividades realizadas; e) Criar e divulgar, no perfil do NAPNE Campus Itapipoca no Instagram, conteúdos sobre as atividades desenvolvidas no CINE NAPNE.
Metodologia
As atividades propostas no âmbito do projeto envolvem: a) contatos iniciais com instituições e organizações educacionais para levantar demandas específicas de formação quanto à educação inclusiva e anticapacitista de profissionais da educação; b) construção coletiva de parâmetros de desenvolvimento das ações do CINE NAPNE; c) exibição e discussão coletivas de produções audiovisuais e outros artefatos discursivos que enfoquem criticamente questões de inclusão, acessibilidade e anticapacitismo; d) produção de relatos de experiência durante o projeto; e e) criação e divulgação no perfil de Instagram do NAPNE/Campus Itapipoca de conteúdos referentes às atividades do grupo de estudo. O projeto será acompanhado pela equipe executora e avaliado coletiva e permanentemente ao longo da sua execução, por meio de espaços abertos de fala e da aplicação de eventuais questionários sobre tópicos específicos. Não se pretende criar uma atividade para a comunidade, mas com ela - por isso, embora o projeto esboce estratégias e sugira contornos, as atividades efetivas serão pensadas e discutidas com os diferentes profissionais da educação das redes pública e privada que participarão do CINE NAPNE. Propor a institucionalização deste espaço formativo atende, como se destacou na justificativa, às necessidades de escolas e outros espaços educativos se apropriarem de ferramentas teórico-metodológicas para construírem práticas pedagógicas inclusivas e anticapacitistas - contem, ou não, com sujeitos da população PCD em suas comunidades. O público-alvo externo será acionado por meio de contatos telefônicos e eletrônicos, a princípio, mas também se pretende visitar as instituições/organizações a fim de estabelecer relações mais horizontais e dialógicas com os sujeitos. As principais técnicas de intervenção, ao longo do projeto, envolvem a exibição e o debate críticos de diferentes materiais audiovisuais que favoreçam compreensões anticapacitistas sobre a população PCD e a educação inclusiva em sentido lato. A comunidade participante terá oportunidade de sugerir produções, partilhar suas próprias experiências na área e elaborar saberes coletivamente a partir de movimentos intelectuais (auto)formativos e comunitários. Espera-se, durante e ao fim do projeto, que os sujeitos participantes do CINE NAPNE elaborem relatos de experiência envolvendo as atividades desenvolvidas e que sejam criados e divulgados conteúdos sobre a experiência do coletivo para a comunidade em geral, por meio do perfil do NAPNE Campus Itapipoca no Instagram. Também se pretende que a equipe executora do projeto, com o objetivo de tornar públicos os resultados do projeto, elabore e apresente/publique relato de experiência sobre o planejamento, execução e avaliação da ação - realçando a interdependência entre ensino, pesquisa e extensão no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica.